Home

SOCIEDADE FILARMÓNICA RECREIO SANTAMARENSE

FUNDADA 1946

A SFRS foi fundada, em 13 de Maio de 1946, tendo como madrinha Maria José Botelho, filha desta terra emigrada na América.

Os sócios fundadores eram 33, numa freguesia devastada pela emigração para as Américas, e que contava na altura com cerca de 670 habitantes.

Cada sócio teve então que entrar com 500$00 de quota, valor que nessa época correspondia ao valor de um boi: muitos foram os sócios que tiveram que vender 1 boi a bem de poderem pagar a sua cota. Ficou lavrado nos estatutos desta sociedade, que esta seria uma sociedade fechada em que, por morte, as cotas seriam passadas a herdeiros dos sócios fundadores, não sendo prevista a entrada de novos sócios.

A primeira direção ficou então composta pelo Padre Glória (presidente), Amaro Silva (secretário), e Luís Pereira (tesoureiro).

A SFRS ficou sediada na Casa da Copeira, e antes de haver a sua própria sede, os ensaios eram feitos na sala de casa do Amaro Silva - um dos 33 sócios fundadores.

Para muitos dos músicos, os sapatos da filarmónica foram os primeiros a entrar naqueles pés calejados de andarem descalços e de albarcas ao longo de todos os dias dos anos que já tinham de vida.

O tecido do primeiro fardamento era cotim branco e todo ele tomou molde pelas mãos das então afamadas costureiras de Santo Amaro. O primeiro instrumental veio de Lisboa, embora só pudesse ser pago porque houve mão de beneméritos que muito ajudaram a SFRS, oferecendo dinheiro e emprestando, tendo a paciência de esperar até que as dívidas fossem saldadas.

Antigamente, o dinheiro que a filarmónica ganhava provinha das actuações e dos peditórios que se faziam pela freguesia, se bem que algum dinheiro extra era oferecido por benfeitores, filhos desta terra que não deixavam de apoiar esta filarmónica quer aqui, quer nas Américas.

A sede social começou a ser construída em 1970, nunca tendo sido terminada. Os trabalhadores que ergueram esse edifício foram os próprios tocadores, dirigentes e gentes da freguesia que deram o seu suor, sem cobrar um tostão, para darem à sua filarmónica uma casa digna. Começou-se a fazer a “casa da música”, como é assim chamada, com 6 contos, dinheiro ganho em tocatas e peditórios. Mesmo assim, o mar “ingrato” derrubou as primeiras paredes que se ergueram, fazendo redobrar o esforço, o trabalho e as despesas. Mas não houve nada nem ninguém que os fizesse desistir.

Desde o seu início, a sede da SFRS serviu de apoio à freguesia para a realização de eventos e festividades. Perante a sua utilidade e pelo facto de ser uma obra inacabada, verificou-se a necessidade realizar obras com a finalidade desta filarmónica ter um espaço adequado e condigno para as atividades que esta sociedade filarmónica promove. Sendo assim, iniciaram-se obras de ampliação e remodelação do edifício em 1997: desta vez foi feita uma remodelação total do edifício, ampliando o mesmo em mais 120 m².

Não foi um mar de rosas, muito pelo contrário. A SFRS não tinha verbas próprias para financiar as obras: valeu-lhe principalmente a Câmara Municipal de São Roque, tendo também contribuído a SREAS/DRC e SRHE.

Mas o pior, e o que mais sobressai em toda esta fase desta história, foi a morte drástica do então de presidente e músico da SFRS, Paulo Roque Matos, enquanto trabalhava nas obras da sede, quando desabou toda a estrutura da cobertura, num dia fatídico, extremamente ventoso.

A SFRS demorou algum tempo a recompor-se, mas teimosamente, as obras puderam considerar-se concluídas e a nova sede foi inaugurada a 3 de Setembro de 2000.

O edifício atual encontra-se implantado no mesmo local do seu antecessor, no limite da orla costeira, constituindo uma das fachadas do espaço público central da freguesia denominado Largo da Igreja, conjuntamente com a igreja, escola, salão paroquial, e casa da copeira.

O primeiro instrumental oferecido, foi pelo Governo Regional, depois da 1.ª viagem aos Estados Unidos em 1978.

ACTIVIDADE CULTURAL DA SOCIEDADE FILARMÓNICA RECREIO SANTAMARENSE

A Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense mantém uma actividade ininterrupta desde a sua fundação, contém no seu curriculum e actuações na sua ilha do Pico, nas restantes ilhas dos Açores, Portugal Continental, França, Espanha e Estados Unidos.

Desde o seu início, a SFRS dá formação musical aos seus próprios músicos, à semelhança das suas congéneres, funcionando como escolas de cidadania e de pedagogia: o convívio com maneiras diferentes de viver a filarmónica e entre gerações diferentes, é uma forma de enriquecimento pessoal, reflectindo-se nas relações sociais de uma comunidade.

Sendo um meio de preservação e divulgação cultural da sua terra, esta banda filarmónica participa em varias actuações públicas na Ilha do Pico, sendo alguma delas:

. Festa de Santo Amaro, Santo Amaro.

. Festa de Nossa Senhora de Fátima, Santo Amaro.

. Festas do Espírito Santo, Santo Amaro.

. Festas de Santa Maria Madalena, Madalena.

. Festas de Nossa Senhora do Carmo, Santo Amaro.

. Festas do Cais Agosto, São Roque do Pico.

. Festas do Senhor Bom Jesus.

. Festa de Nossa Senhora da Ajuda, Praínha.

. Festa de São Roque, São Roque.

. Festa de Nossa Senhora de Lurdes, Lajes do Pico.

. Festa de Santa Cecília, Praínha.

