Alimentos e seus beneficios

Soja
 


Ela é um dos grãos mais completos que existem e pertence à família das leguminosas secas (junto com o feijão, a lentilha e o grão de bico). A soja é rica em proteínas, lipídeos, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, contém isoflavonas - substâncias que reduzem as taxas de colesterol ruim (LDL) e que ajudam a prevenir as doenças do coração. 

Outra ótima notícia é que essas substâncias equilibram as quantidades de um hormônio feminino chamado estrógeno. "Isso ameniza os sintomas desagradáveis da menopausa", explica Liliana Bricarello, do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Conheça os benefícios da soja e aproveite-a melhor em seu cardápio diário.

Diabetes

As fibras da soja regulam o nível de glicose no sangue. Além disso, o açúcar presente no grão é pouco aproveitado pelo organismo. Por isso, o alimento é recomendado para os diabéticos.

Menopausa

A ingestão diária de soja atenua os sintomas da menopausa, como ondas de calor, dores de cabeça, insônia e secura vaginal. Isso porque o grão é rico em uma substância muito parecida com o estrógeno. Ou seja: ela atua como hormônio e têm a vantagem de não trazer efeitos colaterais. Por causa dessa semelhança com o estrógeno, os cientistas descobriram fortes indícios de que a soja diminui também o risco de tumores de útero.
 
 
Grão de bico
 
Mais nutritivo que o feijão
O grão-de-bico tem 30% de proteína, além de zinco, potássio, cálcio e magnésio. Se consumido todos os dias, reduz o nível de colesterol ruim.

Regula o intestino
Rico em fibras, ele também possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas porque previne problemas no feto.

Previne doenças
O grão-de-bico contém hormônios vegetais usados na reposição hormonal. Essas substâncias são eficazes na prevenção da osteoporose e no combate a doenças do coração e câncer de cólon.

Para diabéticos e anêmicos
Esse grão tem carboidratos que são digeridos e absorvidos lentamente. Por isso, ele aumenta a glicose aos poucos e reduz o nível de açúcar no sangue. Além disso, o ferro presente no alimento combate a anemia.

Alimento da alegria
Ele afasta a depressão porque aumenta a produção de serotonina. Isso graças à alta taxa de triptofano (a mesma substância que faz do chocolate uma ótima fonte de bem-estar).

Peso ideal
Ele ajuda a emagrecer porque aumenta a sensação de saciedade.
 
Estrogonofe de frango e grão-de-bico
 

Ingredientes

. 500 g de grão-de-bico
. 1 peito de frango
. 1 cebola picada
. 2 colheres (sopa) de óleo
. 2 copos (requeijão) de água
. 2 colheres (sopa) de ketchup
. 2 colheres (sopa) de mostarda
. 2 xícaras (chá) de cogumelos picados
. 1 lata de molho de tomate
. 3 colheres (sopa) de salsinha picadinha
. 1 lata de creme de leite
. Sal a gosto

Modo de preparo

Deixe o grão-de-bico de molho na água de véspera. Cozinhe o frango em água e sal até ficar macio. Reserve duas xícaras (chá) da água do cozimento. Desfie o frango e reserve. Escorra o grão-de-bico e ponha em uma panela de pressão.  Junte a água reservada e cozinhe por 15 minutos. Escorra e reserve. Doure a cebola no óleo, junte o frango e os dois copos (americano) de água. Tempere com o sal, o ketchup, a mostarda e deixe ferver. Acrescente os cogumelos, o molho de tomate e cozinhe até que o caldo fique grosso. Retire do fogo, junte a salsinha e o creme de leite e misture bem. Sirva quente com arroz branco.

 
 
 
Guarana e seus beneficios

 


Muito comum atualmente a ingestão de guaraná, aquele produto feito a partir das sementes de Paullinia cupana que promete dar um estímulo a mais e acabar com o cansaço devido aos dias estressantes e a vida corrida, porém, além disso, quais são exatamente os benefícios?

O guaraná possui propriedades estimulante do sistema nervoso central, facilita a capacidade de concentração e raciocínio, favore o trabalho muscular, diminui a fadiga motora e psíquica e traz a sensação de conforto e bem-estar devido a grande quantidade de cafeína encontrada na planta.

Há também uma prevenção e combate contra distúrbios circulatórios e alterações nos órgãos , atacando as nevralgias, detendo as hemorragias e reduzindo as enxaquecas. Pode diminuir o cansaço e as fraquezas em geral, indisposições, estresse físico e mental, prisão de ventre, além de ser um preventivo do envelhecimento precoce.

São muitos os benefícios, mas deve se tomar cuidado quanto a ingestão, pessoas cardíacas, hipertensas ou com úlcera somente devem usá-lo sob supervisão médica.

 

  Carne de soja (100g) Carne bovina (100g)
Calorias 280 342
Proteínas 53g 23g
Carboidratos 31g 0
Colesterol 0 27g
 
 
 

 
Benefícios do suco de uva
 
 
O interesse de pesquisar o suco de uva se deu quando os pesquisadores observaram que os benefícios do resveratrol encontrado nos vinhos não poderiam ser aproveitados por todas as pessoas, já que por ser alcoólico, havia limitações em seu consumo. Ponto positivo para o suco de uva, que pode ser ingerido por qualquer pessoa, de todas as idades, e não apresenta efeito colateral nocivo.

Uma pesquisa inédita no Brasil, financiada por uma empresa concentradora de sucos do Vale dos Vinhedos e realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) constatou que o antibiótico natural chamado resveratrol, produzido pela videira para proteger os cachos de uva contra fungos e umidade, tem revelado inúmeras aplicações na medicina. As suas propriedades terapêuticas são altamente eficazes no combate aos radicais livres e a hipertensão.

Concentração de resveratrol
  • 60% semente
  • 33 % casca
  • 5% polpa
  • 2% outras
O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente na casca das uvas pretas. Quanto mais intensa for a cor da uva, maior o seu conteúdo em polifenois. O resveratrol é um dos mais potentes oxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres. Diversos estudos associam a proliferação indesejada dos radicais livres a diversos tipos de lesões ao organismo, entre elas o chamado stress (qualquer alteração funcional não prevista pelo organismo), sensações de perda da vitalidade e envelhecimento precoce. Além do resveratrol, existem outros polifenóis benéficos para a saúde humana, tais como os taninos, flavonas e os ácidos fenólicos.

Estudos indicam que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL ou colesterol mau e aumentar os níveis de colesterol HDL, ou colesterol bom.

O LDL principalmente no seu estado oxidado pode acumular-se nas paredes dos vasos sanguíneos levando à formação de placas de ateroma. Estas placas estão na origem na arteriosclerose que resulta na obstrução dos vasos sanguíneos e no desenvolvimento de doenças cardiovasculares tais como o enfarte do miocárdio.

