Sankofa 04


SANKOFA 04: dezembro/2009


 

Apresentação Nº 04

            É com prazer que o Núcleo de Estudos de África, Colonialidade e Cultura Política (NEACP – DH – FFLCH – USP) apresenta o quarto número da Sankofa: Revista de História da África e de Estudos da Diáspora Africana.  Assim completa-se dois anos deste trabalho coletivo de esclarecimento e reflexão acerca da temática afro-negra.

Este número se inicia com a seção de artigos, que trará uma exposição democrática do que a historiografia atual tem trabalhado sobre este tema. Ele se inicia com o artigo de Rodrigo Faustinoni Bonciani: Soberania e escravidão. Neste, o autor faz uma análise de longa duração das relações entre a emergência da soberania do Estado e a escravidão no Brasil, Cuba, E.U.A. e nas Antilhas inglesas e francesas. Sua investigação das políticas ultramarinas do período colonial desvela os conflitos, acordos e negociações existentes entre os movimentos de reconhecimento do poder real e as exigências de preservação das jurisdições locais, ao longo de toda a experiência colonial. Trata-se de importante assertiva aos estudos históricos que versam, direta ou indiretamente, sobre a temática colonial.

         Desde uma perspectiva mais circunscrita, se somam outros dois artigos, fartamente documentados, sobre a experiência afro-negra no Brasil, escritos por Josivaldo Pires de Oliveira (Cosme de Farias e os capoeiras na Bahia: um capítulo de história e cultura afro-brasileira) e Janote Pires Marques (Autos de Rei Congo em Fortaleza: Uma prática cultural negra na dinâmica sócio-espacial da cidade, 1873-1900). São belas contribuições para uma rescrita da história do Brasil e a história do negro no Brasil.

A África é contemplada no interessante artigo de Jacimara Souza Santana: A participação das mulheres na luta de Libertação Nacional de Moçambique. Neste, a autora dá ênfase particular aos depoimentos das ex-combatentes moçambicanas na Revista Tempo, entre 1975 e 1985. Com este material, busca compreender a situação e a posição das mulheres nas lutas de libertação naquele país africano. Em especial, em sua relação com a FRELIMO. 

Na sessão Documentação Christianne Silva Vasconcellos nos apresenta em seu texto O Uso de Fotografias de Africanos no Estudo Etnográfico de Manuel Quirino uma análise sobre o evolucionismo social na obra de Querino e suas influências nos estudos sobre as influências africanas na cultura baiana. A análise das fontes visuais feita pela autora é exemplo importante de método útil para a desconstrução do racismo nas obras de referência e/ou livros didáticos.  

            Além destes ensaios, este número da Sankofa traz a resenha de Flavia Rios (Teoria do processo políticos e movimento negro afro-americano), sobre a obra do sociólogo estadunidense Doug McAdam: Political Process and the development black insurgency (1930-1970), de 1999.  Trata-se de uma obra importante sobre o movimento negro afro-americano, sobre a qual a autora estabelecesse um diálogo crítico. Sobretudo acerca dos seus aspectos teórico-metodológicos.       

            Por fim, apresentar-se-á uma entrevista inédita com o sociólogo Antonio Sérgio Alfredo Guimarães, professor titular da Universidade de São Paulo. Nesta entrevista, intitulada de O universalismo das ações afirmativas, Antonio Sérgio traz sua opinião sobre os rumos e os desafios da política anti-racista no Brasil. Um esclarecimento baseado em larga contribuição ao tema.            

            A revista Sankofa gostaria de agradecer aos autores pela qualidade dos trabalhos que hora se apresentam, assim como o foram em números anteriores. Esta é a seriedade que o tema exige, seja qual for à perspectiva teórica, titulação ou origem dos pesquisadores que assinam os textos.      

            Aproveitamos também a oportunidade para agradecer a todos que participaram como palestrantes e ouvintes, do I Seminário de História da África e Estudos da Diáspora Africana, organizada pelo NEACP e Sankofa, entre os dias 03 e 05 de Novembro de 2009. Futuramente, publicar-se-á um resumo dos debates ali ocorridos. Este é o segundo evento que tais entidades realizam, somando-se ao curso Debates sobre África, Colonialidade e Construção de Identidades, ocorrido em Novembro de 2008, no Departamento de História (FFLCH – USP). Oxalá que sejam apenas os primeiros. Afinal, só com unidade e trabalho teremos uma avaliação positiva das gerações vindouras...  

 


Sumário


ARTIGOS

 

Soberania e Escravidão

Rodrigo Faustinoni Bonciani

 

Autos de Rei Congo em Fortaleza: Uma prática cultural negra na dinâmica socioespacial da cidade (1873-1900)

Janote Pires Marques

 

Cosme de Farias e os Capoeiras na Bahia: Um capítulo de história e cultura afro-brasileira

Josivaldo Pires de Oliveira (Bel)

 

A Participação das Mulheres nas Lutas de Libertação Nacional de Moçambique em Notícias (Revista Tempo 1975-1985) 

Jacimara Souza Santana

 

DOCUMENTAÇÃO

O Uso de Fotografias de Africanos no Estudo Etnográfico de Manuel Quirino

Christianne Silva Vasconcellos

 

 

RESENHA

McAdam, Doug (1999) Political Process and the development black insurgency (1930-1970) Chicago and London. The University of Chicago Press. 2º edition 

Flávia Rios

 

 

ENTREVISTA

Antonio Sérgio Alfredo Guimarães: "O Universalismo das Ações Afirmativas"

Ċ
Revista Sankofa,
18 de mar de 2010 12:09
Ċ
Revista Sankofa,
18 de mar de 2010 12:09
Ċ
Revista Sankofa,
18 de mar de 2010 12:10
Ċ
Revista Sankofa,
18 de mar de 2010 12:13
Ċ
Revista Sankofa,
18 de mar de 2010 12:14
Ċ
Revista Sankofa,
18 de mar de 2010 12:14
Ċ
SANKOFA4.pdf
(6795k)
Revista Sankofa,
18 de mar de 2010 12:09
Ċ
Revista Sankofa,
18 de mar de 2010 12:10
Comments