Trebia

Sejas bem vindo!

Este é um espaço virtual que visa oferecer subsídios e contribuições para o revival das práticas religiosas ibéricas pré-cristãs focando os antigos povos célticos e correlatos da Península Ibérica. Grosso modo, um espaço para a Senistrognata¹ e Reconstrucionismo Celta² de foco Ibérico no Brasil, mas não só para estes: antes é um espaço para todos aqueles cujos deuses ibéricos chamaram, sejam Druidistas, Wiccanianos assim como para os de confissão politeísta no geral.

No geral, o sítio virtual foi concebido para ser um porta-voz do produto das discussões da lista brasileira Credima Iberica Celtica e de contribuições diversas oriundas de algum forum, lista, blog, etc. que possam ser úteis ao objetivo geral deste espaço. A lista por sua vez, é um espaço para pessoas de diversas tradições, ordens, etnias e grupos que se interessam pelo mundo religioso celta da península Ibérica da época pré-romana e da romanização. Não é necessário a vinculação exclusiva nem prerrogativas acadêmicas, etc. para participar da lista e

O Brasil, apesar da enorme influência ibérica - principalmente no Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, no campo do Neopaganismo apresenta um número pouco significativo de pessoas que demonstram interesse no culto e religiosidade dos povos ibéricos pré-romanos. Ainda sim, a ideia deste site não é "popularizar" isto. Antes oferecer um material mais defensável - do ponto de vista histórico - em contraposição de certos discursos que aproveitando-se da desinformação e escassez, atribuem toda espécie de coisas e práticas aos povos celtas da Península Ibérica.

No geral, este site deve ser visto como um projeto que visa construir alicerces firmes, do ponto de vista arqueológico, para as construções e livres apropriações contemporâneas com fins religiosos. Neste sentido, não assumimos que nossas práticas e construções teóricas são herdadas diretamente do mundo ibérico pré-romano. Antes, são apropriações e construções inspiradas no que restou literária e arqueologicamente das práticas e crenças dos povos celtas e correlatos da Ibéria.

Caso também oiças o chamado dos deuses iberoceltas, junte-se a nós neste projeto! Sinta-se eni'trebiai (em casa).

¹Senistrognata: do Proto-Céltico *Senister-gnata "as coisas conhecidas dos Antigos"; no sentido de "os costumes (religiosos) dos Ancestrais". Também assumimos Senakokredima Iberokeltaka versão celtibérica (provavelmente em lusitânico e celta hispânico norocidental 'Senaecocredima Iberoceltica') do Proto-Céltico *Senāko-kreddīma Ibero-keltākā, "crença antiga iberocéltica". Fora isto, o Proto-Céltico possui mais duas palavras muito relevantes: *φeri-stā, "religião, costumes religiosos" (provavelmente em celtibérico 'erista', e em lusitânico 'erissa') e *krābi(tu)s, "devoção, prática religiosa" (em celtibérico 'krabiz' em lusitânico 'crabis' ou 'crabidus').
²Reconstrucionismo Celta: artigo da Wikipédia em inglês.