Meu trabalho - fotos  

  A alfabetização


O que faz valer a pena?  Ver meus alunos aprendendo de verdade!

Home 

Atualmente estou lecionando no Paranoá com classe de alfabetização. São 28 crianças e estão com idade entre 7 e 8 anos. Metade deles vieram da Educação Infantil e a  outra nunca frequentou a escola. É uma turma bastante heterogênea com relação ao desenvolvimento da linguagem escrita.

  •    Hora da história                                               

 

Explorando o livro: ABC Turma da Mônica - Maurício de Souza

  • RELEITURA DE QUADRINHAS - Tiradas do livro citado: nesta atividade os alunos estão (pois ainda estamos realizando esta atividades ao longo do mês de junho/2008)  ilustrarando com desenhos próprios as  quadrinhas do livro. Eles estão empolgados. Dificil encontrar uma criança que não goste de desenhar.

 

 

 

 

 

 

  •  EVOLUÇÃO DA ESCRITA DE ALGUNS ALUNOS EM 3 MESES  DE TRABALHO

 de  20/02/2008    a 20/05/2008 

Aqui coloquei  nomes fictícios/inventados  para que a imagem e os nomes dos alunos fossem preservados. Então chamarei o primeiro aluno de  Marcelo.                                                

Marcelo- chegou no nível pré-silábico- nunca frequentou a escola e não diferenciava letras de números como pode se observar abaixo . Ditei as palavras: BONECA, PANELINHA, CASA E MÃE e uma frase: A menina brinca de casa 

Antes em 20-02

 

Depois em 20-05  apresentando uma escrita já alfabética, com algumas dificuldades ortográficas.

   

O segundo aluno chamarei de Joãozinho. Em 20-02 encontrava-se no nível pré silábico, apesar de escrever letras não atribuía valor sonoro as sílabas citadas. Veja abaixo:

Antes 20-02

 Depois em 20-05 escrevendo um outro grupo de palavras em nível alfabético, inclusive com letra cursiva  como se pode ver a seguir.

O crescimento dos alunos vai nos realizando!!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Este último aluno darei o nome de Mariazinha. Ela já começa a colocar algumas letras que até tem um valor sonoro correspondente mas muito indefinido, bem confuso e depois ja começa escrever de forma mais alfabética com algumas dificuldades ortograficas.. Compare abaixo e veja o crescimento/evolução da escrita desta criança.

 Antes

 Depois

 

 O processo de alfabetização não é algo simples para a criança como pode parecer para nós adultos. Estes e outros alunos que tenho na sala que nunca estudaram em uma escola tiveram até aqui um bom crescimento, imagine como elas estarão ao final do ano e eu orgulhosa deles!!! 

Procuro desenvolver atividades diversificadas ( alfabeto móvel, bingos quadro de pregas, histórias, jogos pedagógicos...) e que sejam também lúdicas, mesclando alguns métodos, com a utilização de materiais concretos na medida do possível e muuuuuuuito trabalho!!!