Página inicial

"Falar de Pedagogia do Desporto implica abordar temáticas da pedagogia em contexto desportivo. Criar uma revista com o objectivo próprio de sustentar a produção estimulada por uma Sociedade Científica de Pedagogia do Desporto, é um propósito que implica uma responsabilidade assumida pelos respectivos professores e investigadores desta área científica.

Neste sentido, pensamos ser útil equacionar e estimular estudos que reflictam uma qualidade de articulação no âmbito dos vários domínios da Pedagogia do Desporto, sejam eles relacionados com a formação académica e profissional (em educação física e desporto) e com as distintas especialidades desportivas e variáveis que influenciam os respectivos processos (desportivos). Publicá-los não será só uma necessidade, mas, também, um dever de partilhar com todos os resultados dos nossos trabalhos. Para tal, torna-se essencial deixar de lado a nossa subjectividade e encontrar análises objectivas e racionais dos problemas em estudo para confrontar opiniões e observações, de uma forma acessível e directa (mais fácil). Assim, esta revista assume uma função de veículo de informação que, só por si, justifica a sua existência.

Ao cuidado dos órgãos científicos da SCPD, esta revista terá, ainda, a oportunidade de se completar com artigos de vária índole, em língua portuguesa mas não só, de forma a que estudantes, docentes e investigadores se sintam convenientemente de acordo com a orientação da mesma.[...]"
Pedro Sarmento (Presidente da Comissão Instaladora da SCPD)
in Editorial do Volume 1, Nº. 1, 2010, pag. 4