III Encontro

GRANJA DO TÉDO

FESTEJOU “SABERES E ODORES” 2010

 

 

O III Encontro de Saberes e Odores transformou a pequena “Aldeia de Portugal” Granja do Tédo em ponto de encontro de conterrâneos, vizinhos, amigos, caminheiros, actores de teatro, tocadores, bailadores, tudo num vale florido pelos sabugueiros que se expande em prazer de todos os nossos sentidos. Foi nos dias 15 e 16 de Maio, seguindo um programa previamente preparado e trabalhado pelas instituições locais mais representativas: Grupo Desportivo, Rancho Folclórico, Junta de Freguesia, dinamizado pelo Movimento de Apoio ao Desenvolvimento Integrado da Granja do Tédo (MOVADI-GT), com apoio financeiro da Câmara Municipal de Tabuaço e empenho directo na organização do seu Presidente e Vice-Presidente.

Para abertura do Encontro decorreram em simultâneo duas caminhadas, que satisfizeram em pleno os gostos e a gana atlética de quase duas centenas de “pedestrianistas”. Muitos de ocasião, mas também era elevado o número de federados. O percurso mais extenso passou por Vale de Figueira onde os responsáveis autárquicos locais não deixaram os créditos por mãos alheias em hospitalidade e bem-tratar. Honras também para um numeroso grupo de caminheiros de Lisboa (Portela) que não vieram ao Douro “ver passar os aviões”. Antes pelo contrário, demonstraram garra e pedalada admiráveis, mesmo que a média etária já estivesse distante da idade jovem.

No festival de folclore que se seguiu, as danças, os cantares, os trajes, as coreografias e a elegância dos bailadores e bailadoras encheram de colorido e arte esta mostra de tradições genuínas, recolhidas e trabalhadas por dois excelentes e muito experientes Ranchos Folclóricos: o da Casa do Povo de Arouca e o da Granja do Tédo, anfitrião, que organizou o Festival.

Misturando-se com estes saberes de arte e cultura que eram “servidos” no palco, foi-se impregnando cada vez mais um intenso odor que emanava do espeto ali perto, anunciando promessa de febras bem saborosas. Foi o jantar tradicional que a seguir retemperou do esforço neste dia cheio de movimento, de saberes, de odores, de sabores e de olhares em deslumbramento.

O grupo de teatro do nordeste, Filandorra, esperava-nos no palco, já de noite, bem fresca por sinal. O Sr. Presidente da Câmara, Dr João Ribeiro, acompanhado pelo Director da Filandorra, Dr David Carvalho, apresentaram a comédia de Almeida Garrett “Falar Verdade a Mentir”. Foi uma excelente inauguração em teatro do novo palco, equipamento que poderá e será, com certeza, aproveitado para divulgação do riquíssimo “imaginário” duriense. Assim o desejaram em jeito de promessa os dois apresentadores que deram lugar ao elenco responsável pela representação, com grande brilho, deste importante renovador do teatro português no século XIX.

No final do teatro e rematando o primeiro dia do Encontro, a Junta de Freguesia brindou-nos com uma inesperada “cereja no bolo”, uma pequena partida de foguetes que rasgaram a noite em cor e alegria. Duma enorme simplicidade, mas a singeleza deste gesto enterneceu e caiu tão bem!...

O domingo foi mais o habitual encontro de conterrâneos e amigos, em quinta edição, sempre com carácter eminentemente convivial. Missa festiva, romagem ao cemitério e o resto do dia com um alegre piquenique que se esticou tarde fora, em conversas amigas interrompidas a cada passo pelas despedidas dos que tinham de regressar às terras mais ou menos distantes onde vivem.

Pautado pela habitual simplicidade, assim se cumpriram mais uma vez os intentos de louvar a natureza pródiga em beleza no vale do Tédo, lembrando os que o mantêm cultivado, proporcionando àqueles que trabalham e vivem noutras terras a oportunidade dum regresso, ainda que breve, às suas origens, mostrando a todos os que têm responsabilidades de organização e desenvolvimento dos territórios que as aldeias de Portugal resistem aos lamentáveis fenómenos de desertificação e continuam a ser espaços importantes do todo nacional.


                                                                                    Remover Contacto Newsletter
  
    
 

Eventos 15 de Maio



Eventos 16 de Maio