. Festa de Nossa Senhora da Piedade, Praínha de Cima (Praínha).

. Festa de São Pedro da Baixa, Ribeirinha.

. Festa de Nossa Senhora Rainha do Mundo, Arcos (Santa Luzia).

. Actuações de Verão em Serões Culturais, São Roque e Lajes.

. Participação no Festival de Bandas Filarmónicas do Pico (São Roque do Pico).

. Festas da Costa (Arcos, Lajido, Cachorro).

Para além da sua actividade musical, a SFRS promove e realiza as seguintes actividades e eventos:

. Festa da sua padroeira - Nossa Senhora de Fátima;

. Escola de música, formando jovens para ingresso na filarmónica;

A SFRS cede as suas instalações em varias situações incluindo:

. Cedência das suas instalações para apoio à realização das festas da freguesia, bem como a entidades públicas e privadas que pretendam realizar jantares e festas comemorativas;

. Sessões semanais de manutenção física/ginástica;

CURRICULUM

1946- É fundada a Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense, por 33 sócios fundadores, com sede na Capela do Divino Espírito Santo (Casa da Copeira). Desde então, a sua colaboração e participação em eventos culturais e religiosos têm sido inúmeros sempre com o intuito de promover e divulgar a freguesia de Santo Amaro, o concelho de São Roque, a ilha do Pico, bem como o Arquipélago dos Açores.

1970- Início da construção da primeira sede social (as obras prolongaram-se por 2 décadas e meia, nunca tendo sido terminadas.

1977- Deslocação às Festas de São Carlos, em Angra do Heroísmo, Ilha da Terceira.

1978- Viagem à Califórnia e Costa Leste dos Estados Unidos da América.

1982- Festa das Sete Fontes, Velas, Ilha de São Jorge.

1985- Semana do Mar, Horta, Ilha do Faial.

1986- Festa do Senhor Santo Cristo, Santa Cruz, Ilha das Flores.

1987- Festa do Imigrante, Santa Cruz, Ilha da Graciosa.

1988- Semana do Mar, Horta, Ilha do Faial.

1989- Festas de São Carlos, em Angra do Heroísmo, Ilha da Terceira.

1990- Festa da Senhora dos Anjos, Vila do Porto, Ilha de Santa Maria.

1991- Semana do Mar, Horta, Ilha do Faial.

1992- Intercâmbio com a Filarmónica da Ribeira Seca, Ilha de São Jorge.

Actuações na Vila da Povoação, Lomba do Loução e Água Retorta, Ilha de São Miguel.

1995- Intercâmbio com a Sociedade Filarmónica União Alenquerense, Vila de Alenquer, Portugal Continental.

1996- Intercâmbio com a Sociedade Filarmónica União Alenquerense, Santo Amaro, Concelho de São Roque do Pico, Ilha do Pico.

1997- Intercâmbio com a Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, Pontével, Concelho do Cartaxo, Portugal Continental.

Início das obras de remodelação e requalificação da sede social.

1998- Intercâmbio com a Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, Santo Amaro, Concelho de São Roque do Pico, Ilha do Pico.

1999- Festa de Inauguração da sede social da Sociedade Filarmónica União Alenquerense, Vila de Alenquer, Portugal Continental.

1999 - Intercâmbio com a Banda Musical de Tavira, Tavira, Portugal Continental.

2000- Festa de Inauguração da sede social da Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense, findas as obras de remodelação e requalificação do edifício existente. Recepção da Sociedade Filarmónica União Alenquerense, Santo Amaro, Concelho de São Roque do Pico, Ilha do Pico.

2001- Actuações em Alenquer, Enxabarda (Fundão) e Famalicão da Serra (Covilhã), Portugal Continental.

2002- Festa da Casa de Portugal, Troyes, França.

Actuações em Azambuja, Portugal Continental.

2003- Viagem à Califórnia, Estados Unidos da América.

2005- Viagem a Valência, Espanha.

2006 – Intercâmbio com a FIRA – Filarmónica Instrução e Recreio da Abrunheira. Actuações na Abrunheira (Montemor-o-Velho) e Figueira da Foz; gravação do 1.º CD; participação no I Festival de Bandas Filarmónicas da Ilha do Pico.

2007 – Intercâmbio com a Filarmónica das Cinco Ribeiras, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira.

2007 – Colaboração com a Empresa Cardoso & Conceição, com o apoio da Câmara Municipal de São Roque do Pico, na realização de um curso Masterclass para Directores Musicais de Bandas Filarmónicas, facultado pelo Maestro espanhol José Petit. A SFRS não só organizou a estadia do maestro na ilha do Pico, como foi a banda base de trabalho para os formandos.

2008 – Viagem a Zamora (Espanha), a convite do maestro José Petit, para participação num festival de bandas.

2009 – Intercâmbio com a Filarmónica da Calheta de São Jorge (Maio – Recepção da Filarmónica da Calheta de São Jorge / Agosto – viagem à Calheta de São Jorge); 1.ª Parte do Intercâmbio com a Sociedade Filarmónica Vizelense – Recepção da banda em Santo Amaro no mês de Agosto.

2010– Viagem à Ilha de São Miguel – Açores, para participação nas Festas de Nossa Senhora dos Anjos, na freguesia da Fajã de Baixo, concelho de Ponta Delgada.

2013 – Viagem a Penalva do Castelo - Intercâmbio com a Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, Portugal Continental.

Texto Original de Sra. Monica Goulart -Editado por FPicanco

Contactos

Largo da Igreja - Santo Amaro

9940-183 SÃO ROQUE DO PICO - AÇORES

Ilha do Pico

Portugal

Presidente - Monica Goulart

Maestro - Milton Areia

Telefone: 292 655443

Email: filarmonicasfrs@gmail.com