PROGRAMA 


Seminário Internacional "Educação, Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Comunitário"

São Tomé e Príncipe, 21-28 de Julho de 2008

25 DE JULHO DE 2008

9h00 – Sessão de Abertura

Presidente da República de São Tomé e Príncipe  *

Ministro dos Recursos Naturais e Ambiente  *

Coordenadora do Projecto CEA/ISCTE

Presidente de NEREA Investiga

 

10h – Mesa Redonda 1 - Educação, Ambiente e Desenvolvimento Comunitário

Moderadora: Aidil Borges (Instituto Superior de Educação de Cabo Verde/NEREA Investiga-Cabo Verde)

Pablo Meira (Universidade de Santiago de Compostela-Espanha) - Educación, Ambiente e Identidade Cultural: do Impacto Ambiental ao Impacto Cultural do Turismo

Rogério Roque Amaro (CEA/ISCTE-Portugal) - O papel dos Actores e das Comunidades Locais nos processos de Desenvolvimento e na promoção de uma Economia Solidária em São Tomé e Príncipe

 

11h30 – Pausa para café

 

12h00 – Painel 1 - Estratégias Educativas para a (re)construção de comunidades sustentáveis

Moderação: Maria Antónia Barreto (CEA/ISCTE-Portugal)

Germán Vargas Callejas (Universidade de Santiago de Compostela/NEREA Investiga-Espanha) - Estrategias Educativas para la re-construcción de Comunidades Sostenibles

Rosa Madeira (Universidade de Aveiro-Portugal) - As Crianças como protagonistas de transformações nas relações intergeracionais.

 

13h00 – Almoço Livre

 

14h30 – Painel 2 - Apresentação da experiência Ambiental de São Tomé e Príncipe

Moderador e Comentador: Xavier Muñoz y Torrent (Associação Caué-Espanha)

Arlindo de Carvalho (Director-Geral do Ambiente-São Tomé e Príncipe) - Educação Ambiental no processo de consciencialização ambiental da população e de integração das comunidades na gestão do Ambiente

Jorge de Carvalho (MARAPA-São Tomé e Príncipe) - Experiências da MARAPA na protecção do meio ambiente em S. Tomé e Príncipe

Luís Mário (Associação Monte Pico-São Tomé e Príncipe) - Associação Monte Pico e Desenvolvimento do Ecoturismo em São Tomé e Príncipe

 

16h15 – Pausa para café

16h30 – Mesa Redonda 2 - O impacto do Ecoturismo nas comunidades locais

Moderador: Brígida Rocha Brito (CEA/ISCTE-Portugal)

Isaura Carvalho (Roça de São João-São Tomé e Príncipe) - Roça S. João, Projecto Integrado de Desenvolvimento

Bastien Loloum (RAPAC-França) - Jalé Ecolodge, um Projeto Piloto de Ecoturismo de base comunitária em São Tomé

Nora Rizzo (Escola de Diogo Vaz, Natcultura-São Tomé e Príncipe) - Turismo Solidário na Escola de Diogo Vaz

Danilo Barbero (ECOFAC-São Tomé e Príncipe) - Programa Ecofac - componente STP: Balanço de 15 anos de actividades de valorização das Áreas Protegidas através do Turismo

Direcção de Turismo e Hotelaria de STP *

 

19h30 – Teia d’@rte: exposição e apresentação de livro de Manuela Cardoso

 

26 DE JULHO DE 2008

9h00 – Grupos de Trabalho

 

Grupo de Trabalho 1 – Artes e Ofícios e Educação Ambiental - Dinamizadora: Manuela Galante (ASPEA-Portugal) e Adelina Pinto (ASPEA-Portugal)

Artesão, Artista e Designer – para uma criatividade ambientalmente responsável - Manuela Galante (ASPEA)

Educação Ambiental e resíduos: um recurso para (re)utilizar com criatividade - Adelina Pinto (ASPEA)

Artes e Manhas” – É Preciso! - Conceição Afonso (Ministério da Justiça)

Cidadania ambiental: cooperação sócio-cultural com Índios Tembés de Santa Maria do Pará - Cláudia da Silva (Universidade Federal do Pará)

Grupo de Trabalho 2 – Turismo, Cultura e Identidades - Dinamizadores: Brígida Rocha Brito (CEA/ISCTE-Portugal) e Araceli Serantes (Universidade da Corunha-Espanha)

Ética e Responsabilização na promoção do Turismo Sustentável - Brígida Rocha Brito (CEA/ISCTE)

A Interpretación do Patrimonio como instrumento na xestión turística dos espazos naturais protexidos - Araceli Serantes (Universidade da Coruña)

O Ecoturismo e a Educação de Turistas como estratégias de Desenvolvimento Sustentável em Ilhas - Pedro Morais (Escola Superior Agrária de Coimbra) e M. Silveira (Sinergiae)