Benefícios do suco de uva

  •  Prevenção de doenças
  • Aumenta a expectativa de vida
  • Reduz a formação de placas de gordura, que podem entupir artérias
  •  Pode ter ação contra o desenvolvimento de tumores
  • Evita a formação de moléculas de radicais livres que podem induzir ao câncer
  • Diminui as chances de obstrução nos vasos sangüíneos
O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, que é o causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia. Não há problema em consumi-lo perto das refeições, assim como pode ser feito com o vinho. Por seu alto teor em sais de ferro, o suco de uva é aconselhado no tratamento da anemia. Pelos inúmeros fermentos que contém, a uva favorece a mudança da flora bacteriana do intestino, sendo indicada nas perturbações gastrintestinais. Beneficia todo o aparelho digestivo, combatendo a dispepsia, as flatulências, a atonia intestinal e as fermentações. O segredo das uvas e do suco de uva no combate ao envelhecimento é simples e poderoso, as uvas contêm 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças e envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis. Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes e, quanto mais vibrante for a casca, maior o seu poder antioxidante. Isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva roxo são os mais poderosos. 

Valor Nutricional em 100 ml de Suco de Uva

  • Calorias - 61 kcal
  • Carboidratos 14.96 g
  • Proteínas 0.56 g
  • Lipídeos 0.08 g
  • Vitamina A 8.00 UI
  • Tiamina 0.03 mg
  • Riboflavina 0.04 mg
  • Niacina 0.26 mg
  • Ácido Pantotênico 0.04 mg
  • Vitamina B6 0.07 mg
  • Ácido Fólico 2.60 mcg
  • Vitamina C 0.10 mg
  • Arginina 47.00 mg
  • Alanina 86.00 mg
  • Ácido glutâmico 110.00 mg
  • Potásio 170.00mg
  • Cálcio 7.30 mg
  • Magnésio 7.10 mg
  • Cobre 0.053 mg
  • Zinco 0.14 mg
  • Ferro 1.30 mg
  • Manganês 0.33 mg
  • Sódio 0.53 mg
  • Enxofre 3.50 mg
  • Boro 1.40 mg
  • Cromo 0.013 mcg
Fonte: Escola Paulista de Medicina
 
Vitaminas

 

Alimentos com vitamina A

Vitamina A é encontrada naturalmente em muitos alimentos, principalmente frutas, vegetais e fígado.
Frutas que contém vitamina A em boas quantidades - melão, damasco, papaia, manga.
Vegetais ricos em vitamina A - cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba.
Outras fontes de vitamina A - Fígado (maior fonte), manteiga, ovos.

Alimentos com vitamina E

A vitamina E é obtida pelas plantas através da luz solar. Boas fontes de vitamina E são sementes de girassol, nozes, amendoim e germe de trigo.

Alimentos ricos em vitaminas B

As vitaminas B (como B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12) vêm de numerosas fontes naturais como: batatas, bananas, lentilhas, pimenta, óleo de fígado, peru e atum. Levedo e melado são duas fontes especialmente boas de vitaminas B. Devido às suas quantidades de levedo, as cervejas são boa fonte de vitaminas B. As bebidas energéticas muitas vezes têm adição de vitaminas B

Fontes de vitamina C

As fontes naturais mais ricas de vitamina C são frutas e vegetais. Vitamina C também está presente em alguns cortes de carne, especialmente o fígado. Algumas frutas e vegetais ricos em vitamina C incluem: acerola, kiwi, pimentão, pimenta malagueta, brócolis e frutas cítricas

Alimentos com vitamina D

A vitamina D é produzida na pele exposta ao sol. Em lugares nos quais há pouca exposição solar, é importante incluir na dietas alimentos com vitamina D, o quais incluem: óleo de peixe, peixes gordurosos (salmão, sardinha, bagre, cavalinha, atum), cogumelos e ovo.

Alimentos fontes de vitamina K

A vitamina K é encontrada em vegetais (como espinafre, alface, repolho, soja e brócolis
), farelo de trigo, carnes, cereais, frutas (com abacate, kiwi e banana), laticínios, e ovos.

Atletas devem prestar atenção no consumo de B1, B2 e niacina. Enquanto trabalham, os músculos produzem uma substância, o ácido pirúvico, que sem a vitamina B1 , transforma-se em ácido láctico. As vitaminas B2 e niacina agem na obtenção de energia em exercícios de baixa intensidade e longa duração. Corredores também devem ficar atentos à ingestão de vitaminas antioxidantes (C, E e beta-caroteno), pois seu organismo tende a produzir mais radicais livres.

O beta-caroteno é uma espécie de vitamina A desmontada que o corpo só monta quando tem necessidade. Senão, elimina suas sobras, o que não faz com a vitamina A que é altamente tóxica. Por isso, cuidado para não adquirir suplementos de vitamina A, mas sim de beta-caroteno.

Na verdade, é nebulosa a área entre o necessário à saúde e os excessos nocivos. Os adversários das megadoses argumentam que o corpo humano não precisava mais do que poucos miligramas de vitamina C por dia, sendo o excesso eliminado pela urina.
 
 
 
 
 
Iogurte
 
 
 
 
 
 
 
Um dos aspectos mais importantes do iogurte como fonte de benefícios à saúde se deve a duas substâncias:

Prebióticos: ingredientes alimentícios não digeríveis que afetam de forma benéfica o intestino, estimulando o crescimento e/ou a atividade de uma ou mais bactérias do colo, o que melhora a saúde do hospedeiro. Como exemplo de prebióticos temos os frutooligossacarídeos, que são encontrados em legumes, verduras, cereais e no iogurte.

    Probióticos: são microorganismos vivos que, quando tomados em quantidades adequadas, podem trazer benefícios à saúde.

    O papel dos prebióticos e dos probióticos na promoção da saúde é a sua atuação no combate às doenças, proporcionando muitos benefícios. Para a promoção da saúde nada melhor que manter o equilíbrio: o intuito não é erradicar todos os microorganismos, mas sim promover a saúde daqueles que são benéficos ao organismo. E o iogurte desempenha este papel, estimulando o crescimento das bactérias “boas” e limitando a proliferação das “ruins”.

    Estes microorganismos benéficos desempenham funções importantes como a atuação no metabolismo dos carboidratos, na síntese de aminoácidos, na síntese de vitamina K e no processamento de diversos nutrientes.

    Um dos maiores benefícios dos probióticos no iogurte é a capacidade de fortalecer o sistema imunológico e, com isso, contribuir na prevenção das infecções.

    Existem três tipos de iogurtes:

    • Iogurte comum: feito com leite integral, tem pelo menos 3,25% de gordura.
    • Iogurte semidesnatado: feito com leite que tem baixo teor de gordura ou semidesnatado e tem entre 0,5 e 2% de gordura.
    • Iogurte sem gordura: é feito com leite desnatado e tem menos de 0,5% de gordura.

