"Trabalhadores de todo mundo, uni-vos" - Karl Marx

 "O que motivou a criação deste site, foi a possibilidade de experimentar e compartilhar informações e conhecimentos..." Ricardo Antunes de Abreu
                                                                       
  • Ricardo Antunes de Abreu - Sociólogo, Corinthiano, Casado, Nascido em 1965 e sob o signo de escorpião com ascendente em aquário.
  • Bacharel em Ciências Políticas e Sociais em 1991 pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP, sociólogo mtb/mte 1560.
    Especialização - Latu Sensu em Gestão Pública para Governantes" convênio Prefeitura de Guarulhos - UNICAMP (2006-2008).
  • Ex - Dirigente Sindical: Sindicato dos Sociólogos SP - SINDSESP (Para contato com o SINDSESP enviar e-mail para: (sindsesp1@gmail.com) Federação Nacional dos Sociólogos - FNS (Presidente, mandato 2011-2014 -Para contato com a FNS enviar e-mail para federacaodossociologos@gmail.com)
    Desde dezembro de 1996 trabalhando como sociólogo na Prefeitura de Guarulhos-SP.
  • Integrante da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil de Guarulhos - CMETI.
    Trabalhei na Prefeitura nas área de planejamento urbano, assistência social, relações de gênero e raciais.
    Desde junho de 2009, estou prestando serviço na Secretaria de Assistência Social e Cidadania - SASC, Prefeitura de Guarulhos.
     Contatos no e-mail: ricbambambam@uol.com.br 
  •  "Sonho que se sonha só é apenas sonho mas, sonho que se sonha junto é realidade" - Raul Seixas.
  •  "Falta de cultura, prá cuspir na estrutura" - Raul Seixas. 
 
 
 “É preciso reconhecer, antes de mais, o primado da política. Por mais que se fale contra a política, por mais que os espíritos superiores ou escrupulosos a denigram, por maiores que sejam os erros, os vícios e as misérias da política, a verdade é que, na base de tudo, está a política, como condição, sustentáculo e fonte. Sem política, não existe governo. Sem política, não há governo que possa operar, influir e realizar. Isto é verdade mesmo nas ditaduras. Uma ditadura só pode viver baseada numa política, sustentada por uma opinião, por uma corrente, por um concerto de vontades e idéias. Faltando-lhe essa base política, já não pode funcionar a ditadura, e o resultado é desorganizar-se e cair. Mas o conceito prevalece a principalmente nas democracias. Ai o governo é a expressão de uma política, e só funciona sob a inspiração e com o apoio dessa política. O governo tem de refletir, na sua configuração e nos seus empreendimentos, a vontade do povo, e essa vontade é a política que a reflete, exprime e manifesta. O primeiro termo, portanto, é a política. Na ordem da vida pública, a política é a base e é dela o primado."

Gustavo Capanema - Fonte: texto extraído do livro “Regionalização e Centralização Política – Partidos e Constituinte nos anos 30” Coordenação Ângela Maria de Castro Gomes...[et al]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. 501p. 

                 
Gestão Ambiental e Sustentabilidade
 
Vídeo muito interessante sobre o consumismo desenfreado na sociedade capitalista - Título "História das coisas".
 

 

Pegada Ecológica

Que marcas vc quer deixar no Planeta? Acesse o link http://www.pegadaecologica.org.br/ e responda a um questionário de 15 questões que servirá para estimar a quantidade de recursos naturais necessários para as suas atividades diárias.

 

Uma verdade inconveniente - Al Gore

http://www.youtube.com/watch?v=vcUhA7hG-Wc

pegue em uma locadora a versão integral.

Dicas de sites para se cadastrar e receber informes s/ meio ambiente e sutentabilidade:

http://envolverde.ig.com.br/
http://www.ambientebrasil.com.br/
http://www.felicidadeinternabruta.com.br/

Para uma Gestão Ambiental Saudáve e Sustentável, devemos seguir os quatro R's:

Repensar

Reduzir consumo

Reutilizar

Reciclar

A Google lançou um novo site de busca na internet  com a mesma tecnologia e qualidade de busca do Google. A novidade é que: - A cada 50.000 consultas uma árvore será plantada, e fica disponível no portal o número de mudas atingido.

- O fundo preto da tela, que a princípio gera estranhamento, descansa os olhos e economiza 20% da energia do monitor (as práticas responsáveis quase sempre acumulam benefícios... ).

A iniciativa é nova (a contagem das árvores começou mês passado), ainda faltam ajustes, como, por exemplo, divulgar os locais do plantio e detalhes como se há ou não a preocupação de reflorestamento com as espécies nativas dos respectivos biomas, mas acredito que em breve essas questões serão devidamente esclarecidas, e por isso peço que, por favor, divulguem essa notícia. O número de mudas ainda está muito baixo, por que poucas pessoas conhecem essa iniciativa.

O nome do site é ECOPLANET  http://www.eco4planet.com/pt/

Veja abaixo na sub-página curso "Gestão ambiental e sustentabilidade", documentos e textos referente ao curso que frequentei na Prefeitura de Guarulhos no mês de julho/2009 ministrado pela FIA-USP.