Número 19 Dezembro de 1993

Direcção: Victor Jabouille, Cristina de Sousa Pimentel, Cristina Abranches Guerreiro, Fernando Lemos e Arnaldo do Espírito Santo.

Da Nota de Abertura:
“Atravessamos tempos difíceis. A crise económica mundial, a proliferação de focos de tensão e de guerra, o buraco na camada de ozone, a expansão da SIDA e da hepatite B, o crescimento incontrolável da fome e da violência, o desconhecimento dos velhos valores culturais: são estes alguns dos elementos que caracterizam e condicionam o presente. O abandono do estudo do Grego e do Latim é só mais um sintoma de definição deste final do século XX d.C.
Nós, os que estudamos as Línguas e as Culturas Clássicas e que trabalhamos nessa área científica, pensamos que os velhos valores culturais devem ser preservados e que são um dos meios de realização do homem. Acreditamos, com convicção, que a Cultura que é o objecto da nossa investigação e do nosso estudo funciona como um importante elemento de dinamização, do desenvolvimento e de preparação de um futuro pelo menos mais digno e melhor do que o presente.
Por quanto tempo mais nos deixarão continuar a pensar assim?”

Sumário:

Nota de Abertura, Victor Jabouille

Cultura Clássica: Factor de União ou de Desunião?, Cristina de Sousa Pimentel

Amor e Retórica no Fedro de Platão, Frederico Lourenço

Eu, Professor de Latim: Hoje e Amanhã, Victor Jabouille

Do Latim Como Forma de Prazer: Duas Sugestões para a Aula de Latim, Luís Cerqueira

Olisipo e Tagus na Memória dos Latinos e À Descoberta de Olisipo em Lisboa, Isabel Margarida Duarte e Santos Carolino, Maria Gualdina Teixeira Lopes, Maria João Toscano Rico

Uma Proposta Didáctica para o Ensino do Latim, Maria Cristina Antunes Frutuoso

Vipasca I: Uma Proposta Didáctica, Sandra Cristina Matos e António Carlos T. Bettencourt

Era Verão, em Pompeios..., Cristina de Sousa Pimentel

Um Poema Neo-Helénico, Custódio Magueijo

Informação Bibliográfica, Cristina de Sousa Pimentel

EM DESTAQUE 

Aristófanes, As Nuvens, Maria Isabel Rebelo Gonçalves.

Giánnos Ritsos, Cristina de Sousa Pimentel.

Marie Madeleine COMPÈRE e Dolorès PRALON-JULIA, Performances Scolaires de Collégiens Sous L'Ancien Régime, Fernando Patrício de Lemos.