    Um sistema digestivo saudável é fundamental para a boa saúde, assim sua capacidade de absorver os nutrientes se torna maior. Com o envelhecimento, esta capacidade diminui e, por este motivo, devemos consumir com frequência o iogurte, a fim de que este ajude na prevenção e na manutenção da saúde intestinal.

    Os probióticos vem sendo estudados por pesquisadores, que têm comprovado seus benefícios. Eles atuam no combate ao câncer, alergia, síndrome do intestino irritável, hipertensão, redução do colesterol, úlceras, diarréia e infecções.

    Dicas para comprar iogurte:
    • Verificar se o teor de gordura é baixo;
    • Dar preferência aos que não utilizam corantes artificiais;
    • Verificar o prazo de validade;
    • Observar a quantidade de proteína do soro do leite (aumenta a viabilidade de “boas” bactérias)
    Batida de iogurte com frutas

    Ingredientes

    - 1 xícara de iogurte desnatado

    - ¼ de xícara de suco de laranja

    - ½ xícara de morangos

    - ½ banana bem madura.

    Modo de preparo

    Bater todos os ingredientes em um liquidificador até ficar liso e espumante. Coloque em taças e sirva.

     

     

    *** Verduras Salsão,Mostarda,Broto de Alfafa e Mais ***

     

    Salsão

     
     

    Vitaminas:
    O salsão contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio.
    Saúde:
    O salsão possui, também, propriedades medicinais. Age como anti-oxidante, evitando a destruição de células, e é usado como um alimento digestivo, refrescante.
    Ele só tem uma contra-indicação: rico em sódio, deve ser evitado por aqueles que fazem dieta sem sal. Fora isso, você pode consumi-lo à vontade, cru ou cozido, em sopas, molhos, saldas e até em sucos. Nesta página você encontrará várias receitas de salsão.

     

     

     

    Mostarda Folha

     

     
     

    A mostarda-de-folha é cultivada para o consumo de folhas novas na forma de refogados, saladas, em sanduíches, tortas e conservas.

    As folhas velhas apresentam sabor muito picante. Trata-se de uma verdura com alto valor nutritivo, rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo e em vitamina A e do complexo B, principalmente B1, B2 e B5, além de fibras

     

    Broto de Alfafa

     

     

    As proteínas das plantas são facilmente assimiladas pelo corpo humano, são pobres em gorduras e praticamente não contém gordura saturada e colesterol.

    As proteínas são construídas de "blocos" chamados aminoácidos. Dos oito aminoácidos essenciais, os brotos de feijão (moyashi) são ricos em sete, superando a carne e o ovo em alguns casos.
    O broto de alfafa possui grande quantidade de substâncias bioflavonóides (antioxidantes naturais produzidos pela planta como mecanismo de proteção) que atuam como anticancerígenos nas células humanas.

    Vitaminas A, C e E previnem a oxidação de gorduras no sangue, inibindo assim a formação de radicais livres no organismo. Os brotos são boas fontes dessas vitaminas, principalmente A e C. Possuem também alta concentração de minerais.
    São utilizados em dietas por atletas, substituindo a carne, além de ser utilizado como fitohormônio pelas pessoas que precisam de reposição hormonal e não podem fazê-lo através de produtos sintéticos.Dias organizados e saudável a todos !!!

    Rúcula

     

     

    A rúcula é ou não é uma das folhas mais deliciosas para quem aprecia; quem não gosta, enjoa só em ficar perto, isto porque a rúcula tem cheiro e gosto bem característicos; firmes, assim como são suas propriedades curativas.

    Tem várias propriedades medicinais: depura o sangue, melhora a gengivite, as funções orgânicas, cuida da bronquite, tosse ou qualquer outra afecção pulmonar. Como contém muita vitamina C, combate o escorbuto e é diurética. Seu óleo essencial contém também nitrogênio.

    Pode-se comer a rúcula na salada crua, ou temperada a gosto com limão, azeite de oliva, shoyu, etc..
     
    Almeirão

     

     
     
     

    Vitaminas:
    Quanto ao valor nutritivo é um alimento muito recomendado, pois contém minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro e vitaminas A, do Complexo B (B2 e Niacina), e ainda, em menor quantidade, vitamina C.

    Saúde:
    Os minerais são importantes, pois contribuem para a formação de ossos, dentes e sangue. A vitamina A é indispensável à visão, as vitaminas do Complexo B evitam problemas de pele e auxiliam no crescimento e, a vitamina C dá resistência aos tecidos e protege o organismo contra infecções.

     


    Acelga

     
     

    Rica em carotenóides (beta caroteno, alfa caroteno e luteína e zeaxantina), a acelga oferece uma boa quantidade de substâncias antioxidantes. Estas substâncias têm uma ação protetora contra o desenvolvimento de certas doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer.A acelga é rica em vitamina K, que regula os processos de coagulação do sangue. Além de ser encontrada em alguns alimentos, essa vitamina também é fabricada pelo próprio corpo, por bactérias da flora intestinal.A acelga também é ótima fonte de vitamina E — uma porção de dela fornece mais do que 10% das necessidades diárias do nutriente. A vitamina E é dotada de uma importante ação antioxidante, que atua protegendo as membranas das células do corpo, especialmente as do sistema imunológico.

    A acelga é boa fonte vegetal de ferro, essencial para o transporte de oxigênio e formação de glóbulos vermelhos no sangue. É boa fonte também de magnésio, que contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e é importante para o desenvolvimento dos ossos e dentes.


    A acelga também oferece fósforo. Esses mineral desempenha um papel fundamental na saúde de ossos e dentes, contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico e auxilia a regeneração de tecidos.

     

    Repolho

     

     

    Vitaminas:
    Rico em vitamina A que é indispensavel á boa visão, pele e mucosas, auxilia no crescimento e formação dos desntes e, evita infecções, A vitamina C, por sua vez, é necessaria ao desenvolvimento dos osso e dentes e aumenta a resistencia do tecidos e dos vasos sanguineos. Também age contra as infecções, hemorragias e o envelhecimento precoce, mas é conhecida, principalmente, por combater gripes e resfriados e outras doenças mais sérias, como a pneumonia e a anemia secundária.

