As 5as Jornadas do GRESP, sob o lema RespirAR com qualidade, irão decorrer nos próximos dias 7 e 8 de Junho, em Lisboa, no Centro de Congressos da Portugal Telecom, no Parque das Nações.


A plataforma para a inscrição nas jornadas e submissão dos trabalhos pode ser acedida no Link seguinte:


Regulamento para Apresentação de Comunicações Livres nas 5as Jornadas do GRESP


Os resumos das comunicações livres devem ser submetidos através da plataforma informática, disponível no site www.apmgf.pt. Não serão aceites resumos manuscritos ou enviados em suporte diferente do referido anteriormente.

Para cada resumo deve ser registado obrigatoriamente o nome do autor que fará a apresentação e o respetivo contato de telefone e correio eletrónico. Essa identificação deve apenas ser feita no espaço indicado para o efeito. O texto do resumo não pode conter a identificação nem dos autores nem da instituição a que pertencem, sob pena de exclusão do mesmo.

O prazo limite de envio de resumos são as 23h59m do dia 22 de abril de 2019.

A inscrição nas Jornadas é condição obrigatória para a apresentação de comunicação livre.

O único formato previsto para a apresentação de comunicações livres é a Comunicação Oral, que deverá ser exclusivamente em português, e no âmbito das doenças respiratórias em Cuidados Primários de Saúde. O preletor deverá fazer uso de datashow, sendo o tempo máximo de exposição de 10 minutos. O fornecimento do ficheiro com os diapositivos das apresentações em bom estado, de modo a permitir a sua célere instalação, é da responsabilidade dos apresentadores. Este fornecimento deve ocorrer nos trinta minutos que antecedem a hora de início das apresentações, na sala respetiva. A Organização, que sugere PowerPoint versão mais recente como formato preferencial, não se responsabiliza por eventuais desconfigurações das mesmas.

Ao submeterem os resumos, os autores dos trabalhos aceitam a sua futura divulgação nas publicações pertinentes às Jornadas e, eventualmente, na página do GRESP na internet, comprometendo-se a Organização a identificar a sua autoria em todas as circunstâncias.


Os resumos não devem exceder os 150 caracteres no título do trabalho e os 2500 caracteres no texto do resumo. Os resumos devem ser estruturados de acordo com a área temática, sugerindo-se os seguintes tópicos:

Trabalho de Investigação - Justificação, objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.

Garantia da Qualidade - Introdução e objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.

Revisão Baseada na Evidência – Introdução e objetivo(s), Metodologia, Resultados, Discussão e Conclusão.

Relato de Caso – Enquadramento, Descrição de caso, Discussão e Conclusão.

Protocolos de investigação ainda não concluídos ou em fase de projeto – Introdução e objetivo(s), Metodologia (as seções Resultados e Discussão não devem ser preenchidas).

Nota: O intuito será obter contributos e comentários dos pares e facilitar a obtenção de potenciais parceiros para o projeto.


Prémios e Júri

É constituído um júri de seleção de resumos e de apreciação das apresentações. A composição do júri de seleção e apreciação é da responsabilidade da Comissão Organizadora das Jornadas.

O júri recusará qualquer resumo que não se enquadre na respetiva área temática a que se propõe. É instituído um prémio único destinado à melhor Comunicação Oral, podendo ser atribuídas menções honrosas não pecuniárias.

De entre as comunicações orais a apresentar, o júri selecionará as que serão sujeitas a apreciação para atribuição do prémio. Vigorarão critérios de rigor científico, pertinência para o âmbito das doenças respiratórias nos Cuidados de Saúde Primários e qualidade na apresentação.

O prémio e respetivo certificado serão entregues aos autores presentes na cerimónia de encerramento das 5as Jornadas GRESP. Aos autores não presentes o certificado será enviado por correio, mas o prémio apenas será atribuído aos presentes.

O júri poderá não atribuir prémio se julgar e justificar não haver motivo para premiar qualquer comunicação. O júri é soberano e as suas decisões não são passíveis de recurso.