Atualmente os resultados de datações vêm promovendo avanço nas análises paleoambientais dos locais estudados, com os resultados de datações muitas vezes atuando como ferramenta no entendimento das mudanças paleoclimáticas e fornecendo dados quantitativos a essas pesquisas. Desta forma, trata-se de um tema de extrema importância e atual, pois estamos enfrentando o problema do aumento da temperatura global e suas diversas consequências.
Para se obter um modelo evolutivo do aquecimento global presente sempre é necessário o conhecimento das variações que ocorreram no passado.
Todos os métodos de datação procuram se aperfeiçoar tentando resultar em idades mais precisas e pontuais. Isto pode ocorrer com o aprofundamento das bases científicas que regem cada uma das técnicas e bem como com o aperfeiçoamento dos equipamentos e infraestruturas laboratoriais.
Os pesquisadores envolvidos nesta área sempre procuram desenvolver sua pesquisa nestes dois seguimentos: o estudo da ciência básica envolvida e o desenvolvimento de metodologias novas que proporcionam resultados mais precisos. Por isso, torna-se necessário apresentar, divulgar e discutir estes trabalhos, trocar experiências e fazer contatos entre os diversos grupos de pesquisa, mesmo em âmbito nacional. Pois nem sempre os alunos de graduação e pós-graduação têm a possibilidade de participar em um evento internacional.
Pensando na formação de novos pesquisadores na área estamos oferecendo os minicursos que serão oferecidos simultaneamente ao evento, melhorando a formação de recursos humanos especializados em datação. Promovendo a educação continuada na área, com a orientação de alunos de IC e de pós-graduação, das áreas das geociências, física e química.