    Saúde:
    O repolho branco é depurátivo do sangue, estimulante da digestão, auxilia no combate á tuberculose e, também, em todos os casos de cansaço fisico. Deve ser comido cru e bem mastigado. Em cataplasma as folhas de repolho são excelentes para dissolver furúnculos.E o repolho roxo por sua vez, tem propriedades estimulantes na produção de hormonios e auxilia na queima das gorduras. Qualquer tipo de repolho (branco ou roxo) combina bem com cebola, cenoura, pepino e pimentão cortados em quadradinhos e temperados a gosto

     

    Repolho Roxo

     

     

    Saúde:
    O repolho roxo é rico em antocianinas, os mesmos pigmentos que fazem a fama da uva e do vinho. Seu grande poder — lembra-se? — é o de afastar o risco de infarto. O repolho branco, desbotadinho, não contém essas substâncias. Dias organizados e saudável a todos !!!

     

    Brocolis Comum

     

     
     

    Vitaminas:
    O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis. Ele é um alimento rico em cálcio (importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes), fonte de vitaminas A e C. Além disso, apresenta ácido fólico (indicado para gestantes), selênio e potássio.
    Saúde:
    Esse vegetal tem propriedades antioxidantes e anticancerígenas contra o câncer de pulmão, cólon e mama.Além de ser rico em fibras e reduzir o colesterol, ele ajuda a acelerar a eliminação do estrogênio do organismo e é uma excelente fonte de cromo — que ajuda a regular a insulina e o açúcar no sangue

     

    Espinafre Japones

     

     

    Vitaminas:
    O espinafre é um alimento muito rico em ferro, sódio, potássio e vitamina A. Embora também tenha vitamina C, não pode ser considerado uma boa fonte desta vitamina, pois ela desaparece durante o cozimento.

    Saúde:
    Possui poucas calorias e por isso é recomendado em regimes de emagrecimento. Ele tem apenas uma contra-indicação: como é laxativo e estimulante da secreção gástrica, não é aconselhado para pessoas com gastrite ou úlcera estomacal.
     
     
    Couve Manteiga

     

     
     

    Vitaminas:
    A couve é excelente fonte de beta-carateno,o precursor da vitamina A , além de vitaminas B1, B2, Niacina, C e E.

    Saúde:
    Ela é boa fonte de ácido fólico, cálcio, ferro e potássio. Contém também bioflavonóides e outras substâncias que protegem contra o câncer.

     

     

    Couve flor
     
    Dados históricos mostram que a couve-flor já era muito usada no Oriente Médio desde a Antiguidade.

    Foi a partir desta região, que o alimento começou a se tornar conhecido e acabou sendo levado para a Europa por viajantes que faziam viagens comerciais.

    No século XII, a couve-flor caiu no gosto dos chefes de cozinha da nobreza e acabou se popularizando por todos os países do mundo.

    Este vegetal é uma excelente fonte de vitamina C e vitamina B6,possui grandes quantidades de folato e potássio, além de ter muitas fibras em sua composição. É um excelente alimento para quem está precisando diminuir o consumo de calorias. Uma xícara de couve-flor possui apenas 25 kcal.

    Ainda tem elementos como bioflavonóides e outras substâncias químicas, que podem gerar uma proteção auxiliar contra o desenvolvimento do câncer.

    Também pode ajudar na regularização das funções intestinais, se comida crua. A couve-flor, pode nesse caso neutralizar a acidez estomacal, aliviar a prisão de ventre e auxiliar na construção dos dentes e ossos, aumentando a capacidade do sistema imunológico de resistir às infecções. 
     

    Agrião
     
     
     

    Vitaminas:
    Possui em sua composição vitamina A, complexo B, C, iodo, ferro, enxofre, potássio, fosfatos e cobre, que produzem efeitos poderosos:
    Saúde:
    É diurético, antigripal, acelera o metabolismo, a formação de glóbulos vermelhos, regula o funcionamento da tireóide e evita a fadiga mental. Ainda combate o ácido úrico, a formação de pedras nos rins e cistites. Enfim, é um excelente alimento para limpar as toxinas do corpo.
     
     
     Escarola
     

    Vitaminas:
    Verdura rica em vitamina A, B2 e B5 (Niacina), contém ainda Cálcio e Ferro. A vitamina A é recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, para estimular o apetite e importante para boa visão; as vitaminas B2 e B5 são importantes para a saúde da pele, auxiliam o crescimento e dão resistência ao aparelho digestivo e sistema nervoso.
    O Cálcio participa da formação dos ossos e dentes, auxilia na coagulação do sangue e transmissão normal dos impulsos nervosos; e o Ferro faz parte da formação da hemoglobina, matéria corante dos glóbulos vermelhos do sangue, encarregada de levar oxigênio a todos os tecidos do organismo.

    Saúde:
    A escarola é neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais. Recomendada para aumentar a resistência do corpo às infecções, particularmente dos sistemas respiratório, digestivo e urinário; para estimular o apetite, conservar a atividade das glândulas, evitar ressecamento da pele, impedir a cegueira noturna e diurna e prevenir a formação de cálculos nos rins, bexiga e fígado

     

    Brócolis Americano

     


    O brócolis (Brassica oleracea) é um vegetal pertencente à família da couve, cujo nome (de origem italiana brocco) significa broto, justamente pelo fato de a parte correspondente à brotação floral ser a mais utilizada.

    Propriedades
    Este vegetal possui boas quantidades de vitaminas A, K, C e Ácido Fólico, além dos minerais: Potássio, Cálcio e Selênio. Além disso, é uma ótima fonte de fibras.

    A vitamina K presente neste alimento atua como fator auxiliar no processo de coagulação sanguínea e, de acordo com alguns estudos, a deficiência deste nutriente pode estar diretamente relacionada a quadros de hemorragia retroplacentária, tendo como possível consequência a ocorrência de abortos durante a gestação.

    Compostos bioativos, como os nitrogenados, também configuram algumas das muitas substâncias presentes neste alimento e atuam na proteção contra carcinogênese e mutagênese.

    Carotenóides e compostos fenólicos também são substâncias comuns neste vegetal; ambos com atividades antioxidantes. Os antioxidantes presentes em sua constituição estão relacionados com a prevenção de diversas doenças, como: câncer (útero, próstata, seio, cólon, reto e pulmão) e doenças cardiovasculares.

    Para completar esta ampla variedade de funções propiciadas pelo consumo regular de brócolis, destaca-se o mineral Cálcio, importante para a manutenção da estrutura óssea e dos dentes, prevenindo, dessa maneira, a osteoporose. A higiene também é fundamental para que a aparentemente inofensiva saladinha não acabe gerando tantos tormentos.Os ingredientes devem ser lavados em água corrente e depois mergulhados em solução clorada ou de vinagre por cerca de dez minutos e enxaguados novamente em água fervida ou tratada" ....Dias organizados e saudável a todos !!!

