Leish-Tec® – vacina contra a leishmaniose visceral canina.

IMPORTANTE:

1 – antes de vacinar ou revacinar os seus cães e/ou gatos, leia o artigo "Vacinar: com quais e quando?" (clique aqui), de autoria da Profa. Dra. Mary Marcondes Feitosa, e converse sobre tal assunto com o(s) veterinário(s) de sua confiança;

2 – "Para que o animal produza anticorpos e fique protegido, é necessário que esteja em boas condições de saúde e nutrição durante e após a vacinação. Não vacinar animais estressados, doentes, parasitados ou que apresentem carências nutricionais, pois sua capacidade de desenvolver resposta adequada fica prejudicada." (fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).


Transcrição parcial do Manual Técnico da vacina Leish-Tec®.
Fonte: Hertape Calier Saúde Animal S.A. – clique aqui.

 

Protocolo de vacinação/informações comerciais

 

Indicação: imunização contra leishmaniose visceral canina.

 

Observações: não é indicado para animais portadores de leishmaniose por não ter caráter curativo.

 

A Leish-Tec® – Vacina Recombinante contra Leishmaniose Visceral Canina será comercializada exclusivamente para médicos veterinários.

 

A vacina deverá ser aplicada em cães acima de 4 meses de idade.

 

A vacinação deverá ser precedida de um minucioso exame clínico realizado por um médico veterinário.

 

A vacina deverá ser aplicada somente em cães assintomáticos com resultados sorológicos negativos para leishmaniose visceral canina.

 

Via de administração: subcutânea.

 

Posologia: três doses com intervalo de 21 dias entre as aplicações. Em caso de atraso, iniciar novo protocolo.

 

O animal apresentará a resposta imunológica 21 dias após a terceira dose.

 

Revacinação anual a partir da primeira dose. Em caso de atraso até 15 dias, administrar duas doses com intervalo de 21 dias entre as aplicações. Prazo superior a 15 dias, iniciar novamente todo o protocolo vacinal proposto.

 

Como no uso de todos os produtos biológicos, podem surgir reações de hipersensibilidade, que deverão ser imediatamente tratadas de acordo com a orientação do médico veterinário.

 

A vacinação não é o único instrumento de prevenção e controle dessa enfermidade. Outras medidas também devem ser adotadas, conforme normatização do Ministério da Saúde.

 

Os animais vacinados que apresentarem si­nais clínicos de leishmaniose visceral, reações sorológicas positivas estarão passíveis de adoção das medidas sanitárias vigentes.

 

O médico veterinário deverá, obrigatoriamente, manter sob sua guarda, durante no mínimo 3 (três) anos após a última dose da vacina, cadastro e registro contendo nome do produto, data de fabricação, data de va­lidade, nº de partida, nº de doses; o ende­reço completo e identificação completa do animal vacinado, do responsável civil pelo animal e datas de vacinação.

 

A Hertape Calier Saúde Animal S.A. deve: manter obrigatoriamente, durante 3 (três) anos após a data de distribuição do produto, informações completas sobre os médicos veterinários responsáveis pela aplicação da vacina.

 

Em casos de animais vacinados com outra vacina contra leishmaniose visceral canina, diferente da Leish-Tec® – Vacina Recombinante contra Leishmaniose Visceral Canina, o proprietário deverá assinar uma declaração específica e cumprir todo o protocolo proposto da Leish-Tec® – Vacina Recombinante contra Leishmaniose Visceral Canina para imunização do animal. O atestado de vacinação anterior deverá ser mantido anexo ao atual pelo fato da imunização com a Leish-Tec® – Vacina Recombinante contra Leishmaniose Visceral Canina não ter o condão de reverter uma eventual sorologia positiva decorrente da vacinação anterior do cão com produto distinto desta vacina.

 

Estocagem: entre 2ºC e 8ºC.

 

Validade: 12 meses.

 

Composição: Cada 1 ml contém:

Proteína recombinante (A2-HIS) ........ 0,10 mg

Saponina ...................................... 0,50 mg

Timerosal 1:10.000 ......................... 0,01 ml

Solução salina tamponada q.s.p. ....... 1,00 ml

 

Comercialização: embalagem individual (kit). Cada kit é constituído por 1 frasco com uma dose vacinal de 1 ml acompanhado de seringa e agulha descartáveis.

 

Venda sob prescrição e aplicação obrigatória do médico veterinário.

 

Produto licenciado no Ministério da Agricultura sob nº 9270 em 24/01/2007.

 

Proprietário e Fabricante:

Hertape Calier Saúde Animal S.A.

Rodovia MG 050, nº 2001, Distrito Industrial, Juatuba - MG, CEP 35675-000.

CNPJ 07.086.487/0001-16

Indústria Brasileira.

www.hertapecalier.com.br

 

Responsável Técnico:

Dr. Eduardo Souto Bernardez, CRMV-MG 4339.

 

INDÚSTRIA BRASILEIRA

 

 

Telefones do laboratório Hertape Calier Saúde Animal S.A.:

geral = (31) 3537-4300.

dúvidas, reclamações ou sugestões = 0800-7268668.

 

 

Observação: nesta data (30/07/2009), não consta no site www.hertapecalier.com.br nenhuma proibição quanto à transcrição total ou parcial dos textos que o compõem.