I Seminário Internacional Arte e Natureza

PROGRAMA        PALESTRANTES          EXPOSIÇÃO          MOSTRA DE VIDEOARTE           ORGANIZAÇÃO          INSCRIÇÕES         CONTATO
 
 




I Seminário Internacional 

Arte e Natureza



INSCRIÇÕES  ENCERRADAS - VAGAS ESGOTADAS


Concerto de Abertura e Vernissage > 8 de Junho de 2011 > Goethe Institut São Paulo

Seminário > 8 a 10 de junho de 2011 > Goethe Institut São Paulo

Mostra de Videoarte > 10 a 16 de junho 2011 > Matilha Cultural


O I Seminário Internacional Arte e Natureza pretende discutir as maneiras com as quais o homem contemporâneo se relaciona com o mundo natural.  A arte, como forma de conhecimento sensível, oferece sua contribuição para a tomada de consciência das possibilidades e das dificuldades de relacionamento do homem com o meio ambiente. No atual contexto tecno-científico, a arte incorpora a ciência e seus procedimentos, produzindo imagens de mundo contaminadas pelas percepções culturais, midiáticas e científicas. Olhar e discutir a natureza a partir deste novo paradigma é nosso objetivo.

O Seminário será inaugurado com um concerto-palestra do Prof. Dr. Martin Ullrich, diretor da Hochschule für Musik Nürnberg (Escola Superior de Música de Nuremberg) . Entre os palestrantes convidados estão a Profa. Dra. Jessica Ullrich, da Universität der Künste Berlin (Universidade das Artes de Berlin), os artistas Nuno Ramos, Caio Reisewitz, Rubens Matuck e Walmor Correa, os professores doutores Lorenzo Mammí, Gilbertto Prado, Geraldo de Souza Dias, Maria Christina Rizzi, Artur Matuck e Hugo Fortes, da USP, os professores doutores Marcio Seligmann-Silva e Cláudia Valadão de Matos, da UNICAMP, o artista Luis Guzman Martinez da Universidad de Chile, o Prof. Gerardo Guzmán da Universidad de La Plata, Argentina, a professora doutora Viga Gordilho da UFBA, a diretora da Biblioteca do Instituto de Biociências da USP, Nelsita Ferraz de Campos Trimmer, entre outros.  Além das palestras e mesas-redondas, haverá também uma exposição de arte contemporânea no Instituto Goethe e uma mostra de videoarte internacional na Matilha Cultural, com curadoria de Jessica Ullrich e Hugo Fortes.

O evento está vinculado ao Programa de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da USP e tem o apoio do Instituto Goethe e da Matilha Cultural.

Coordenação e organização geral: Prof. Dr. Hugo Fortes  Co-organização: Prof. Dr. Geraldo Souza Dias

Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da USP