    Alface lisa

     

     

    Vitaminas:
    Possui quantidades razoáveis de vitaminas A, C e Niacina, além de conter alto teor de fibra. Considerada um ótimo calmante, tem efeito diurético e laxante.Com pouquíssimas calorias, suas folhas possuem uma grande quantidade de água

    Saúde:
    Estimulante do metabolismo, a alface ajuda na digestão e na excreção. Rica em minerais como o ferro, magnésio, silício, flúor, cálcio, fósforo, sódio e potássio, provoca uma melhora geral de todo o organismo, revigorando o metabolismo, ajudando a limpar as células gordurosas e facilitando a descarga dos resíduos acumulados.
     Alface Crespa
     
     

    Vitaminas:
    Alface crespa, crua Quantidade 100 gramas
    Água (%) 96,1, Calorias (Kcal) 11, Proteína (g) 1,3, Carboidrato (g) 1,7, Fibra Alimentar (g) 1,8, Colesterol (mg) n/a,Lipídios (g) 0,2, Cálcio (mg) 38, Fósforo (mg) 26, Ferro (mg) 0,4, Potássio (mg) 267, Sódio (mg) 3, Tiamina (mg) 0,11, Riboflavina (mg) 0,12

    Saúde:
    A alface contém ferro, mineral com importante papel no transporte de oxigênio no organismo. É rica em fibras, que auxiliam na digestão e no bom funcionamento do intestino, além de apresentar pequenos teores de minerais como cálcio e fósforo.

     



    Alface Frissé
     
     

    Vitaminas:
    A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro.

    Saúde:
    A vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas; a vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso; e a vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos.
    O Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o Ferro contribui para a formação do sangue.
    Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.
    Em casos de inflamação e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface.Gosto delas coloridas e com ingredientes variados, especialmente com contraste de sabores e texturas.divido com vocês algumas informações sobre elas ....Dias organizados a todos e muita salada !!!

    A mente anda cansada, com preguiça de pensar, planejar e aprender?
    E pior, vive dando brancos: para onde estou indo mesmo? Sei que tenho que comprar algo... Caramba, esqueci a panela no fogo! Qual é mesmo o nome daquele ator?
    Bem, isto é sinal de que você está esquecendo de colocar alguns alimentos no prato. Afinal, um cérebro saudável e vivo, depende de uma alimentação consciente e vitalizante. Aqui está uma lista de alguns alimentos que o seu cérebro vai agradecer...

     

     
    ovo: Fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Previne contra a depressão. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios.

     

     

    Peixe: Essencial para o cérebro, melhora a memória, a concentração e possui ação antiinflamatória. Protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles. Fonte de zinco o e selênio que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia.

    Alface: Coma as folhas, talos e o coração, pois é aí que se concentram altas doses de lactucina, substância que age como calmante.

    Laranja e maracujá: Previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Contêm ainda vitamina C, que contribui para as defesas do organismo.

    Maçã: é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.
    Frutas vermelhas: Possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.

    Brócolis: Vegetais de folhas verde-escuras, como brócolis e espinafre, são fontes de ácido fólico, vitamina necessária à formação do sistema nervoso do feto. Depois, participa de reações químicas que regulam a conexão entre as células nervosas e influenciam o desempenho cognitivo. Ajudam a manter a ansiedade bem longe.

    Cereais integrais: Participa entre a troca de informações entre os neurônios e auxilia na memória. Isso acontece por serem ricos em vitaminas do complexo B, notadamente ácido fólico e vitamina B6.

    Azeite de oliva: Fortalece a memória. Rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Outras fontes são o óleo de canola e a linhaça. Para completar, o azeite extravirgem ainda fornece dois antioxidantes, que exercem efeito neuroprotetor: os polifenóis e a vitamina E (disponível também em outros óleos vegetais, como o de girassol, amendoim e milho, além do abacate e das nozes).

     

    Alimentos que sempre devem estar em seu prato também

     

    1- Sardinha: é rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de omega 3, um tipo de gordura “boa”, essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial. As sardinhas são chamadas de “comida saudável em lata” por Bowden, que aconselha que sejam compradas as preservadas no próprio óleo ou em azeite, quando não puderem ser consumidas frescas.

    2- Repolho: as folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos. Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos EUA, apontou que o sulforafano é a substância química encontrada em plantas que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.

    3- Folha de beterraba: geralmente jogada fora, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. Bowden também afirma que a beterraba em si também é um dos alimentos mais ricos que existem. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre.

    4- Açaí: em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas. Para Bowden, os brasileiros que não consomem a fruta freqüentemente desperdiçam a benção que a natureza lhes proporcionou.

    5- Goiaba: rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.

    6- Cereja fresca: tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas.

    7- Chocolate meio-amargo: rico em flavanóides, que diminuem a pressão sangüínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.

    8- Frutas oleaginosas: são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Bowden afirma que todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e Omega 9.

    9- Canela: ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.

    10- Semente de abóbora: é uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão importante, explica Bowden, que estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.

     

     

     

    Confira a lista dos alimentos que você deve banir do seu cardápio ou consumir com muita, muita moderação:

    Batata frita: são fritas em óleo vegetal, que é reutilizado inúmeras vezes, o que aumenta a concentração de gorduras trans, o tipo mais perigoso para a saúde. A batata, em termos nutricionais, é como uma tigela cheia de açúcar.

    Refrigerantes: são cheios de açúcar e outros produtos químicos. Os refrigerantes dietéticos também devem ser evitados porque estão repletos de produtos químicos e adoçantes artificiais, que não considero saudáveis.

    Salgadinhos industrializados: não têm valor nutricional nenhum e são repletos de gorduras trans, sódio e açúcares, todos elementos prejudiciais à saúde.

    Algodão-doce: além de ser puro açúcar, tem corantes artificiais. É um alimento que não deveria existir, segundo o especialista.

    Pão branco: é um alimento com valor nutricional nulo - tem apenas carboidratos, o que quer dizer que ajuda apenas a aumentar a conta de calorias. Prefira, sempre, pão integral.

     

     

    *** Economia com a geladeira ***


    A geladeira é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma casa, pois fica ligada o tempo todo. Veja como gastar menos:

    Instale a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Verifique sempre se a vedação das portas está funcionando bem.

    Nunca forre as prateleiras da geladeira com plásticos ou vidro, pois dificultam a passagem do ar e provocam aumento no consumo de energia. Procure não abarrotar as prateleiras, deixando espaço entre os alimentos para facilitar a circulação do ar.

    Não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, conseqüentemente, gastar mais energia.

    Não deixe a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo, pois isso faz com que o frio “escape” e exige mais trabalho do motor para baixar a temperatura interna novamente.

    Regule o termostato para que esfrie menos no inverno.

    Quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie a geladeira e o freezer e desligue-os da tomada.

    Ao comprar geladeiras e freezers, prefira os que têm o selo Procel, pois são os mais eficientes e consomem menos energia. 

     

     

     

     

     

     

    A maneira certa de guardar cada tipo de alimentos

    Alguns truques podem fazer os alimentos durarem mais.

