Número 5 1979
 

Da nota de abertura:

Após três anos de atribulada existência, CLASSICA publica o seu quinto volule, completando, assim, um primeiro ciclo de vida. Este n.º 5 encerra, esperamos, o “período romântico”, o “quixotismo” que transforma a crença em esforço e a vontade em obra. Sem apoios materiais, sem infra-estruturas, apoiada apenas no querer e no esforço de alguns e contando com uma colaboração pouco abundante, CLASSICA sobreviveu, parece-nos, com dignidade. A prová-lo, o número de assinantes que, sendo embora diminuto comparado com o de outras revistas, congrega quase todos os que neste País se interessam pelos problemas das “coisas clássicas” e do Português. Entretanto, já se vai falando de CLASSICA no estrangeiro. Cinco números em três anos é, evidentemente, uma produção diminuta. O aspecto gráfico não é, também, aquele que todos desejaríamos e a colaboração não é tão vasta e diferenciada como pretendíamos. Sem procurar fazer um balanço e olhando para o futuro, diremos que, procurando manter aquilo que de positivo CLASSICA tem tido, se fará um esforço de remodelação e dinamização.
 
Bibliografia recenseada:

Setúbal Arqueológica I, II e III. Setúbal, Junta Distrital de Setúbal, Museu de Arqueologia e Etnografia, 1975 e 1976-77, Amilcar Manuel Ribeiro Guerra (p.58)

Frei Amador Arrais, Diálogos. Introdução e revisão de M. Lopes de Almeida. Porto, Lello & Irmão — Editores (col. “Tesouros da Literatura e da História”), 1974, 815 pp., Victor Jabouille (p.59)

Francisco de Andrade, Crónica de D. João III . Introdução e revisão de M. Lopes de Almeida. Porto, Lello & Irmão — Editores, 1976, 1286 pp., Victor Jabouille (p.60)

Carlos de Oliveira, Pequenos Burgueses. Lisboa, Sá da Costa, 1978, 195 pp., Victor Jabouille (p.60)

Charles Chadwick, O Simbolismo, Tradução de Maria Leonor de Castro H. Telles. Lisboa, Lypsia, 1975, Marília P. Futre (p.61)

Clara Crabbé Rocha, O Espaço Autobiográfico em Miguel Torga . Coimbra, Livraria Almedina, 1977, Victor Jabouille (p.63)
 
José Merinho, Verdade, Condição e Destino no pensamento português contemporâneo . Porto, Lello & Irmão — Editores, 1976, 311 pp., Carlos Henrique do Carmo Silva (p.64)
 
José Hermano Saraiva, História concisa de Portugal . Lisboa, Publicações Europa-América, 1978, Victor Jabouille (p.66
 
 Carlos da Fonseca, História do movimento operário e das ideias socialistas em Portugal I – Cronologia . Lisboa, Publicações Europa-América, 1979, 267 pp., Victor Jabouille (p.67)

Sumário :

Nota de Abertura (p.3)

POSTRIDIE MANE – uma experiência em banda desenhada (p.5)

Os búrios – Um importante achado arqueológico, Domingos Maria da Silva (p.19)

Perspectivas para uma Sociologia das Literaturas Clássicas Grega e Latina, Victor Jabouille ( p.45)

Bibliografia (p.58)