Primeiro "Fansite" brasileiro dedicado a



Riverdance


 

 




           


            

 

 




 

 

 

 

 

 

 

 

 Riverdance é um espetáculo de sapateado irlandês que se caracteriza pelo rápido movimento das pernas dos dançarinos contrastando  com a aparente imobilidade  do corpo e braços.

 Riverdance apresentou -se pela primeira vez no dia 30 de abril de 1994 durante o intervalo de sete minutos, no Festival Eurovisão da canção.  A anfitriã em 1994 foi a Irlanda  por vencer a edição de 1993 do Festival.

 

A produção  ficou ao cargo da produtora Moya Doherty que  convidou Michael Flatley e Jean Butler( dançarinos americanos filhos de irlandeses), o coral Anúna, orquestra, percussionistas e 25 dançarinos irlandeses para apresentar  um número de dança tradicional irlandesa durante o  intervalo. Flatley e Jean Butler foram responsáveis pela coreografia do show que contou com a participação de Brendán de Gallaí.   Joanne Doyle integrou  Riverdance  8 meses após a estréia. Posteriormente  Joanne e Brendán tornaram-se solistas principais da "Liffey" uma das companhias de Riverdance. Com música composta por Bill Whelan este show, de 7 minutos de duração , denominado Riverdance, foi ovacionado de pé e teve um sucesso tão estrondoso que Bill Whelan projetou a repetição para um espetáculo isolado de maior duração incorporando também música e dança de outras culturas:  Espanha, Rússia e Estados Unidos  como também a equipe de dançarinos irlandeses de sapateado dirigidos por Flatley e Butler.

 

A estréia do espetáculo  Riverdance, em fevereiro de 1995 no Point Theatre em Dublin, teve a duração de 2 horas e esgotou as bilheterias durante 5 semanas consecutivas.Foi produzido por Moya Doherty e dirigido por John McColgan.A combinação de música tradicional e moderna, com coral e dança irlandesa teve um resultado perfeito, apaixonando o público imediatamente pela cultura do país. Anúna, o grupo coral de Michael McGlynn mostrou-se como uma das peças cativantes do espetáculo original, mas a aparição do brilhantismo de Michael Flatley e Jean Butler foi equiparável. Este espetáculo de coreografia e música relançou a dança tradicional irlandesa deixando as audiências maravilhadas. Riverdance conta a estória dos irlandeses: a partida e a chegada ao novo mundo. Mostra também o encontro e interação com outras culturas.

  

Michael Flatley abandonou  Riverdance ainda em 1995 antes da estréia londrina devido a desentendimentos com os produtores. Foi substituído pelo dançarino Colin Dunne que permaneceu  como solista principal de Riverdance   até 1998. Jean Butler atuou como solista principal,  na  companhia "Lee",  ao lado de Colin Dunne até 1996.

 

Riverdance estreiou em  Londres em junho de 1995 para  durante quatro semanas, esgotar bilheterias no  Teatro Apollo Hammersmith, que teve que passar por reformas para se adequar ao espetáculo.

 

Após temporadas muito bem sucedidas em capitais européias Riverdance partiu em direção a Nova York  para apresentar-se  no Radio City Music Hall, em março de 1996 .Foi a primeira vez que o show se exibiu na América e o sucesso foi enorme. O Anúna deixou o espetáculo em setembro de 1996. A partir de então, a direção de Riverdance passou a contratar cantores para acompanhar os músicos e dançarinos nas turnês mundiais.

 

Atualmente há três(3) companhias em turnê com Riverdance. "The Boyne" atua  na América do Norte," The Foyle" na Irlanda e a terceira denominada "The Corrib" apresenta-se  no Reino Unido e Europa. Boyne, Foyle e Corrib são nomes de rios  irlandeses.

 

Já houve outras companhias com os nomes dos rios Liffey, Lee, Lagan, Avoca e Shannon.

 

 

 

 

 

LINK OFICIAL 

 

 

 

 FONTES ( SOURCES)

 

 

  

 

  • Clique nas fotos para ampliar/ Click on the photos to enlarge