Painéis Funarte de Regência Coral

De 17 a 22 de Maio, em São Carlos, SP
   
     

 No momento as inscrições para a Oficina estão esgotadas, mas ainda há vagas para o Grande Coro.


Contextualização

O Centro da Música da Funarte desenvolveu até 1994 intensa atividade de apoio ao canto coral brasileiro, voltada, sobretudo, para a realização de cursos de reciclagem para regentes corais e para coralistas, e, ainda, para a edição de partituras (64 títulos, tanto para coro adulto como para coro infantil). Dessa atividade resultou visível aperfeiçoamento na qualidade dos coros brasileiros e de seus regentes, que puderam refinar seus repertórios e intensificar intercâmbios graças aos encontros propiciados por aqueles cursos.

O Painel de Regência Coral é um curso de uma semana, que visa possibilitar acesso aos conhecimentos teóricos e às vivências práticas de Regência Coral e de Canto Coral.  Este projeto de extensão da UFSCar será realizado em parceria com o a Funarte, que enviará dois professores de reconhecida competência na área, de um pianista para acompanhar as atividades e de um técnico para auxiliar na execução das atividades da semana. Visa proporcionar atividades de formação inicial e continuada para os regentes corais, bem como a possibilidade de oferecer uma vivência de canto coral, trazendo conhecimento de repertório adequado, além de uma oportunidade de convívio social para os participantes.

Este evento contará também com o apoio da Coordenadoria de Artes e Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos e da UFSCar através da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, por meio de parceria com os projetos "Música na Cidade" e "Fórum de Debates", do Núcleo de Formação de Professores e do Departamento de Artes e Comunicação.

O Painel de Regência Coral será oferecido gratuitamente e serão concedidos certificados de participação para os alunos com 80% de presença e que participarem do concerto de encerramento.

           

Objetivo Geral

Estimular o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área do canto coral,  e promover a integração e a troca de experiências entre regentes e coralistas.

 
Objetivos específicos
Da Funarte
- Realizar cursos de regência coral e de técnica vocal;
- Organizar oficinas  temáticas que atendam às necessidades dos conjuntos de cada região;
- Promover atividades conjuntas para os participantes dos Painéis e para coralistas de grupos locais selecionados.
Do evento
- Estimular o desenvolvimento das atividades corais na cidade de São Carlos e em cidades vizinhas;
- Promover a integração e a troca de experiências entre regentes e coralistas;
- Intensificar o aperfeiçoamento da qualidade dos coros brasileiros;
- Oferecer um curso de capacitação para regentes corais e professores de música
- Realizar, em horário noturno, um Grande Coro formado pelos regentes, professores de música e pessoas da comunidade, que, no encerramento do curso, fará uma apresentação aberta ao público;
- Apresentar ao público de São Carlos o resultado do trabalho realizado durante a semana através de um Concerto Musical.

 
Realização
O Painel realizado num Estado será aberto a regentes e a coralistas de outros Estados e de outras regiões.
Os cursos deverão ser centralizados no mesmo local, com um carga horário de 06 h diárias e um horário noturno para o ensaio do grupão a critério das instituições parceiras, de 2ª   a 6ª feira e no sábado uma apresentação de encerramento, aberta ao público, que poderá ser realizada em outro local.
O corpo docente será constituído de dois professores, auxiliados por um  pianista acompanhador, todos selecionados pela Funarte.
A Funarte e a(s) entidade(s) local(is) trabalharão em conjunto na organização geral do evento, inclusive no que se refere à eventual realização de apresentações ou atividades para o público externo.
Cada aluno inscrito se responsabilizará por seus gastos com hospedagem, alimentação e transporte.

Público Alvo:
Educadores Musicais, Educadores, Regentes, Instrumentistas acompanhantes, C
oralistas (grupo composto por pessoas que já cantem em um grupo coral e também por pessoas da comunidade que desejem participar do Grupo Coral que será formado durante o evento). A idade mínima para participação no Coro é 15 anos (casos excepcionais serão analisados pela coordenação).
 
Mais informações:
Centro da Música / FUNARTE
Coordenação de Música Erudita
Tel.: (21) 2279-8105
 
Departamento de Artes e Comunicações  / UFSCar
Tel.: (16) 3351-8141
Falar com Jane Borges