historico_blog_rc

======== HISTÓRIA DO BLOG RICARDO CAMPOS ========




Resumidamente, o blog teve 4 fases:
- Ricardo Campos v1 -- set/2003 – jun/2005 (1 ano e meio)
- Feinhu ----------------- out/2005 – fev/2006 (6 meses)
- Ricardo Campos v2 – mai/2006 – set/2007 (1 ano e meio)
- Ricardo Campos v3 – set/2007 - ... (o blog ficou 1 ano e meio trancado em 2009)


=============================================
Informações gerais sobre o Blog
Aqui apresento as informações gerais sobre todas as fases do meu blog e o q tenho sobre ele.

Primeiro uma breve apresentação.

Fundação do blog --- 03/09/2003
Desde sua fundação, manteve uma média de 20 pessoas por dia e 140 por semana.

O Blog Ricardo Campos pode ser considerado um livro sobre a minha vida. Ele mescla narrativas de acontecimentos pessoais com opiniões e reportagens minhas sobre fatos q vejo por ai.

O blog sempre teve um aspecto anônimo. Apesar disso, ele já foi citado e copiado em diversos lugares na web afora.
=============================================

--------- Ricardo Campos v1 ---------
Ficha:
Duração: set/2003 – jun/2005 (1 ano e meio)
Url: www.ricardocampos.blig.com.br / www.ricardocampos.weblogger.com.br
Hospedagem: Blig e depois Weblogger
Visitantes: 10.000
Posts: 230 (aprox.)
------------------------------------------------

Setembro de 2003 – SP.
Qdu iniciei o Blog, mal sabia escrever um diário e estava a uns 6 meses na internet. Os posts eram totalmente solitários e uma ou outra pessoa olhava o q eu escrevia. Era um abismo.
Fundado no Blig, na época um excelente servidor, mantive o blog lá por um bom tempo. Com o tempo, o Blig foi piorando e me vi obrigado a migrar para o Weblogger. No fim, me acostumei e o weblogger se tornou mto melhor.

Minhas primeiras semanas de postagem não havia nem template, era um pronto do Blig. O primeiro template que escolhi era do “Templates By Marina”, a imagem do South Park. Foi meu template durante mais de um ano e uma das primeiras marcas do meu blog.

Meu blog soh começou a ser bem lido no fim de 2003. Na época, não havia Orkut e as pessoas descobriam pelo meu MSN, pelos chats q eu entrava, por outros blogs e buscas em geral. Foi tb nesta época q eu comecei a escrever melhor.
O “meu perfi” no Blog foi a primeira coisa q o fez original e chamou a atenção da maioria das pessoas q entravam, foi copiado por pelo menos outros 6 blogs.
Sinceramente, não lelmbro mais como bolei akele perfil, sei q foi totalmente original e inventei-o como um despejo de raiva e criatividade q eu tinha acumulado durante anos devido às coisas q eu sofria.

A maioria das primeiras pessoas realmente interessantes q conheci na internet entravam no meu blog e isto ajudou pra q eu conseguisse comunicação com elas.

O www.ricardocampos.weblogger.com.br foi a minha maior marca na internet durante mais de um ano, teve 10 000 visitas neste período todo.
Qdo o Orkut surgiu (eu entrei em 06/2004), perdi parte do público do meu blog, mas consegui manter a maioria. Por outro lado, a maioria dos novos leitores passaram a vir de lá.
Até o encerramento deste endereço, houveram alguns posts q chamaram a atenção do público e obtiveram alguns recordes de audiência. Os principais foram “Depoimento Cabral” e “Minha Adolescência”. Ambos, postei no Orkut.

Encerrei esta conta aproximadamente 1 ou 2 meses após retornar para a minha cidade Natal (Porto Alegre).


-------------- Feinho --------------
Ficha:
Duração: out/2005 – fev/2006 (6 meses)
Hospedagem: Weblogger
Url: www.feinho.weblogger.com.br
Visitantes: 1.891
Posts: 17
------------------------------------------------

De volta a POA, fikei um período ausente de escrever na internet. Aproximadamente 4 meses. Foi uma época de extraordinária solidão intelectual na minha personalidade pq parecia q eu keria jogar as minhas idéias pra fora mas não tinha onde. Pretendia ficar mais tempo, mas não resisti e resolvi abrir um novo blog.

