Montargil e a Sua História

 Breve resumo histórico sobre a Vila de Montargil


 

 

 


O povoamento da zona remonta a cerca de cem mil anos, ao período Paleolítico, já então privilegiada de caça e pesca, com as populações a fixarem-se junto ao rio. Mais tarde (5000 anos A. C.) e vindos do litoral, novas migrações se verificaram, novas populações por aqui se fixaram, do que são prova as 38 antas existentes. São aliás, diversos os "povos" que por aqui deixaram as suas marcas, sendo que dos "romanos" e nos primeiros séculos da Era Cristã, o regista a "Necrópole de Santo André".

Quanto à povoação foi D. Dinis que a fundou em 1315 e lhe deu "carta de foral" confirmada por D. Fernando em 1410 elevando-a à categoria de Vila.

No que respeita às origens do seu nome são várias as opiniões. Documentos antigos referem os de Monte Argil, o que terá a ver com o facto da povoação estar situada numa elevação onde existe muita argila; por sua vez, enquanto outros sustentam que o nome é a corrupção de Monte Argila o que também é crível visto a construçaõ geológica do terreno assentar em barro.

Pinho Leal diz que o primeiro nome terá sido Monte Argila e que vinha de Monte do Infeliz porque o antigo português argel significa infeliz, desgraçado, mofino. Há ainda quem defenda que o nome Montargil advém de Montargis, nome de uma cidade francesa de onde eram oriundos Cruzados que aqui se estabeleceram. Aliás, Alexandre Herculano diz ter sido estabelecido uma colónia de francos em Montalvo do Sor (Montalvo junto do Sor), que ficava perto da vila, e é o actual Montalvo visto não ser conhecida qualquer outra povoação com este nome em toda a extensão do rio.

Montargil foi vila e sede de concelho até 1855. O município era constituído unicamente pela freguesia da vila e tinha, em 1801, 790 habitantes e, em 1849, 1 940 habitantes. Passou, em 1855, a integrar o concelho de Avis, sendo anexada a Ponte de Sor em 1871.

Hoje a vila de Montargil é uma fregueia do concelho de Ponte de Sôr, com 296,76 km² de área e 2 781 habitantes (dados de 2001). A densidade populacional da freguesia é de 9,4 hab/km².

 

 

                                         voltar à Página Principal