Formato de trabalho completo para apresentação de paper (comunicação oral)

Preparação do trabalho completo, formato paper

 

Prepare o trabalho completo em um editor de textos Word e salvo no formato Rich Text (RTF), com fonte Times New Roman, tamanho 12, até 20 páginas, espaçamento entre linhas simples em todo o texto, papel tamanho A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita de 2,0 cm, tabulação do parágrafo: 1,25 cm (padrão do Word), títulos e subtítulos das seções numerados em ordem progressiva a partir da introdução.

O trabalho completo deve ser escrito em português.

As normas da ABNT para citação, quadros, tabelas, figuras e referências devem ser rigorosamente seguidas.

Campos e limites do trabalho completo:


GT: selecionar um GT; escrever nº e título do GT.

Título: escrever com letras maiúsculas e em negrito (exceto nomes científicos, que também devem ser em itálico).

Autores e orientadores: no máximo 5; deve ser incluso e contado o orientador (quando houver); escrever os nomes por extenso e usando caixa alta e baixa e não abreviar; não acrescentar titulações junto ao nome (ex.: mestre, orientador etc.) – se necessário, neste campo também poderá constar a titulação do autor; obs.: a identificação do orientador é obrigatória. E-maill: informar somente o e-mail do 1º autor; instituição dos autores e orientadores.
 

Resumo: máximo de trezentas palavras, sem parágrafos e sem citações bibliográficas; deverá conter: o(s) objetivo(s) do trabalho, a metodologia (características opcionais: local, tratamentos em estudo, características avaliadas), os resultados e as conclusões.

Palavras-chave: informar 3 palavras-chave (evitar repetir termos usados no título).

 

1 Introdução: demonstrar a importância/relevância do trabalho; elaborar uma abordagem conceitual e científica do tema considerado, com revisão bibliográfica; e, se a pesquisa exigir, as fontes utilizadas nas quais se fundamentou a pesquisa realizada; apresentar ao final da Introdução os objetivos do trabalho.

2 Desenvolvimento: este campo deve contemplar a opção teórico-metodológica e os procedimentos adotados e o desenvolvimento do trabalho (resultados, discussão etc.).

2. 1 Material e métodos: conforme a especificidade da área, o pesquisador deverá descrever o local, os materiais utilizados, as etapas, o tamanho de amostras, o universo abordado e o delineamento experimental; as etapas metodológicas descritas devem estar em ordem cronológica e esclarecer como atingiu todos os objetivos.

2. 2 Resultados e discussão: apresentar os dados obtidos e o tratamento dos mesmos; podem ser apresentados cálculos, gráficos, fotos, quadros ou tabelas; é nesta etapa que são feitas a análise e a discussão dos resultados.

3 Conclusões ou considerações finais: concluir se os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos resultados; apresentar, se pertinente, sugestões para futuras pesquisas relacionadas com o tema desenvolvido.

4 Referências: relacionar todas as referências citadas nas demais partes do trabalho redigido, conforme as normas da ABNT para textos acadêmicos ou científicos.

5º Antes que o trabalho completo seja enviado, sugerimos que os autores façam rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação em relação à ABNT (incluindo área, título, nomes dos autores e demais dados). Não será possível corrigir o trabalho completo após o envio. Os dados serão publicados exatamente como forem enviados.  Trabalhos fora destas normas não serão aceitos para publicação nos Anais eletrônico ou em CD ROM.

 

6º O paper deve ser enviado para o email simposiopedagogiaead2010@gmail.com.

7º O resultado do aceite ou do não aceite para apresentação e publicação será divulgado até o dia 20 de setembro de 2010.

Preparação da apresentação do paper

 

1º Preparação da apresentação do paper
A apresentação do paper deverá ser preparada sob critério de edição dos autores, no formato Power Point, para apresentação em 10 minutos com Data Show, apenas se o trabalho completo submetido à comissão científica obteve o parecer de aceite para apresentação.
 

É proibido na apresentação do paper:
- utilizar aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão;
- apresentação por terceiros: não autores;
- sem o crachá da inscrição que será entregue a todos os inscritos com o material da inscrição, no credenciamento na secretaria de paper, durante o evento.

 

3. Local, data e horário da apresentação do paper

 
A sessão de paper será realizada na UFPB, no centro de educação.
Para cada GT estará reservado, no dia da sessão do paper, um Data Show (para evitar problemas com notebooks, a apresentação em Power Point deve ser entregue, na hora programada, via pen drive, ao líder do GT).

Cada trabalho será programado para apresentação em um único dia, entre 15 e 16/10/10.
A partir de 20/09/10 os autores deverão consultar a data de apresentação no site do evento.

Atenção: não será possível alterar a data programada pela comissão organizadora.
Horário
Das 14h00 às 16h00 o autor deverá estar no local para realizar a apresentação do paper.
Apresentação
Durante a apresentação (das 14h15 às 16h00) é necessária a presença de (no mínimo) um dos autores no local para fazer sua integração, através de debates, com demais autores da sessão, além de ter sua presença registrada pela comissão organizadora.
É obrigatório que o nome do autor-apresentador conste no trabalho completo enviado, além de estar inscrito no simpósio e com o crachá da inscrição (que será entregue aos inscritos no credenciamento na secretaria de paper, cujo local será divulgado futuramente).
Durante a sessão os monitores da comissão científica circularão para verificar a presença do autor no local e até o final da sessão entregarão o(s) atestado(s) ao autor presente (será 1 atestado para cada autor descrito no trabalho completo). O registro da presença do autor será feito durante a apresentação do paper e não será registrado individualmente o nome do autor presente.
Obs.: a secretaria de paper estará à disposição para eventuais orientações (não é necessário apresentar-se nesta secretaria: os autores poderão se dirigir diretamente para a sala de seu GT no dia de suas apresentações).

4. Atestado e publicação
Durante a sessão a monitoria da comissão organizadora registrará as apresentações. No final da sessão será entregue, na sala de cada GT, ao autor presente, um atestado de apresentação (sem carga horária) para cada autor descrito no trabalho completo.
Atenção
A comissão organizadora estará isenta da obrigatoriedade da entrega do atestado e publicação do trabalho completo se:

- o autor estiver sem o crachá;

- o autor estiver em mais de uma apresentação de paper simultaneamente;

- o autor permanecer apenas parte do tempo na sessão;

- nenhum dos autores que conste no trabalho completo estiver presente.