Uma mescla de situações traumáticas e anonimato social me deram oportunidade de fazer uma coisa única e até certo ponto inédita na internet na época... Resolvi postar todas estas situações traumáticas sofridas no passado e algumas recorrentes no presente da época...

Em outubro de 2005, criei um novo pseudônimo (Feinho) para poder postar meus sofrimentos. Neste blog, eu postei mto pouco meus pensamentos, pq não havia mta coisa além de sofrimento dentro de mim.

O Template era um novo modelo de South Park (pra variar neh), este totalmente escuro e com um ar de tristeza bem maior e, portanto, sincronizando com o blog.

Este blog durou 4 meses, mas foi bastante visto, pq meus posts eram totalmente polêmicos e quase todos foram postados no Orkut. Foram aproximadamente 10 a 15 posts polêmicos. Este blog teve um sentido bem diferente do outro. Meu intuito, com ele, era provocar ao máximo a sociedade. E eu consegui.

Encerrei-o, após mudança de projetos na minha vida...


--------- Ricardo Campos v2 ---------
Ficha:
Duração: mai/2006 – set/2007 (1 ano e meio)
Hospedagem: Weblogger
Url: www.ricarducampos.weblogger.com.br
Visitantes: 10.000
Posts: 175 (aprox.)
------------------------------------------------

Em abril de 2006, resolvi retornar com a minha marca Ricardo Campos. Este blog, portanto, tinha uma linha parecida com o primeiro. Eh claro q nele havia mais provocação a sociedade (não tanto qt o segundo), ainda mais em tempos do Orkut.

O template de blog era o mesmo q o do Feinhu, porém editado para um fundo claro, ficando com uma energia mais positiva e mais fácil de ler.

Meu blog se consolidou de novo na internet, voltando a ter leitores fiéis e sempre novos leitores chamados por polêmicas ou idéias fortes.
Foi a fase de maior abrangência do blog. Narrativas do meu cotidiano, críticas e provocação à sociedade, crônicas, mini-reportagens, os textos eram feitos por mim ou extraídos de sites q eu acessava, as vezes misturados. Esta maior abrangência tb se deu nos leitores mais “ecléticos” e em maiores referencias ao blog.
Esta versão manteve a mesma linha do primeiro, apesar de possuir características peculiares de POA, e teve mais alguns diversos posts q chamaram a atenção. No final, ele firmou mais ainda a minha marca na net e encerrou novamente com 10 000 visitas.


--------- Ricardo Campos v3 ---------
Ficha:
Duração: set/2007 ... atual (foi trancado no ano de 2009)
Hospedagem: Blogspot
Url: www.ricarducampos.blogspot.com
Visitantes: 11.000 (em julho/2012)
Posts: 141
------------------------------------------------

De volta a SP, migrei para um novo Blog... Tentei deixar a linha do blog semelhante às fases anteriores, porém ele manteve uma caracteristica mais calma e uma audiência mt menor (chegando a ter apenas 1 visitante por dia em algumas épocas). Não sei se essa fase mais solitária do blog se deve ao servidor do Blogpost (aparece menos no google) ou ao declínio do interesse virtual nesse tipo de mídia.
Atualmente, vem mantendo uma média amena de 10 visitantes diários e comentários muito esporádicos
Esta ultima versão do blog manteve como relevância alguns posts sobre assuntos antes deles acontecerem, como por exemplo o Anonymous e a Espionagem Virtual por Empresas, mas o foco do blog te seguido um rumo no sentido de postar minhas idéias..



Arquivos

Praticamente não há mais nenhum arquivo antigo do meu blog em publico, apenas textos repostados no Orkut e alguns sites...
Eu tenho quase todos os arquivos (posts ou em paginas da web) salvos em backups. Eu disponibilizo-os a quem se interessar.
Os posts atuais, todos estão hospedados no Blogspot



Comments