2º Exercício Comunicações

2º Exercício de Comunicações - 23 de Janeiro de 2010
Image
REP-SCERA, considerando o elevado interesse numa pratica organizada nas comunicações via radio em quaisquer circunstancias, muito especialmente em situações de emergência real no âmbito da Protecção Civil.
Com a necessidade de treino e enquadramento dos elementos inscritos no --SCERA-- em situações de emergência. Tendo como interesse o de obter conhecimento e registo das actuais condições de cobertura das comunicações entre concelhos e a estação SCERA Nacional, nas bandas de HF , VHF e UHF na Área Metropolitana de Lisboa.
Vai efectuar-se um exercício de comunicações, no próximo dia 23 de Janeiro pelas 21h00 locais (21h00 UTC), no âmbito do SCERA, com a participação dos elementos inscritos e de todos os Radioamadores sócios e não sócios não inscritos no SCERA, que se disponibilizem para o efeito.

NORMAS PARA O EXERCÍCIO
1.- É um exercício de comunicações rádio para efeitos de treino de rotina e para levantamento de um mapa a nível Nacional e Distrital com a cobertura do espectro para as bandas de HF, e de VHF/UHF na A.M.Lisboa;
2.- É um exercício autónomo do SCERA;
3.- As frequências utilizadas em HF, serão as frequências utilizadas nos exercícios da Protecção Civil, que são:
80Mt-3.760 MHz;
40Mt-7.090 MHz;
20Mt- 14.290 MHz (devido a 14.300 estar a ser utilizada nas comunicações no Haiti).
ou + - 5 Khz dependendo do QRM. Para contacto entre os concelhos a mais de 100Km (inclui Portugal, Açores e Madeira) e a estação Nacional SCERA, será feita uma chamada nos 3,760 MHz, para a A.M.Lisboa será utilizada a frequência em VHF pré estabelecida para o Distrito de Lisboa 145,225 MHz, e neste exercício iremos utilizar o repetidor da Amoreira em UHF (439.100 MHz Shift -7600 Ton 74.4);
4.- A estação primaria do exercícios é --CT1REP-- situada na sede da REP e estará simultaneamente operacional nas bandas referidas;
5.- A estação CT1REP irá proceder à listagem de todas as estações do exercício, chamando em HF, 3,760 Mhz por ordem alfabética os distritos, em VHF e UHF será por grupos e indicativos, por exemplo: "CT1REP pronto para copiar estações inscritas no SCERA no distrito "X" , passando a chamar a estação "Y", agradecemos que sejam evitadas confusões com chamadas em simultâneo." Em relação à Área Metropolitana de Lisboa, serão chamadas as estações inscritas no SCERA, pela mesma ordem alfabética de indicativos.
6.- O registo das estações será efectuado em qualquer das frequências, e uma só vez.
7.- Após estar terminada a listagem dos inscritos será dada oportunidade a todos aqueles que quiserem participar e não estejam inscritos de se inscreverem no exercício. Será então iniciada a segunda parte do exercício, ou seja, a chamada individual de cada uma das estações, que deverão responder com as seguintes informações:
--Indicativo;
--Condições RST de recepção;
--Frequência do Contacto;
--QTH da Estação;

Cada estação deverá elaborar um registo ou log.
8.- A estação CT1REP pode chamar qualquer estação quando entender oportuno ou coordenar o contacto entre estações para esclarecimento de dúvidas.
Por ser difícil prever o tempo de duração deste exercício, é da responsabilidade da estação Nacional SCERA --CT1REP-- iniciar, terminar e conduzir o exercício, aceitando sugestões ou alterações que se considerem úteis ao desenrolar deste exercício.
Comissão Nacional SCERA
Ċ
Carlos Nora,
04/03/2010, 11:06
Comments