Advento

 
 

O Tempo do “Advento”

Advento significa vinda, chegada. Revivendo a longa espera do povo de Israel pelo Messias, a Igreja se prepara para o encontro com Cristo no mistério do culto, recordando seu nascimento histórico. Este encontro de Cristo no mistério do Natal, por sua vez, constitui um degrau para o grande encontro com o Cristo na glória.

O Advento apresenta sempre a tríplice vinda de Cristo: Cristo veio, Cristo vem, Cristo virá. Esta realidade é celebrada e vivida no Advento. Cristo veio; mas de que adianta se ele não vem agora para os cristãos, para todos os homens? Celebrando a vinda histórica de Cristo, realiza-se sua vinda atual no mistério do culto, realizando-se assim mais uma etapa na preparação da vinda última de Cristo.

O Tempo do Advento possui ainda uma dupla característica: sendo um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que comemoramos a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens, é também um tempo em que, por meio desta lembrança, voltam-se os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo no fim dos tempos. Por esse duplo motivo, o tempo do Advento se apresenta como um tempo de piedosa expectativa da vinda do Messias, além de se apresentar como um tempo de purificação de vida.

Compõe-se de quatro semanas. Começa quatro domingos antes do Natal e termina no dia 24 de dezembro. A cor das vestes litúrgicas é roxa, abrindo uma exceção para o 3º domingo do Advento (Laetare, domingo da alegria) onde a cor das veste é rosa. Não é propriamente um tempo de penitência, mas de purificação da vida pela justiça e pela verdade, preparando os caminhos do Senhor. É um tempo de piedosa e alegre expectativa. Não é um tempo de festa, mas de esperança e alegria moderada, pois arrumamos a “casa” para receber a nobre visita anunciada pelos profetas.

Três são as figuras que guiam e acompanham os cristãos nesta preparação para a vinda do Senhor:
- o povo de Deus do Antigo Testamento encarnado em Isaías
- o Profeta Precursor, João Batista, que mostrou o Messias presente entre os homens e preparou o seu caminho,
- Maria

Fonte: Celebrar a vida cristã (Frei Alberto Beckhauser, OFM)
Preparado por: Diác. Marco Carvalho
 
 







 

Comments