Megafoniquinhas!

O que foi?

A primeira edição do Megafoniquinhas aconteceu na quinta semana de aulas, mais precisamente no dia 24/3/2010, e teve como objetivo aumentar a integração entre os calouros dos dois períodos do curso, fomentar e discutir o papel da universidade para eles e desse modo fazer com que eles entendam melhor o novo ambiente de ensino no qual acabaram de entrar.

O evento, que é uma versão do projeto Megafônicas, consistiu em três rodadas de três mesas redondas simultâneas nas quais os calouros discutiam acerca da transição pela qual estavam passando.


Como foi?

Fotos do Megafoniquinhas

Diferentemente do Megafônicas, em que cada mesa possui um tema, no Megafoniquinhas cada rodada possuia um tema. Ou seja, na primeira rodada de discussões, as três mesas possuiam o mesmo tema, na segunda rodada, as três mesas mudavam para outro tema simultaneamente e na terceira rodada também.

Os temas das rodadas foram: O que?, Como? e Porque?

Na primeira rodada, em que todas as mesas possuiam o tema "O que?", os calouros eram incitados a discutir acerca do que iriam fazer na universidade e o que faziam no colegial. Desse modo, eles pensavam sobre o que iriam aprender, sobre o que esperavam da faculdade e sobre o que iriam produzir aqui.

Na segunda rodada, na qual as mesas tinham o tema "Como?", os participantes discutiam acerca de como eles iriam se comportar a partir de agora na universidade e fora dela. Desse modo, pensavam sobre as diferenças no modo de adquirir conhecimento na universidade e no colégio, mas também acerca das vivências de Bauru, das festas, da vida em República e as implicações disso em seu crescimento.

Na terceira rodada, todos os participantes discutiam "Porque?" escolheram Design, porque fazem uma universidade, para que e para quem fazem design. Com essas duas últimas perguntas eles debatiam acerca das responsabilidades sociais e profissionais de um Designer, que são os temas da PNU 2010 (Pauta Nacional Unificada). 

Porque foi?

A ideia de organizar um Megafônicas só para calouros surgiu quando vimos o Megafonicas Kids, feito na UFPR. Mesmo com os objetivos muito semelhantes, o Megafoniquinhas foi um evento bem diferente, pois tentamos abordar não apenas a Universidade, mas também as mudanças na vida do estudante fora do ambiente de ensino. Pois muitos dos calouros deixam sua cidade de origem para morar em Bauru, e aqui passam a viver em Repúblicas ou até mesmo sozinhos, dessa maneira, a responsabilidade e ao mesmo tempo a liberdade de cada um aumenta bruscamente.

Arquivos


Para ver todos os relatórios e materiais do megafoniquinhas clique aqui, e faça o download dos arquivos. Caso queira os materiais gráficos entre em contato com a organização do evento para que possamos te enviar.

Organização


Caso queira falar com a organização do evento, tirar alguma dúvida ou solicitar algum arquivo entre em contato conosco pelo e-mail: mgfbauru@gmail.com ou veja o site do Megafoniquinhas.

Para ver todas as discussões que rolaram durante a organização do evento acesse o link do grupo de e-mails da organização:
http://groups.google.com.br/group/megafoniquinhasbauru

Comissão Organizadora: Babi (barbara.schrage@gmail.com), Chester (mediainvia@gmail.com), Felipe (fc.minutti@gmail.com), Mari (mare.lourenco@hotmail.com), Marge (nahhty.toledo@gmail.com), Rômulo (rhpellizzaro@gmail.com), Tati (hdtati@gmail.com), Uva (lgguts@gmail.com).

Agradecimentos: Caio Sitnoveter(Sit) pela fotos, todos os mediadores e redatores (Arvo, Diogo, Fer, Roger, Marge e Babi) que ajudaram na realização do evento, LTIA(Laboratório Técnico de Informática Aplicada) pelo empréstimo do Data Show, Laronga pelo empréstimo do som e Goya por nos ajudar a reservar as salas para as discussões.




Comments