    Chá
    Mantenha-o longe da luz e de alimentos com cheiro forte, como café. O chá absorve cheiros facilmente. Guarde-o em potes fechados e lugar fresco. Isso evita fungos.

     

    Cereais


    Cereais e derivados (macarrão, farinha e aveia) devem estar em potes fechados, para preservar o sabor e evitar o aparecimento de carunchos (insetos que perfuram os alimentos).


    Queijo


    Os queijos frescos vão para a geladeira e devem ficar na embalagem ou em potes fechados. Não é preciso conservar o soro. Os duros e semiduros podem ficar em temperatura ambiente, cobertos com um pano úmido.


    Ervas
    Salsinha, cebolinha e manjericão podem ser mantidos em temperatura ambiente por alguns dias com os talos imersos em água. Para conservar por mais tempo a salsinha, lave, pique e ponha numa fôrma de gelo. Cubra com água filtrada e leve ao congelador. Ao usar, basta degelar o cubo numa peneira sob água corrente.


     

    Azeite
    Armazene em local fresco e longe da luz. Manter a tampa limpa também é fundamental, porque os resíduos podem contaminar o restante do frasco.
      

     

    Pão
    Guarde em saco de papel e longe da geladeira, para que não resseque nem absorva o cheiro de outros alimentos. Para mantê-lo crocante, pincele ou borrife um pouco de água sobre ele e leve-o ao forno (jamais ao micro-ondas).

      

     

    Café
    Deve ser mantido longe de alimentos que absorvem o aroma, como chá e chocolate. Guarde em pote fechado na geladeira.

     

    Carne faz bem ou faz mal ?

     

    A carne vermelha faz bem ou faz mal? Essa é uma das mais apetitosas discussões de quem se preocupa com o que coloca no estômago. Ela não envolve apenas os representantes de dois extremos: os vegetarianos que dizem viver muito bem sem proteína animal e os gourmets para os quais uma vida sem carne não merece ser vivida. Um importante estudo médico divulgado na semana passada reacendeu a polêmica, que diz respeito também ao consumidor mediano, aquele que se preocupa com a saúde mas não está disposto a recusar a picanha fumegante que o garçom acabou de pôr na mesa. A novidade: os carnívoros moderados parecem não ter razão para se preocupar. A notícia é um alívio para quem aprecia as boas receitas e tem vivido, com água na boca, o renascimento culinário que os grandes chefs de cozinha produziram nos últimos anos em torno da carne vermelha.

    Financiada pelo Instituto Nacional do Câncer e publicada no Archives of Internal Medicine dos Estados Unidos, a pesquisa analisou dados de 500 mil americanos entre 50 e 71 anos. Os cientistas concluíram que o consumo elevado de carne vermelha (68 gramas a cada 1.000 calorias ingeridas, o equivalente a um bife por dia) aumenta o risco de morte por câncer e doenças cardiovasculares. Segundo os pesquisadores, 11% das mortes em homens e 16% das mortes em mulheres poderiam ser adiadas se o consumo de carne fosse reduzido para 9 gramas do produto a cada 1.000 calorias ingeridas. Isso equivale a míseros 126 gramas de carne vermelha por semana – menos da metade que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera aceitável. Conclui-se que o estudo recomenda um consumo bastante moderado.

    “O trabalho é importante porque mostrou que um fator isolado (o excesso de carne vermelha) é capaz de aumentar o risco de câncer”, diz Fábio de Oliveira Ferreira, cirurgião oncológico do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. “Mas ninguém precisa deixar de comer carne.” Segundo Ferreira, o importante é seguir uma dieta equilibrada, fazer atividade física e consumir fibras. Ou seja: investir em outros hábitos que têm uma função protetora contra o câncer e ajudam a neutralizar os eventuais danos que a carne possa produzir.

    Hábitos que têm uma função protetora contra o câncer
    ajudam a neutralizar os danos da carne

    A preocupação com a saúde é o principal argumento que costuma ser usado para condenar o consumo de carne vermelha. Estudos médicos culpam a dieta carnívora até pela degeneração da retina dos olhos. Nos últimos anos, porém, os adversários da carne se multiplicaram. Grupos que defendem os animais e ambientalistas intensificaram a propaganda vegetariana. O alerta para a crueldade dos métodos de abate foi o começo. Em seguida, a carne vermelha entrou na mira das pesquisas sobre o aquecimento global. Um relatório recente do Greenpeace afirma que a produção de 1 quilo de filé bovino emite gases causadores do efeito estufa equivalentes ao de um avião num voo de 100 quilômetros. Quem é capaz de verificar esse tipo de estimativa?

    Diante dessa avalanche de má vontade, a carne parecia destinada a se tornar uma coisa tão fora de moda quanto o cigarro. Mas algo ocorreu. Ao contrário do indefensável cigarro, a carne começou a ser reabilitada. Um de seus defensores de maior sucesso é o ex-vegetariano Tom Mylan, que hoje ganha a vida como açougueiro (leia a entrevista na última página). Há um ano, quando passou a dar aulas sobre cortes no açougue Marlow & Daughters, em Nova York, Mylan parecia condenado ao desemprego. Hoje, há 60 pessoas na fila de espera. Segundo sua filosofia, é preciso ver bem de perto uma carcaça animal para apreciar o melhor das carnes. A cada aula, o açougueiro fatia um porco de 200 quilos para mostrar como se extrai dali os pedaços mais saborosos.

    Apesar da carnificina, há uma preocupação ambiental: todos os animais que ele esquarteja foram criados em fazendas com certificado de manuseio humanitário. Eram porcos felizes, segundo seus criadores. A filosofia parece um tanto cruel, mas faz sentido quando se descobre que Mylan é um ex-vegetariano que odeia carne industrializada. Quando a aula do açougueiro termina, os alunos se veem diante de uma pirâmide de pedaços de porco – sem uma gota de sangue. Quase tudo é aproveitado. Para Mylan e outros adeptos do “neocarnivorismo”, consumir todos os cortes possíveis, da cabeça ao rabo, seria uma maneira de justificar a morte do animal, pois nada é desperdiçado. A lógica também vale para os restaurantes. Nos Estados Unidos, alguns estabelecimentos deixaram de comprar carnes porcionadas e passaram a encomendar animais inteiros para garantir cortes precisos e economia.

