GiardiaVax® – vacina contra a giardíase canina.

IMPORTANTE:

1 – antes de vacinar ou revacinar os seus cães e/ou gatos, leia o artigo "Vacinar: com quais e quando?" (clique aqui), de autoria da Profa. Dra. Mary Marcondes Feitosa, e converse sobre tal assunto com o(s) veterinário(s) de sua confiança;

2 – "Para que o animal produza anticorpos e fique protegido, é necessário que esteja em boas condições de saúde e nutrição durante e após a vacinação. Não vacinar animais estressados, doentes, parasitados ou que apresentem carências nutricionais, pois sua capacidade de desenvolver resposta adequada fica prejudicada." (fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).


Página sobre giardíase (infecção intestinal causada pelo protozoário Giardia lamblia) = clicar aqui.

 


 

De acordo com a bula da GiardiaVax®:

 

• devem ser vacinados com a GiardiaVax® somente os cães que tiverem 8 semanas (56 dias) de idade ou mais;

• a GiardiaVax® não tem utilidade para os cães que já estiverem infectados pela Giardia lamblia;

• os cães que nunca foram vacinados contra a giardíase deverão receber 2 doses de GiardiaVax®;

• a 2ª dose de GiardiaVax® deverá ser aplicada entre 14 dias e 28 dias após a 1ª dose;

• os cães só estarão *protegidos 15 dias depois de terem recebido a 2ª dose de GiardiaVax® (*abaixo, leia as informações sobre a eficácia da GiardiaVax®);

• os cães que já receberam as 2 doses iniciais da GiardiaVax® precisam ser revacinados anualmente (1 dose por ano).

• o texto acima é de autoria de Leninha Matias = http://sites.google.com/site/saudecanina 

 

Sobre a eficácia da GiardiaVax®:

 

"Lembramos que cada animal tem sua resposta específica e individual, sendo que a grande maioria (90%) apresenta uma resposta satisfatória, uma minoria (5%) não responde à vacinação e outra minoria (5%) responde muito bem. É uma característica individual de qualquer espécie animal e deve ser considerada. Isto fica claro quando vários animais recebem vacinas do mesmo lote e um ou outro indivíduo não responde à vacinação. Portanto fica evidenciada a incapacidade da resposta imunológica individual e não a falta de eficácia do produto usado. Além disso, no caso da Giárdia, podemos nos deparar com cães tolerantes ao antígeno vacinal, ou seja, cães que já apresentaram Giardíase crônica. Nestes animais, nenhum estímulo do antígeno (vacinal ou natural) induzirá resposta imune. Assim, em qualquer um dos casos citados, o cão receberá a vacina, mas não ficará protegido. Vale lembrar que se tratam de casos raros." (fonte: Fort Dodge Saúde Animal Ltda. – Doctor's Club).

 

 

Cães infectados não podem ser tratados com a GiardiaVax®:

 

"A vacina pode ser usada como tratamento? Não. Assim como qualquer vacina, a GiardiaVax é indicada somente como auxiliar na prevenção contra a giardíase canina. Caso um animal infectado seja vacinado e apresente sintomas clínicos, o mesmo deverá ser tratado. A partir do momento que o animal estiver com exame de fezes negativo (3 amostras) e com o esquema vacinal completo, ele não se reinfectará." (fonte: Fort Dodge Saúde Animal Ltda. – Doctor's Club). 
 


Bula da GiardiaVax®.

Fonte: Fort Dodge Saúde Animal Ltda. – clique aqui.

 

 

GiardiaVax®

 

Vacina inativada contra a Giardíase Canina.

 

Uso veterinário.

 

 

INDICAÇÕES

 

Para vacinação de cães sadios a partir de 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção da doença clínica causada por Giardia lamblia. A Giardíase é uma doença grave causada por um protozoário flagelado. Giardia lamblia, atualmente disseminada por todo o mundo e reconhecida como zoonose pela Organização Mundial de saúde (O.M.S.).

 

O cão infecta-se facilmente ingerindo cistos de Giardia, que podem estar presentes na água, nos alimentos ou nos pêlos dos animais. A Giardíase causa a síndrome dá má-absorção/má-digesão, levando à desidratação, diarréia, perda de peso, dor abdominal e flatulência.

 

Além disso, são sinais clínicos comuns da giardíase a perda de apetite, vômitos e letargia. A vacinação de cães com GiardiaVax® reduz significativamente a incidência, severidade e duração da eliminação de cistos e, consequentemente, a contaminação do ambiente.

 

 

POSOLOGIA

 

Aplicar uma dose de 1 ml por via subcutânea, assepticamente. Uma segunda dose deve ser aplicada de duas a quatro semanas após a primeira vacinação. Recomenda-se a vacinação anual. AGITAR BEM ANTES DE USAR.

 

 

PRECAUÇÕES

 

Conservar entre 2°C e 8°C, ao abrigo da luz. EVITAR CONGELAMENTO. Usar todo o conteúdo do frasco após aberto.

 

Em casos raros de reação anafilática, administrar epinefrina.

 

Após a exposição natural à Giardia lamblia, alguns cães vacinados podem eliminar poucos cistos. Portanto, deve-se adotar medidas de higiene e práticas de sanidade adequadas.

 

Apenas animais saudáveis devem ser vacinados. Caso o animal esteja incubando a doença no momento da vacinação, a eficácia da vacina pode ser prejudicada.

 

A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal.

 

Mantenha fora do alcance de crianças. Incinerar o frasco e a sobra do produto não utilizado.

 

Contém Timerosal e Gentamicina como agentes conservantes.

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Caixas contendo 10 frascos de 1 ml e caixas contendo 25 frascos de 1 ml de vacina contra Giardíase. O Sistema Exclusivo de Rótulo Destacável Fort Dodge é um método simples e efetivo de registrar informações da vacina aplicada nos animais na prática veterinária.

 

 

MODO DE USAR

 

1. Segure entre seus dedos a ponta direita inferior da etiqueta, onde está a flecha indicando "Puxe Aqui".

 

2. Destaque firmemente num ângulo levemente superior ao frasco, até que a parte superior da etiqueta se separe do frasco.

 

3. Cole a etiqueta na ficha médica do animal. Pressione para assegurar uma adesão correta.

 

 

PROPRIETÁRIO E FABRICANTE

 

FORT DODGE Animal Health.

Fort Dodge, Iowa, USA.

 

Representante exclusivo no Brasil e importador:

FORT DODGE Saúde Animal Ltda.

Rua Luiz Fernando Rodrigues, 1701.

CEP 13064-798 – Campinas/SP.

CNPJ 43.588.045/0001-31. 

Responsável Técnico: Dr. Christopher Roger White – CRMV-SP nº 8473. 

SAC 0800-7019987. 

www.fortdodge.com.br 

Licenciado no Ministério da Agricultura sob nº 8231 em 19/04/02.

 

PRODUTO IMPORTADO. 

 
 
Observação: nesta data (19/11/2008), não consta no site www.fortdodge.com.br nenhuma proibição quanto à transcrição total ou parcial dos textos que o compõem.
 
 
Copirraite (©) desta compilação: Leninha Matias.