Antimodelos y Autodecisión en las formas de Desarrollo, un enfoque desde la perspectiva de la oferta - Xavier Muñoz i Torrent ( Associação Caué)

A Importância do Ecoturismo como ferramenta para a gestão sustentável de Áreas Naturais e sua aplicação no conceito Explore® - Miguel Silveira (Sinergiae); P. Morais (Escola Superior Agrária de Coimbra); J. Palhas (Sinergiae)

Ecopistas - Mobilidade e turismo. Novas perspectivas para a (re)utilização dos corredores e património ferroviário desactivado – o caso da ecopista de Sever do Vouga - António Guedes (Câmara Municipal de Sever do Vouga)

Turismo, culturas tradicionais e identidades em São Tomé e Príncipe -  Nuno Alarcão (CEA/ISCTE)

Da Economia Solidária ao Turismo Solidário: para uma conceptualização e prática reflexivas - Joana Marques (CEA/ISCTE)

Medicina tradicional versus Mindjan Mato versus Curandeiros - Isabel Rodrigues (Museu de Etnologia do Porto)

Contributo do Ecoturismo para a gestão sustentável de Zonas Húmidas: o caso das actividades do Figueira Explore® - H. Carvalho; V. Carvalho (Escola Superior Agrária de Coimbra); I. Henriques (Câmara Municipal da Figueira da Foz); P. Morais (Escola Superior Agrária de Coimbra); I. Nunes (Sinergiae); J. Palhas (Sinergiae); S. Pais (Câmara Municipal da Figueira da Foz); F. Seiça (Sinergiae); M. Silveira (Sinergiae)

Contributo do Ecoturismo para o Desenvolvimento Rural de São Tomé e Príncipe - Yossene Santiago (Escola Superior Agrária de Coimbra)

Turismo e Património Cultural, Planeamento e Preservação - Mutema Cravid (Universidade Lusófona)

Avaliação da Biodiversidade em Plantações de Sombra de São Tomé e Príncipe. Contributo para a valorização de um Sistema Agro-Florestal Sustentável - Ricardo Rocha (Imperial College London) e R. Lima

Desenvolvimento Local Sustentável através do Ecoturismo em Cabo Verde - Irene Nunes (Universidade de Coimbra/Institut d’Etudes Politiques de Bordeaux/Sinergiae)

Ecoturismo na Floresta Nacional do Ibura como potencial fomento de Sociedades Sustentáveis - Carlos Silva (Instituto Socioambiental Árvore); J. Barreto (Instituo Socioambiental Árvore);  L. Gomes (Universidade Federal de Sergipe)

Grupo de Trabalho 3 – O papel da juventude para as sociedades sustentáveis - Dinamizadores: Diosmar Filho (SRH/SEMARH-Brasil)

Educação Popular no Campo: experiências brasileiras - André Keppe (Engenheiro Florestal); C. Martins (Engenheira Agrônoma); E. Rocha (Pedagogo); I. Klug (Engenheiro Agrônomo)

Sustentabilidade: bom senso ou senso comum? - Victor Reis (CEA/ISCTE)

Grupo de Trabalho 4 – A acção sócio-educativa no estudo dos impactos ambientais - Dinamizadores: Joaquim Pinto (CEA/ISCTE e NEREA-Portugal) e Pedro Teiga (Universidade do Porto-Portugal)

Agenda21 Escolar: um projecto educativo. Da responsabilidade individual ao compromisso colectivo  – Joaquim Ramos Pinto (CEA e NEREA)

A Educação Ambiental - um contributo para a cidadania (Caso Litoral/Norte De Portugal) - Pedro Teiga (Universidade do Porto); M. Moreno (Gestora de Projectos); F. Veloso-Gomes (Universidade do Porto) 

Caça, Comunidades Rurais e Conservação da Biodiversidade em São Tomé e Príncipe - Mariana Carvalho (Instituto Superior de Agronomia de Lisboa)

Contributo Científico para a avaliação da estabilidade dos molhes da barra do Porto de Aveiro - Virgínia Martins (Universidade de Aveiro), J. Dias, (Universidade de Aveiro); S. Rodrigues (Universidade de Aveiro); P. Miranda (Universidade de Aveiro), C. Grangeia (Universidade de Aveiro); I. Abrantes (Instituto Superior Politécnico de Viseu); E. Silva (Universidade de Aveiro); F. Rocha (Universidade de Aveiro)

O Projecto Rios e a melhoria de Rios e Ribeiras - Pedro Teiga (Universidade do Porto) e F. Veloso-Gomes (Universidade do Porto)

Zonas Húmidas. Uma articulação entre a agricultura e a conservação da natureza: contributos para um Plano de Gestão no Baixo Vouga Lagunar - Raquel Lopes (Universidade do Porto)