    Dica

     

    *** Carnes ***



    Para que um assado fique dourado, pincele com molho de soja antes de levar ao forno.
    Quando você for fazer bolinhos de carnes e não tiver ovos, substitua por batata cozida amassada. Cada ovo deve ser substituído por uma batata.
    Para maior garantia ao comprar carne moída, não compre a que já estiver no balcão. Mande moer a carne na hora.
    Nunca compre carne em açougue que tenha luz vermelha, pois com essa luz você não poderá perceber se a carne é fresca ou não.
    Os bifes não ficarão duros nem formarão água se você não temperá-los com vinagre ou limão.
    Para dar uma cor dourada aos bifes, coloque na hora da fritura uma colher de sobremesa de massa de tomate.
    Quando você fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refratária cheia de água para evitar que a carne resseque.
    Os bifes douram mais rápido se você colocar uma pitada de açúcar no óleo de fritura.
    Para tirar o cheiro e a cor escura de carnes, principalmente congeladas, é só deixar de molho no suco de limão antes de preparar.
    O bife à milanesa ficará mais gostoso se você misturar a farinha de rosca com um pouco de manjericão picado e alguns dentes de alho, picados e amassados.
    O bife ficará mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo.
    Deixe a carne assada ou o rosbife descansando por quinze minutos sobre uma tábua, após o cozimento. Isso facilita o corte e diminui a perda de suco.
    Antes de fazer churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com sal grosso, Coca-Cola e caldo de laranja e de limão. O churrasco ficará mais macio e gostoso.
    Na hora de fazer churrasco, em vez de usar gravetos ou jornais, embeba um pãozinho em álcool, coloque o carvão por cima e acenda o fogo.
    Ao preparar bifes à milanesa, tempere a carne, passe na farinha de trigo, depois em claras batidas e na farinha de rosca. A clara não deixa o óleo espumar. 

     
     
     
     
     

