Que é a reflexologia podal?

A reflexologia podal parte do principio que os nossos pés refletem o nosso corpo. Quando pressiona em certos pontos do pé, isso tem um efeito positivo sobre o membro, órgão, glândula, músculos, tendões o articulações correspondente a eles. 

Talvez você ache estranho mas se compara o homem sentado com o seu pé vai ver a semelhança:


                                        O pé                               O homem sentado

            micro-sistema do pé como o espelho do corpo humano.
            Os dedos do pé representam a cabeça, o talão as alcatras etc.
            (Fonte: H. Marquardt:  Reflexzonearbeit am Fuss, 2007, 1999,
           1975)


                            O corpo humano refletado nos pés.

A reflexologia podal tem como efeito:
  • diminuir o stress e as tensões
  • favorecer a circulação sanguínea
  • favorecer a excreção de resíduos
  • restabelecer o bem estar do corpo etc.
Assim esta terapia pode ser utilizada para tratamento de doenças e transtornos de saúde, stress e desequilíbrios emocionais.

Posso também ver ou palpar nos pés onde estão as zonas com problemas. Nestas zonas do pé pode sentir-se sensibilidade ou mesmo dor, dureza ou ver-se uma cor diferente , etc.
Assim a reflexologia pode ser utilizada como um instrumento de diagnóstico! Vea-se alguns exemplos aqui a direita.

Mas a reflexologia é uma técnica de cura complementar, e não substitui nenhum profissional da área médica!

Um exemplo de uma senhora de 80 anos:

Há alguns anos que de vez em quando eu dei massagens de pés a uma senhora de 80 anos. Ela gostava muito, mas sempre quando eu palpava a zona de reflexo dos rins no pé ela me dizia que doía. Perguntei-lhe se tinha talvez problemas nos rins? Ela me respondia que várias vezes teve cálculos reinais mas agora já não. Eu sempre respondi que o dor no pé indicava que havia alguma coisa com os seus rins. Mas como ela não tinha nenhum problema nesse momento com os seus rins, ela não foi ao medico. 

1-2 anos depois ela teve fortes dores nas costas e finalmente ela foi hospitalizada quando essas foram demais doloroso. Ela tinha um quisto no ovário, tão grande como uma bola de futebol, cheio de líquido! Alem disso tinha um pequeno tumor num rim......! 
Ela me disse: tu sempre me disseste! 
Felizmente ela foi operada com succeso!

Um exemplo de uma esteticista

Esta senhora visitou-me durante o meu período de estágio para uma massagem relaxante (no contexto do meu estágio tive que dar 10 massagens relaxantes às 10 differentes pessoas).
Ela contou-me que antes ela trabalhou numa ambulância, mas como o trabalho era pesado e como ela teve dores de costas ela não pôde continuar. O caso dela interessou-me: eu queria saber se eu puderia sentir nos seus pés onde é que ficou a dor nas suas costas. Perguntei-lhe se eu poderia talvez palpar nos seus pés para ver.... 
Ela concordou. 

Senti uma pequena desigualdade no pé no meio da zona de reflexo da coluna, mas só no pé esquerdo e não no pé direito! Então, a minha conclusão foi que a senhora tinha uma predisposição para dor de costas situada na altura da cintura mas nesse momento já não teve!

Ela ficou surpreendida! Disse-me que era verdade!
Fez uma cirurgia a uma hérnia e, em seguida, a dor desapareceu!

Um exemplo de um guarda civil:

Este senhor foi mandado pela mulher dele, a esteticista do exemplo anterior, para que eu olhar os pés do seu marido!
Vi que as zonas de reflexo dos pulmões estavam cobertas de calos, um sinal de protecção.

Perguntei-lhe se talvez tinha problemas com os seus pulmões. Ele respondeu-me que foi hospitalizado várias semanas por causa duma pneumonia resistente que precisava vários antibióticos differentes para ser curados.  

Alem disso, quando foi jovem o seu pai e ele tiveram uma tuberculose contagiosa. Foram infectados por um empregado que trabalhou na empresa do seu pai.


A reflexologia podal é para toda a gente

É para todas as idades e quase todas as formas de saúde.
Pode ser aplicada preventivamente e também em caso de doença.



A Medicina Tradicional Chinesa

A reflexologia Chinesa trabalha parcialmente com os mesmos conceitos que a reflexologia ocidental mas além disso baseia-se na Medicina Tradicional Chinesa com os seus meridianos e as suas ideias tão valiosos sobre saúde.

Estes meridianos são fluxos de energia ao longo dos quais a energia vital (chamado Chi) é transportada. Quando esta energia não pode fluir livremente acumula-se em determinado ponto e pode causar dor, mau estar e sofrimento (físico e/ou psicológico).