História da Realidade Aumentada

    Podemos iniciar a história da Realidade aumentada citando um importantíssimo nome na origem dessa tecnologia : Ivan Sutherland.

 

    Formado em engenharia elétrica em 1959 na Carnegie Institute of Technology, e reconhecido pela sua facilidade com a área tecnológica e computacional na época, Sutherland desenvolveu em 1968, o sistema que é conhecido como marco inicial da Realidade Aumentada, o Head Mounted Display, ou HMD como é mais conhecido. Obviamente o sistema não possuía grande qualidade de imagens, essas que eram constituídas apenas por wireframes. O ‘’capacete" era pesado, portanto era fixado ao teto do laboratório de Sutherland, conforme foto abaixo. 



 

    Até esse momento o termo Realidade Aumentada ainda não existia. Somente na década de 90, temos o surgimento do conceito atual de Realidade Aumentada, popularmente chamado de RA. Um conceito bastante aceito, e que, no meu modo de ver, explica com exatidão do que realmente se trata essa tecnologia é dado por:

 

 

Realidade Aumentada é a inserção de objetos virtuais no ambiente físico, mostrada ao usuário, em tempo real, com o apoio de algum dispositivo tecnológico, usando a interface do ambiente real, adaptada para visualizar e manipular os objetos reais e virtuais.  

                                                      [ KIRNER, T.G(2008)]   


    Após o primeiro passo dado por Sutherland, logo após começaram a surgir mais pesquisas e o desenvolvimento de sistemas voltados para a realidade aumentada, ou realidade virtual como era mais conhecido na época. Em meados dos anos 70, mais precisamente em 1975, Myron Krueger , um artista americano, desenvolveu o “Videoplace”, um sistema capaz de detectar qualquer tipo de movimento realizado pelo usuário, criando assim uma completa realidade virtual. Altamente inovador para época, o laboratório ‘’Videoplace” como era chamado, foi outro ponto importante na origem do que conhecemos hoje por Realidade Aumentada.Abaixo um vídeo de como funciona o videoplace:

Vídeo do YouTube


    Em 1990, Tom Caudell, criou um sistema baseado na realidade aumentada para auxiliar mecânicos da empresa Boeing. Após colocarem uma espécie de óculos, os usuários  eram auxiliados pela ferramenta para encontrar conexões de cabos e fios corretas nos motores das aeronaves, isso venho a facilitar muito a vida dos mecânicos, que economizavam tempo ao não precisarem ler manuais enormes dos aviões. É importante frisar que foi Tom Caudell, o primeiro pesquisador a utilizar o termo Realidade Aumentada.


                             

Comments