Número 16 Março de 1990

Direcção: Victor Jabouille, Cristina de Sousa Pimentel, Cristina Abranches, Fernando Lemos e Arnaldo do Espírito Santo. Impressão: Associação dos Estudantes da FLL.

“CLASSICA nunca se afirmou uma revista periódica; a sua elaboração está condicionada por numerosos factores. O espaço dilatado que medeia entre este número e o anterior é consequência desses factores e, por outro lado, também da consciência da responsabilidade interventiva da revista. Num momento em que se discutem novos programas para o ensino secundário e experimentam novos processos de formação de professores (...), a direcção de CLASSICA concentrou os seus esforços na publicação de Religandum de Cristina de Sousa Pimentel.”
“O presente número de CLASSICA retoma a temática tradicional, dando especial atenção ao estudo da epopeia. Assim, publicam-se três trabalhos complementares sobre a problemática do aedo nos Poemas Homéricos (...). O estudo da Eneida regressa às páginas de CLASSICA (...). A problemática das línguas clássicas e a situação do seu estudo são temas abordados por Cristina de Sousa Pimentel e Aires Augusto Nascimento.
Ilustrando todas as tendências científicas, metodológicas e pedagógicas, CLASSICA procura contribuir para manter vivo o estudo das línguas e culturas clássicas e, também, para que este exercício seja activo e não um simples complementar unidimensional. O gozo que decorre do convívio com a cultura clássica deve ser partilhado em larga escala e não apenas cultivado em núcleos cada vez mais limitados e inacessíveis. Não basta falar na influência de “Homero” em Joyce; é preciso ler a Odisseia e o Ulysses.”

Sumário:

Nota de abertura (p.V)

Introdução (p.1)

O Aedo na Sociedade Homérica, Paulo Farmhouse Alberto (p.3)

O Aedo e o Herói, Frederico Lourenço (p.11)

A Actividade Aédica de Helena, Ana Alexandra Sousa (p.19)

Outra Vez Eneias, J. Mendes de Castro (p.39)

A “Pietas” de Lauso, de Turno e de Eneias, João Beato (p.63)

Ode XXII do Livro III de Horácio (Esboço de Análise segundo a Óptica Formalista), Maria do Céu N. Faria

Alguns aspectos da materialização de mitologia clássica na literatura barroca, Victor Jabouille (p.77)

O Despertar dos Deuses, Cristina de Sousa Pimentel (p.85)

Perspectivas Europeias da Situação das Línguas Clássicas: Reunião da CNARELA — Estrasburgo, 5, 6 e 7 de Novembro de 1987, Aires Nascimento (p.89)

Situation des langues classiques au Portugal, Aires Nascimento (p.95)

“Colloquium didacticum Classicum XII Salisburgense” — Salsburgo, 26–30 de Setembro de 1988 — Relatório de participação, Aires Nascimento (p.101)

Project de “Nouvelles thèses de Besançon” ou proposition de Besançon pour un texte national: Didactique des langues anciennes: Charte de Paris (1989) (p.105)

Informação Bibliográfica, Cristina de Sousa Pimentel (p.113)

International Summer School for Teachers of Classics — St. Andrews, Scotland, 6–11 August 1990 (p.119)