Estante digital para ebooks: da biblioteca ao leitor
Etapas


Apoio à publicação de bibliotecas digitais em sistema OPDS (utilizando os programas abertos Calibre e Cops)

Porque disponibilizamos esta solução?

O panorama geral das bibliotecas digitais em bibliotecas escolares:

Poucos livros digitais, desorganizados e não disponíveis ao público.

O problema:
Necessidade de organizar e disponibilizar ebooks aos leitores da biblioteca diretamente nos Tablets e na web. Sem recursos para um servidor dedicado.

A solução:
Organizar os ebooks no Calibre (livros gratuitos e comerciais). A publicação dos ebooks pode ser feita de três formas alternativas:
  • Publicação na web (apenas para gratuitos): colocar num servidor através do software COPS. Os livros ficam também disponíveis em qualquer tablet.
  • Publicação direta (para comerciais ou gratuitos): enviar diretamente para tablets ligados por USB ao computador da biblioteca escolar (via Calibre)
  • Publicação indireta (para comerciais ou gratuitos): Colocação numa pasta privada Dropbox com visualização em aplicação para Tablets.

Para a publicação na Web disponibilizamos aqui uma solução que conjuga dois programas: Calibre (organização local) e o COPS (visualização na web). O software utilizado é gratuito, de fácil implementação e atualização pela biblioteca.
Permitem a criação rápida de uma biblioteca de utilização simples e intuitiva pelos leitores e preparada para uso em leitores de ebooks.

Nota: Os livros comerciais não podem ser disponibilizados mas podem ser arrumados também pelo Calibre. Para evitar confusões deve ter duas bibliotecas locais Calibre (duas pastas mãe), uma para livros gratuitos e a outra para comerciais.

Recentes

  • Alojamento no servidor ByteHost Servidor alternativoEntre os vários servidores gratuitos onde pode instalar a Biblioteca digital, use o ByteHosthttps://byet.hostEscolher "Signup for free hosting" ou carregar diretamente aqui: https://byet ...
    Publicado a 03/02/2017, 07:45 por Paulo Jorge Izidoro
  • Cenários de utilização A convivência de livros gratuitos, de domínio público, produções locais, comerciais e multimédia não é pacífica. A sua distribuição conjunta é ainda mais difícil de implementar pelas bibliotecas individualmente.Esses ...
    Publicado a 20/06/2016, 04:11 por Paulo Jorge Izidoro
  • Leitura em Tablets Uma biblioteca digital deve poder ser acedida diretamente através de uma aplicação para Tablets. Com essa aplicação o utilizador deve poder ler os livros de uma forma simples: navegar pela ...
    Publicado a 03/03/2016, 04:29 por Paulo Jorge Izidoro
A mostrar mensagens 1 - 3 de 4. Ver mais »

Como ter os seus ebooks gratuitos disponíveis para download?

Para organizar e colocar os seus ebooks em linha terá de utilizar dois programas gratuitos: o Calibre (organização dos ebooks) e o Cops (visualizador no servidor web). É um sistema simples e que requer conhecimentos técnicos acessíveis a todos.
Como funciona? A organização dos ebooks é efetuada localmente no seu computador. A visualização na web é feita através de um sítio automático para ebooks. E tudo isto sem administração nem senhas, podendo até ser publicada num servidor gratuito.
Detalhes em: 4 etapas para criação de uma biblioteca digital

Formação em bibliotecas digitais

Disponibilizamos aqui materiais de formação organizados em cursos para autoformação e apoio à criação de bibliotecas digitais. Os guias passo a passo vão permitir-lhe ter a sua biblioteca em linha. Ver cursos: Formação


Estante digital = Biblioteca digital?

Não! Uma biblioteca digital não é apenas uma estante de ebooks tal como uma biblioteca física não é apenas um conjunto de estantes de livros,

Uma biblioteca digital é constituída por documentos diversos e por isso surgem estantes digitais diversas: ficheiros de multimédia (áudio, vídeo, apresentações), listas de sítios web, documentos de formação e... ebooks (gratuitos ou comerciais)!

Sobre este sítio

Este sítio faz parte do projeto Redes Concelhias da Rede de Bibliotecas Escolares. Aqui é apresentada uma solução para disponibilização de ebooks gratuitos em linha. Pretende ser uma solução acessível às bibliotecas e sem implicar investimentos em software ou servidores.

Mais detalhes Sobre nós

Um projeto da Rede de Bibliotecas Escolares

Ressalva

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) não está associada a nenhum dos programas listados nem recebe apoios pelas referências efetuadas. A RBE não se responsabiliza por problemas de funcionamento de qualquer software referido nestas páginas.
- Todo o conteúdo disponível neste sítio deve ser entendido como material de formação e em atualização
.