Oficina Scratch

A Oficina APLICAÇÕES DO SCRATCH PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS realizada na terceira semana do mês de setembro de 2015, nos dias 22, 23 e 24, que ocorreu das 13:30h às 16:30h no Laboratório da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (DIPESP) do Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

A Oficina com a carga horária total de 9h de duração, sendo 3 h diárias, contou com a instrução das alunas do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (IFAM): Auxiliadora Lopes, Lana Matos e Tatiane Sabino, sob supervisão da professora Drª Andréa Pereira Mendonça, ministrante da disciplina Ensino e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

O objetivo da Oficina foi propor uma formação com o uso do software Scratch para o ensino de conceitos matemáticos, tendo como público alvo os acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Nesta atividade foram abordados os seguintes conteúdos: Linguagem de programação Scratch/ Code Studio - O que é? Quais funções? Como utilizar? Quais as contribuições para a aprendizagem? Programação por meio de blocos no Scratch e a utilização desta nos conceitos matemáticos: correspondência numeral-termo, correspondência numeral-quantidade e adição. Entre as principais atividades de ensino realizadas estavam: Exposição de softwares que utilizam programação por blocos - Scratch 2.0 e Code Studio, além de alguns projetos compartilhados no site oficial do Scratch que abordam os conteúdos tratados na oficina; Explicação da metodologia utilizada na construção dos modelos de referência desenvolvidos pelas instrutoras. Mais informações no Plano de Ensino da Oficina disponível para download no final da página.

                 



Comments