    Saiba quantas calorias tem cada alimento

    Alimento Unidade Peso (g) Calorias
    Abacate meia 200 324
    Abacaxi uma fatia 100 52
    Abacaxi em calda uma taça 150 184
    Abóbora um pires chá 100 40
    Abobrinha uma pequena 70 20
    Acelga um prato sobremesa 30 9
    Acerola uma 5 3
    Açúcar uma colher sopa 25 100
    Açúcar mascavo uma colher chá 4 14
    Agrião um prato sobremesa 25 6
    Água de coco um copo médio 200 41
    Aguardente um copo médio 100 231
    Aipim cozido um pires chá 100 119
    Aipim frito um pires chá 100 352
    Alface um prato sobremesa 35 6
    Alho um dente 5 7
    Almôndega uma 50 60
    Ambrosia uma porção 200 417
    Ameixa preta uma 50 22
    Ameixa vermelha uma 50 27
    Amêndoa 10 s 30 192
    Amendoim torrado um pires chá 100 595
    Amido de milho uma colher sopa 20 69
    Atum em óleo uma lata 184 483
    Atum em água uma lata 130 150
    Aveia em flocos uma colher sopa 15 49
    Avelã uma 3 19
    Arroz branco cozido duas colheres sopa 80 88
    Arroz integ cozido duas colheres sopa 80 85
    Azeite de dendê uma colher sopa 10 88
    Azeite de oliva uma colher sopa 10 90
    Azeitona 10 50 110
    Bacalhau uma posta média 100 169
    Bacon uma colher sopa 25 142
    Banana-maçã uma 70 80
    Banana-nanica uma 120 80
    Banana-prata uma 70 62
    Banana à milanesa uma média 100 251
    Banha uma colher sopa 20 180
    Batata cozida uma média 80 68
    Batata frita 10 palitos 100 274
    Bauru uma 120 350
    Berinjela uma colher sopa 30 6
    Beterraba um prato sobremesa 35 17
    Bife a cavalo uma 140 196
    Bife à milanesa uma 160 580
    Bife à parmegiana uma 200 700
    Bife frito uma 130 330
    Bisteca de porco uma 120 355
    Bolacha água e sal uma 8 32
    Bolacha recheada uma 15 78
    Bolo recheado uma fatia 140 540
    Bolo simples uma fatia 100 160
    Bolo de fubá uma fatia média 70 193
    Bomba uma 50 96
    Brigadeiro uma 30 100
    Brócolis um pires chá 60 22
    Cação uma posta média 100 100
    Camarão quatro unid médias 100 82
    Canelone uma 80 92
    Canjica crua uma colher sopa 25 91
    Caqui uma 120 89
    Cará um prato sobremesa 100 70
    Carne boi uma porção 100 140
    Carne frango uma porção 100 107
    Carne galinha uma porção 100 235
    Carne peru magra uma porção 100 153
    Carne porco uma porção 100 285
    Carne seca uma porção 100 213
    Carne de soja uma porção 100 106
    Carpaccio 10 fatias 50 56
    Castanha de caju uma porção 100 609
    Caviar uma colher sopa 20 40
    Cenoura uma média 50 25
    Cerveja um copo grande 300 126
    Champagne uma taça 100 70
    Chantilly uma colher sopa 20 90
    Cheeseburger uma 150 600
    Chicória um prato sobremesa 30 6
    Chocolate amargo um tablete 30 185
    Chocolate em barra um tablete 30 163
    Chocolate branco um tablete 30 170
    Chuchu um prato sobremesa 60 55
    Clara de ovo uma 30 13
    Coca-Cola um copo médio 200 78
    Cogumelo um pires chá 80 15
    Conhaque um copo médio 100 249
    Coração de galinha uma 20 27
    Costela de boi uma 100 380
    Couve-manteiga um prato sobremesa 50 13
    Couve-flor um pires chá 80 25
    Couve-de-bruxelas um pires chá 100 59
    Coxinha de galinha uma média 50 221
    Creme de leite uma colher sopa 30 75
    Croquete de carne uma média 25 86
    Damasco fresco uma 35 19
    Damasco seco duas 30 39
    Doce de leite uma colher de sopa 30 87
    Empada de frango uma média 23 256
    Enrolad. de salsicha uma média 27 79
    Ervilha uma colher sopa 20 18
    Esfiha uma 60 150
    Espaguete um prato 200 192
    Espinafre um prato sobremesa 80 18
    Fanta um copo médio 200 108
    Far. de mandioca uma colher sopa 20 68
    Far. de milho uma colher sopa 20 73
    Far. de trigo uma colher sopa 20 75
    Feijão preto uma concha média 120 137
    Feijoada uma porção 300 456
    Fígado de boi um bife 130 157
    Figo fresco uma 100 68
    Filé de frango uma 120 128
    Filé mignon uma 120 240
    Frango assado uma coxa média 40 48
    Frango assado um peito médio 180 217
    Frango assado uma sobrecoxa média 65 78
    Frango frito uma coxa média 40 58
    Frango frito um filé médio 100 145
    Frango frito uma sobrecoxa média 65 94
    Gelatina de frutas uma taça 100 238
    Geléia de frutas uma colher sobremesa 15 36
    Gema de ovo uma 20 71
    Gim um copo 100 230
    Goiaba uma 100 57
    Goiabada uma fatia 30 83
    Grão-de-bico uma colher sopa 20 23
    Guaraná um copo médio 200 64
    Hambúrger carne uma 100 248
    Hambúrger fran. uma 100 234
    Hambúrger peixe uma 100 74
    Hambúrger peru uma 100 148
    Iogurte desnatado um pote 200 84
    Iogurte natural um pote 200 152
    Kani Kama um rolinho 20 20
    Ketchup uma colher de sopa 15 6
    Lagosta uma porção 100 84
    Laranja uma 100 43
    Lasanha uma porção 300 620
    Leite condensado uma colher sopa 30 101
    Leite desnatado um copo grande 250 90
    Leite em pó desn. uma colher sopa 20 70
    Leite em pó integral uma colher sopa 20 90
    Leite integral um copo grande 250 152
    Leite semidesnatado um copo grande 250 135
    Lentilha uma concha média 120 152
    Licor um cálice 30 103
    Limão uma 60 22
    Linguado um filé 100 87
    Lingüiça uma 60 190
    Lombo de porco uma fatia 100 363
    Lula uma porção 100 87
    Maça uma unid média 100 64
    Macarrão talharin um prato 200 192
    Maionese comum uma colher sopa 15 107
    Maionese light uma colher sopa 15 50
    Maisena uma colher sopa 20 69
    Mamão formosa uma fatia média 80 54
    Mamão papaya meia 130 88
    Mandioca cozida um pires chá 100 119
    Mandioquinha um prato sobremesa 100 125
    Manga meia 130 91
    Manjar branco uma fatia 150 108
    Manteiga uma colher café 5 38
    Maracujá uma 100 90
    Margarina comum uma colher café 5 36
    Margarina light uma colher café 5 18
    Melancia uma fatia 100 31
    Mel uma colher sopa 20 62
    Melão uma fatia 100 30
    Merluza um filé 100 200
    Milho verde duas colheres sopa 40 40
    Milk shake chocol. um copo grande 300 345
    Milk shake morango. um copo grande 300 336
    Misto quente uma 100 345
    Molho bolonhesa uma colher sopa 20 36
    Molho de tomate uma colher sopa 20 10
    Molho branco uma colher sopa 20 100
    Morango 10 s 100 39
    Mortadela uma fatia 15 42
    Mostarda uma colher sopa 15 12
    Mousse chocolate. uma taça 150 300
    Mousse maracujá. uma colher sopa 35 99
    Nabo uma 100 35
    Nescau uma colher sopa 20 43
    Nhoque um prato raso 250 260
    Nozes 10 s 50 353
    Óleo de canola uma colher sopa 10 63
    Óleo de girassol uma colher sopa 10 82
    Óleo de milho uma colher sopa 10 90
    Óleo de soja uma colher sopa 10 90
    Ovo inteiro cru uma 50 74
    Ovo frito uma 60 108
    Panqueca de carne uma porção 90 171
    Palmito um prato sobremesa 70 18
    Pão de centeio uma fatia 30 70
    Pão de leite uma fatia 30 92
    Pão de queijo uma 60 75
    Pão francês uma 50 135
    Pão de glúten uma fatia 30 76
    Pão integral uma fatia 30 70
    Pão italiano uma fatia 50 138
    Papos-de-anjo uma 40 116
    Pastel de carne uma pequ 50 165
    Pastel de queijo uma pequ 50 170
    Pavê de chocolate um pedaço médio 85 153
    Peixe à escabeche um filé médio 120 219
    Peixe à escabeche uma posta média 200 366
    Peixe à milanesa um filé médio 115 305
    Peixe cozido uma posta média 200 196
    Peixe ensopado um filé médio 120 156
    Peixe frito um filé médio 120 436
    Pepino uma média 150 22
    Pera uma média 100 63
    Peru uma coxa média 80 124
    Peru uma fatia média 32 49
    Pescada um filé 100 97
    Pêssego uma 100 52
    Pêssego em calda uma 40 67
    Picanha uma fatia 100 250
    Picolé de limão uma 64 55
    Picolé de uva uma 65 67
    Picolé de coco uma 65 94
    Pimentão uma 50 15
    Pinhão uma 10 22
    Pipoca pronta um pacote 100 403
    Pistache uma porção 100 640
    Pizza quatro queijos uma fatia 120 370
    Pizza calabreza uma fatia 120 345
    Pizza escarola uma fatia 120 264
    Pizza muzzarela uma fatia 120 289
    Presunto cozido uma fatia média 25 85
    Pudim de claras um porção 50 107
    Pudim de leite uma taça 150 138
    Pudim de chocolate uma taça 150 173
    Queijo catupiri uma colher sopa 25 63
    Queijo emental uma fatia média 25 99
    Queijo minas uma fatia média 25 61
    Queijo muzzarela uma fatia média 25 81
    Queijo parmesão uma fatia 25 101
    Queijo prato uma fatia média 25 88
    Queijo provolone uma fatia média 25 84
    Queijo suíço uma fatia média 25 101
    Quibe assado uma porção grande 150 197
    Quibe frito uma 80 180
    Quindim uma 120 475
    Rabanete uma 10 2
    Repolho um prato sobremesa 30 8
    Requeijão uma colher sopa 25 75
    Requeijão light uma colher sopa 25 45
    Ricota uma fatia 25 45
    Rosbife uma fatia 40 66
    Rúcula um prato sobremesa 35 7
    Rum um copo 100 231
    Salada de frutas uma taça 150 230
    Salame cinco fatias 25 74
    Salmão fresco uma porção 100 211
    Salsicha comum uma 50 165
    Salsicha de frango uma 50 116
    Sardinha crua uma 100 120
    Sardinha em óleo uma 100 298
    Sopa de feijão um prato fundo 300 289
    Sopa de legumes um prato fundo 300 215
    Sorvete de creme uma bola 100 208
    Souflê de legumes uma porção grande 150 170
    Suco de laranja um copo médio 200ml 128
    Suco de tomate um copo médio 200ml 22
    Suco mamão (c/aç.) um copo 240 ml 91
    Tangerina uma 100 50
    Tomate uma 100 25
    Torrada uma 10 31
    Torresmo um pires chá 100 540
    Torta de limão uma fatia média 85 335
    Torta de maçã uma fatia 100 252
    Torta de frango uma porção 120 230
    Trigo uma colher sopa 20 72
    Truta um filé 100 89
    Uísque uma dose 50 120
    Uva um cacho peq 150 118
    Uva passa uma xícara chá 100 298
    Vagem uma colher sopa 20 10
    Vatapá uma porção 100 356
    Vinagre uma colher sopa 10 2
    Vinho branco uma taça 100 87
    Vinho tinto uma taça 100 75
    Vodca um copo 100 230
    Waffles uma 25 73
    Fonte: Zero Hora/Agência RBS

     
     
     
     
     

    Comments