A História de Rotary
 

Página inicial

A História de Rotary

O primeiro clube de prestação de serviços foi fundado no dia 23 de Fevereiro de 1905, quando o Advogado Paul Harris se reuniu com três amigos, num pequeno escritório no centro de Chicago. Eles queriam reavivar, durante a viragem do século, o espírito de amizade conhecido nas suas cidades natais. Mais pessoas foram convidadas a juntar-se ao grupo à medida que o clube se tornou mais conhecido. Ele foi denominado "Rotary", já que o local onde os sócios se reuniam era rotativo – cada vez no escritório de um deles.

 

Inicialmente formado por razões de companheirismo, o primeiro Rotary Club rapidamente evolui passando a aproveitar as habilidades e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade. No final de 1905, o Rotary Club de Chicago tinha 30 sócios. Três anos depois, um segundo clube foi estabelecido em São Francisco, na Califórnia, EUA. No ano seguinte, três outros clubes foram estabelecidos na costa oeste dos Estados Unidos e um quarto em Nova Iorque. Em poucos anos outros Grupos inspiravam-se no exemplo de Rotary para formar os seus próprios clubes.

 

A primeira convenção de Rotary realizou-se no Congress Hotel, em Chicago, durante o mês de agosto de 1910. A Associação Nacional de Rotary Clubs foi organizada nessa época com 16 clubes participantes. O fundador de Rotary, Paul Harris, foi eleito o primeiro presidente da Associação.

 

 

O crescimento internacional de Rotary

 

Durante o ano rotário de 1911/12, a Associação tornou-se internacional devido ao estabelecimento de um Rotary Club em Winnipeg, Manitoba, no Canadá. Pouco depois o Rotary cruzava o Oceano Atlântico para estabelecer clubes na Inglaterra, Irlanda e Irlanda do Norte. A Associação Nacional de Rotary Clubs tornou-se assim a Associação Internacional de Rotary Clubs em 1912, para em 1922 adotar o nome de Rotary International (RI). Antes de chegar ao seu vigésimo aniversário, o Rotary já contava com quase 200 clubes e mais de 20.000 sócios ao redor do mundo:

 

- O primeiro Rotary Club na América Latina foi organizado em Havana, Cuba, em 1915.

- O primeiro clube da Ásia foi estabelecido em Manila, nas Filipinas, em 1919.

- Em 1921, pela primeira vez foram organizados Rotary Clubs na Europa continental (Madri, Espanha), África (Johannesburgo, África do Sul) e Austrália (Melbourne).

 

 

Trabalhando pela paz

 

Enquanto Rotary crescia, aumentava também o alcance das suas atividades. Durante a Primeira Guerra Mundial, Rotary descobriu novas maneiras de servir, ou seja, através de angariações para Trabalhos de assistência e auxílio em situações de emergência. Em 1917 o então presidente do RI Arch Klumph propôs o estabelecimento de um fundo de doações, que em 1928 se tornou a Fundação Rotária. A Fundação fez a sua primeira doação humanitária (US$500) em 1930 à International Society for Crippled Children.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, muitos clubes que haviam sido desativados durante o conflito foram restabelecidos e deram início a novos projetos de prestação de serviços, que incluíam auxílio a refugiados e prisioneiros de guerra.

 

A delegação de Rotary International, composta por quarenta e nove rotários, foi a maior entre todas as Organizações não-governamentais na conferência de Fundação das Nações Unidas, realizada em 1945 em São Francisco. Uma conferência patrocinada pelo Rotary em Londres, em 1943, serviu como inspiração para a Criação da Organização para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), estabelecida pela ONU em 1946.

 

A Fundação Rotária experimentou crescimento modesto até 1947, quando rotários fizeram doações significativas em memória de Paul Harris, falecido em janeiro de 1947. No mesmo ano, a Fundação Inaugurava o seu primeiro programa de bolsas de estudos, enviando 18 estudantes a 7 países diferentes.

 

Atualmente, mais de 1.300 estudantes viajam anualmente para o estrangeiro como bolseiros de Rotary.

 

Dois dos programas de Rotary para jovens, o Rotaract e o Interact, foram formados durante a turbulenta década dos anos 60. Interact Clubs (para jovens de 14 a 18 anos de idade) e Rotaract Clubs (para pessoas de 18 a 30 anos) funcionam sob a supervisão e liderança dos seus Rotary Clubs patrocinadores e dão aos jovens a oportunidade de prestar serviços à comunidade além de desenvolver a sua capacidade de liderança e promover paz e compreensão mundial. Prestar serviços aos jovens continua a ser uma importante ênfase de Rotary.

 

 

Rotary hoje

 

O empreendimento mais ambicioso do Rotary, anunciado em 1985, é o programa Polioplus – uma abrangente campanha cujo objetivo era a erradicação da poliomielite até 2005, ano do centenário do Rotary. Conduzida com a cooperação de governos nacionais e agências não-governamentais como a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Pólio é um paradigma de cooperação dos setores públicos e privado na luta contra uma doença. O Polioplus ajuda programas de erradicação da poliomielite a níveis regional e nacional, oferecendo vacinas, vigilância e mobilização social. Até o ano 2005 – data em que o mundo esteja livre da poliomielite – as contribuições de rotários à erradicação mundial da pólio terão atingido meio bilhão de dólares.

 

A partir de sua admissão em Rotary, em 1987, as mulheres são o grupo de crescimento mais rápido de Rotary, gradualmente ocupando posições de liderança na organização. Mais de 1.900 mulheres são presidentes de clube e esse grupo está rapidamente assumido posições de liderança regional. Hoje em dia, aproximadamente 1,22 milhões de homens e mulheres em suas profissões, participam em mais de 31.600 clubes ao redor do mundo.

 

Rotary continua a crescer internacionalmente. Após o colapso da Cortina de Ferro, Rotary Clubs que haviam sido desativados durante a Segunda Guerra Mundial foram restabelecidos na Europa Central e Ocidental. Em 1990, pela primeira vez foram formados Rotary Clubs na Rússia e em seguida em outras antigas repúblicas soviéticas. A Armênia, antigamente parte da União Soviética, é uma opção recente ao mundo rotário com o estabelecimento do Rotary Club de Yerevan em 1996.