Alexandra

CANHOTO, Alexandra Maria José, 1950


Alexandra (Maria José Canhoto), 1950 (6 fotos)
Corre o ano de 1999 quando Alexandra é convidada pelo encenador Filipe Lá Feria a integrar o musical “Amália”, com estreia no Cine Casino do Funchal, ao que se segue a apresentação no Teatro Politeama em Lisboa. Este musical, que figura como um dos maiores sucessos de bilheteira, baseia-se na vida da fadista Amália Rodrigues, encarnada pela não menos conhecida cantora, Alexandra.
Alexandra, de seu nome Maria José Canhoto, nasceu a 25 de Abril de 1950, na aldeia Soalheira, concelho do Fundão. As raízes beirãs determinam as potencialidades da sua voz, que entretanto, e sob influência da sua vivência em Moçambique, local onde passa a infância, a levam a optar pela vida artística.
Rapidamente Alexandra passa a ser um dos nomes mais acarinhados pelo público e em 1978 estreia-se com o lançamento do single “Senhora Maria”, seguindo-se a profissionalização um ano depois. Depressa o seu sucesso se reflecte nas inúmeras edições discográficas, nomeadamente na década de 80 e que ilustram o vasto currículo da cantora.
De um talento popular, com inúmeros registos discográficos lançados no mercado português, Alexandra projecta a sua popularidade a nível nacional com a canção “Zé Brasileiro, Português de Braga” (Vasco Lima Couto/António Sala) que concorre ao Festival da Canção RTP, em 1979. Em 1982 alcança o 3º lugar no mesmo festival com o tema “Até ao Amanhecer” (Pedro Brito/Tózé Brito), seguindo-se em 1983 o 5º lugar com o tema “Rosa, Flor Mulher” (Fernando Correia Martins) e em 1985 com “Cantar Saudade” (Odete M. Oliveira/Álvaro Lúcio) alcança o 6º lugar do referido festival.
Teve uma breve passagem pelo teatro de revista, estreando-se em 1978 no elenco de “E Tudo S. Bento Levou” e em 1993 na revista “A Pão e a Laranjas, ambas apresentadas no Teatro Maria Vitória. Em 1991 regressa à televisão para a participação no programa “Regresso ao Passado”, onde explora as primeiras interpretações de fado.(...) Ler mais aqui: http://www.museudofado.pt/personalidades/detalhes.php?id=260


Alexandra: Canta folclore do Minho aos Açores


Label: Rossil ‎– LISFLP - 20000
Format:
Vinyl, Single, LP
Country:Portugal
Released:1978
 
Genre:
Pop, Folk, World, & Country
Style:
 
Tracklist
LADO A   
- O meu adufe
- Mineiro de Aljustrel
- Castelo Branco
- Sou de Loulé
- Desgarrada Açoreana
- Saudade da Ria

Lado B   
- Chapéu preto
- Menina descalça soletra o amor
- Um amor na outra banda
- Hortelã mourisca
- Madeira barca dourada
- S. João de Braga






Alexandra: Rosa Flor Mulher
Label: Valentim De Carvalho ?– 1VCS 1041
Format: Vinyl, 7"
Country: Portugal
Released: 1983
Genre: Folk, World, & Country
Style:

Tracklist
A1    Rosa Flor Mulher   
B1    Rosa Flor Mulher - Instrumental







Alexandra: Cantar saudade

Label: EMI- Valentim De Carvalho - 1775467
Format: Vinyl, 7"
Country: Portugal
Released: 1985
Genre: Folk, World, & Country


Tracklist
A1    Cantar saudade   
(Álvaro Lúcio - Maria Odete Oliveira)

B1    Viver demais
(Tucker-Findon-Rodway-Adt. António José)


Arranjos e direcção de Ramon Galarza
Produção de Mário Martins

Alexandra interpreta "Cantar Saudade" no Festival RTP 1985, classificando-se em 6º lugar com 130 votos.







Comments