Site Institucional

XXIII Congresso da Causa Real


CONVOCATÓRIA


Pela presente e nos termos dos Estatutos venho convocar o XXIII Congresso da Causa Real, a reunir no dia 3 de Junho, a partir das 10 horas, no Centro de Congresso da Colunata Eventos, Bom Jesus, em Braga, com a seguinte ordem de trabalhos:


10h00 – Credenciação dos Congressistas;

10h30 – Apresentação, discussão e votação do Relatório de Actividades e Contas;


11h00 – Discussão e votação de uma proposta de alteração aos artigos 5º, 12º, 20º, 26º e 30º do Estatuto da Causa Real e artigos 9º e 19º do Estatuto Unitário apresentadas pela Comissão Executiva da Direcção Nacional;


12h00 – Período reservado a apresentação de Actividades e avaliação da situação do Movimento pela Causa Real e Reais Associações;


13h00 – Outros Assuntos.


13h30 – Almoço.


15h00 – Inicio da Conferencia “ Utilidade para Portugal da institucionalização do papel representativo da Casa Real Portuguesa”;


20h30 Jantar Real – Encerramento do Congresso.


Lisboa, 3 de Maio de 2017


O Presidente da Mesa do Congresso


Pedro Quartin Graça


_____________________________________________




Desde sempre, tenho acompanhado os portugueses, cultivando muito em especial relações com as nossas comunidades no estrangeiro, para que as futuras gerações não percam de vista o país onde estão implantadas as suas raízes. Em Portugal, particularmente, no seu interior, tenho partilhado as alegrias e angústias das populações tantas vezes esquecidas. Tem constituído minha preocupação o desenvolvimento sustentável dessas manchas da nossa Terra, respeitando os valores culturais e espirituais das suas Génesis.
A defesa da Natureza, do equilíbrio do meio ambiente e da nossa paisagem humanizada, são temas em que me tenho empenhado desde a minha infância e que necessitam do envolvimento de toda a comunidade.
Nestes domínios as Monarquias da Europa e do Mundo têm dado provas de eficácia através de uma proximidade com as populações, enriquecendo as democracias contemporâneas, no respeito pela dimensão onde se inscreve a existência humana.
Penso que Portugal, também beneficiaria desta vantagem e este espaço também abordará estas problemáticas, bem como outras que me queiram fazer chegar.
Estar próximo dos portugueses - Esta é a Herança que recebi e que aqui uma vez mais assumo.





ALMOÇO DO REI SANTARÉM 2012 
Com a oresença de S.A.R Senhor Dom Duarte de Bragança

Lembrança da Real Associação do Ribatejo, uma peça em porcelana pintada à mão, com caixa com aplicação de placa de estanho gravada com Brasão Real, executadas por José Carlos Ramalho.



ALMOÇO DO REI SANTARÉM 2013
Com a presença de S.A.R. Senhora Dona Isabel de Bragança

PLACA COMEMORATIVA DO 25.º ANIVERSÁRIO DA REAL ASSOCIAÇÃO DO RIBATEJO, OFERECIDA, A SS.AA.RR. OS DUQUES DE BRAGANÇA.

CONTACTOS

Correspondência:

Apartado 523
2001-906 SANTARÉM 
PORTUGAL

Email:
realribatejo.pt@gmail.com
Telemóvel:
(+031) 915 331 574

Transferências bancárias:
NIB: 0045.5441.4006.6946.3483.1
 
Site institucional:
https://sites.google.com/site/realassociacaodoribatejo/
Site área geográfica:
http://realribatejo.jimdo.com/
Facebook:
https://www.facebook.com/Real-do-Ribatejo-339592999751748/
Blogue:
http://arealribatejo.blogspot.pt/
________________________________________________________
29 ANOS
AO SERVIÇO DA 
CASA REAL PORTUGUESA

A Real Associação do Ribatejo é membro efectivo da Causa Real a organização monárquica nacional de cariz político, apartidária, apoiante da Restauração da Monarquia em Portugal. 

A Real do Ribatejo foi fundada em 18 de Novembro de 1987 com a designação de DECORO_Real Associação Scalabitana para a Defesa da Coroa, com o expresso aval de Sua Alteza Real o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança.
_______________________________________________________



ÂMBITO GEOGRÁFICO


MUNICÍPIOS
QUE INTEGRAM A
REAL DO RIBATEJO


Alcobaça, Alcochete, Almeirim, Alpiarça, Alvaiázere, Ansião, Azambuja, Batalha, Benavente, Bombarral, Caldas da Rainha, Cartaxo, Castanheira de Pêra, Coruche, Figueiró dos Vinhos, Golegã, Leiria, Marinha Grande, Moita, Montijo, Nazaré, Ourém, Óbidos, Pedrogão Grande, Peniche, Pombal, Porto de Mós, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Vila Franca de Xira, Abrantes, Alcanena, Barquinha, Chamusca, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei.

_________________________________________

PUBLICAÇÕES DIGITAIS
(click para ler)

Faceboock

Site Real Ribatejo
(municípios)

Site Causa Real

Revista