Mediação sócio-ambiental numa perspectiva educativa e intercultural. Um estudo de caso com comunidades piscatórias de baixa renda nas margem do reservatório de Barra Bonita (Botucatu, São Paulo, Brasil) - Mário Freitas (Universidade do Minho); D. Annunciato (Florianópolis); I. Nardi (Universidade Federal de Santa Catarina) ; B. Silva (Universidade Federal de Santa Catarina)

O papel da Educação Ambiental na saúde das populações - Manuela Cardoso (CEA/ISCTE)

Geologia e Saúde – viver num ambiente mais saudável e seguro - Eduardo Ferreira da Silva (Universidade de Aveiro)

Educação Ambiental: a experiência Cabo-Verdiana - Romualdo Correia (Núcleo Rede de Educação Ambiental, Cabo Verde)

Projeto de Educação Ambiental: lixo legal (Ilhabela – Sp – Brasil) - Marcela Sobral (Universidade dos Açores)

Conhecer para (Des)envolver: vivências da ruralidade num contexto insular açoriano - Ana Cristina Palos (Universidade dos Açores); E. Vidal (Universidade dos Açores); A. Rodrigues (Universidade dos Açores)

D’ACEPMD-Congo Sur de changement climatique et la pollution environnementale - Louis Bahakoula Mabidi (ONG ACEPMD-CONGO)

 

13h00 – Almoço Livre

 

15h00 – Painel - Apresentação das conclusões dos Grupos de Trabalho pelos relatores

 

16h00 – Mesa Redonda 3 - O papel social e político da Educação Ambiental na conservação da biodiversidade

Moderadora: Manuela Cardoso (CEA/ISCTE-Portugal)

Carlos Vales (CEIDA-Espanha) - O papel social e político da Educacao Ambiental na conservacao da biodiversidade

Luís Moita (Universidade Autónoma de Lisboa-Portugal) - Contributo para uma reflexão sobre a acção pela Biodiversidade

Júlio Cesar de Sá da Rocha (SRH/SEMARH-Brasil) - Comunidades Tradicionais e Reservas Extrativistas: uma nova abordagem brasileira na conservação da Biodiversidade

 

18h30 – Sessão de Encerramento

Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe *

Ministra da Educação (Ruth Leal) *

Ministro do Comércio, Indústria e Turismo *

19h30 – Conclusão dos trabalhos

 

 * A confirmar

 

PROGRAMA DE VISITAS E OUTRAS ACTIVIDADES

 22 DE JULHO DE 2008

8H30 - Saída de São Tomé em direcção ao sul. Passagem por Santana, Boca do inferno, Água Izé, Ribeira Afonso, Angolares, Ribeira Peixe, Monte Mário, Malanza. Caminhada de Malanza à Praia Jalé com observação e interpretação de Mangal. Realização de Laboratório “Conhece toda biodiversidade das Ilhas de S. Tomé e Príncipe?” Dinamizado por Virgínia Martins (Universidade de Aveiro). Almoço no Jalé Ecolodge. Pelas 15h00, partida para Ponta Baleia e travessia para o Ilhéu das Rolas. Actividades livres. Contactos com a comunidade local.  

23 DE JULHO DE 2008

Partida para Ponta Baleia; passagem por Ió Grande. Chegada à Roça de São João pelas 13h, almoço e visita à Roça, Escola e Centro de Artes. Realização de “Oficina: Reciclagem, Reutilização Criativa e Desenvolvimento Comunitário” dinamizado por Manuela Galante (ASPEA). Contactos e reuniões com as comunidades residentes, angolar e cabo-verdiana. Saída de São João às 17h00 e regresso à cidade.

24 DE JULHO DE 2008

8H00 - Saída da cidade em direcção ao norte. Passagem por Santo Amaro e Roça Agostinho Neto, antiga Roça Rio do Ouro. Passagem por Guadalupe rumo à Vila de Mouro Peixe com visita ao “Ecomuseu Casa Tato”. Contactos com a comunidade de pescadores. Passagem por Lagoa Azul e Neves. Chegada à Roça de Monte Forte, visita. Saída em direcção a Diogo Vaz, almoço e visita à iniciativa de Turismo Solidário. Realização de “Oficina: um recurso para (Re)utilizar com Criatividade” dinamizado por Adelina Pinto e Conceição Afonso (ASPEA). Retorno à cidade. 

27 DE JULHO DE 2008

8H00 - Saída de São Tomé em direcção à Trindade, passagem por Batepá e Pousada da Boa Vista com chegada ao Bom Sucesso, caminhada a Lagoa Amélia. Visita ao jardim Botânico e paragem na Cascata de S. Nicolau. Almoço pic-nic da responsabilidade de cada participante. Entrada na Roça de Monte Café com visita, contactos e reuniões com a comunidade. Regresso à cidade. Durante a tarde, visita a artesãos locais e ao Projecto Ossobô EcoSocial.

28 DE JULHO DE 2008

9H30 – “Atelier: Educação, Cultura e Turismo” dinamizado por Maria Antónia Barreto (CEA/ISCTE) e António Martelo (CEA/ISCTE)