MCCA

MCCA (Mercado Comum Centro-Americano)
 
-> Países-membros: Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua.
-> Área: 422.614 KM²
-> População: 36.087.809 hab.
-> PIB (Produto Interno Bruto): 78.983.000 US$
 

O MCCA surgiu com o Tratado de Integração Centro-Americana, assinado em 4 de junho de 1961, com o objetivo de acelerar a integração econômica e o desenvolvimento regional. Participaram de sua formação oficial: Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua, Costa Rica integrou o grupo em 1962.

Nos primeiros anos da implantação do Mercado Comum os países integrantes ampliaram expressivamente suas atividades comerciais. Entretanto, as relações entre eles ficaram estremecidas quando, em 1969, El Salvador e Honduras participaram de um conflito chamado Guerra do Futebol. As rivalidades foram levadas para o campo político-econômico, quando Honduras passou a cobrar taxas dos países participantes do Mercado Comum e impôs embargo comercial a El Salvador que se manteve até 1982. Esse e outros conflitos, que atingiram os países da América Central na década de 80, fizeram com que a integração fosse deixada em segundo plano, o que acarretou a suspensão das atividades do grupo em meados dos anos 80.

O bloco voltou a atuar no início dos anos 90, quando as guerras civis regionais estavam diminuindo, com o objetivo de promover a paz, além, é claro, de alcançar seu propósito principal de impulsionar, de forma conjunta, o desenvolvimento da América Central e melhorar as condições de vida de seus habitantes. Os participantes comprometeram-se em estabelecer um mercado comum entre eles e constituir a união aduaneira de seus territórios.

Referências: http://www.educacional.com.br/Recursos/Atlas/conteudo/atlas026/popups/blocos/bloco6.html

Comments