No âmbito do Programa de Cooperação Transnacional – Madeira – Açores – Canárias 2007 – 2013, o Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores (IDSA, IPRA) é parceiro transnacional do Projeto TICa – Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis, em cooperação com a Sociedad Insular para la Promoción de las Personas con Discapacidad (SINPROMI) e com o Instituto Tecnológico y de Energías Renovables (ITER). Para efeitos de execução técnica do projeto, foi constituída parceria local entre o IDSA, IPRA e a Associação Seara do Trigo, IPSS sediada no concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores.

 

O Projeto TICa – Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis tem como objetivo geral implementar as novas tecnologias como ferramentas que permitam a integração, em igualdade de oportunidades, de pessoas com deficiência e/ou incapacidade.

 

No âmbito deste projeto, o IDSA, IPRA e a Associação Seara do Trigo encontram-se a organizar um seminário com o propósito de promover a informação e o debate sobre produtos de apoio e tecnologias de informação e comunicação acessíveis, aludindo-se, entre outros, a soluções inovadoras disponíveis e criadas em Portugal, bem como às temáticas da avaliação, intervenção e investigação neste âmbito.

 

No dia 26, no Anfiteatro Sul da Universidade dos Açores, serão realizadas diferentes comunicações sobre as temáticas referidas e uma exposição de produtos de apoio do CRAIPAA – Centro de Recursos de Avaliação e Intervenção em Produtos de Apoio e Acessibilidade.

No dia 27 serão dinamizados os workshops GRID 2 – Nível I e Brinquedos Adaptados.

 

Contamos com a sua participação!