VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE XII


PRASADA

COMO OFERECER O ALIMENTO

PARA KRISHNA COMER

 

 

 

maha-prasade govinde
nama-bramani vaisnave
svalpa-punyavatam rajan
visvaso naiva jayate
 
["Aqueles que têm pouquíssimas atividade piedosas a seu
favor não podem desenvolver fé em mahaprasadam, em Sri Govinda , nos santos nomes do Senhor nem nos Vaisnavas, que estão todos na mesma plataforma" (Prasada-sevaya)]
 
sarira avidya-jal jodendriya tahe kal
jive phele visaya-sagore
ta'ra madhye jihwa ati, lobhamoya sudurmati
ta'ke jeta kathina samsare
 
["Este corpo material é um amontoado de ignorância e os sentidos são a trama dos caminhos que conduzem a morte. Nós caimos neste oceano de desfrute sensorial material . De todos os sentidos a língua é o mais difícil de ser controlado e está sempre muito ávida por saborear coisas. (Sarira Avidya
-Jal, verse 1)]
 
krsna boro doyamoya, koribare jihwa jaya
swa-prasad-anna dilo bhai
sei annamrta kao, radha-krsna-guna gao
preme dako caitanya-nitai
 
["Mas Krsna é tão misericordioso que nos dá Sua prasada, os remanentes de Sua própria boca, para nos ajudar a conquistar a língua. Esta prasada é repleta de néctar. Aceite esta prasada e glorifique Radha e Krsna. Com amor clame pela ajuda de Caitanya-Nitai." (Sarira Avidya-Jal, verse 2)]

 

Lembre-se que o real objetivo de preparar e oferecer alimento ao Senhor é mostrar sua devoção e gratidão a Ele. Krishna aceita sua devoção, não o próprio oferecimento físico. Deus é completo em Si mesmo - Ele não precisa de nada - mas por imensa bondade, Ele nos permite oferecer-Lhe alimento de forma que nós possamos desenvolver nosso amor por Ele.

Bhagavad Gita 3.13

yajna-sistasinah santo

mucyante sarva-kilbisaih

bhunjate te tv agham papa

ye pacanty atma-karanat

"Os devotos do Senhor são liberados de todos os tipos de pecado porque comem alimentos que são  primeiramente oferecidos em sacrifício. Os demais, que preparam os alimentos para desfrute pessoal dos sentidos, na verdade comem apenas pecado".

 

Já afirmamos que a prática da yoga significa controlar os sentidos, e começamos controlar os sentidos controlando a língua. Não podemos permitir que a língua tome todos os tipos de alimentos e bebidas proibidos, e ao mesmo tempo nos aprimoremos na prática de yoga. Yoga significa controlar os sentidos, e bhakti yoga significa purificar os sentidos. Se você purifica os sentidos, não sómente eles se abstêm de ocupações imundas como também ocupam-se positivamente no transcedental serviço ao Senhor.

'CIÊNCIA DA AUTO REALIZAÇÃO-(V) PRATICANDO YOGA NA ERA DAS DESAVENÇAS'

Quando os homens querem satisfazer seus sentidos eles ficam loucos, e nesta loucura são capazes de fazer qualquer coisa. Estamos loucos e por isso nossas mentes estão completamente absortas em karma. Isto é muito triste porque nosso corpo embora temporário, acaba sendo o reservatório de todos os infortúnios e misérias. Este assunto deve ser estudado. Não devemos ser loucos. A vida humana não foi feita para isto. O defeito da civilização atual é que as pessoas andam atrás de gozo dos sentidos, isso é tudo. Elas não conhecem o real valor da vida e por isto estão negligenciando a forma mais valiosa da vida, esta forma humana. Nesta era de kali-yuga não se pode executar nenhum processo de auto-realização ou perfeição da vida, exceto o processo de kirtana. Kirtana é essencial nesta era. E Krishna é facilmente compreendido simplesmente por se cantar este mantra, Hare Krishna. Se você cultivar este conhecimento da consciência de Krishna, ele aumentará.

Qualquer um pode cantar, em qualquer parte, sem pagar impostos nem perder nada, mas o lucro é muito grande.

Uma pessoa que serve ao Senhor a fim de satisfazer os sentidos do Senhor fica satisfeita porque Krishna é a Superalma, e a entidade viva individual é Sua parte integrante. Se Ele se satisfaz, então a entidade viva se satisfaz. Se o estômago está satisfeito, todas as partes do corpo ficam satisfeitas, pois elas recebem nutrição através do estômago. Não devemos tentar satisfazer nossos sentios separadamente, mas devemos tentar satisfazer os sentidos de Krishna. Então naturalmente ficaremos satisfeitos. Este é o começo da consciência de Krishna No Bhagavad Gita  Krishna é chamado de Hrsikesa, Senhor dos sentidos. Quando se compreende que a verdade absoluta é o Senhor dos sentidos, e que eles devem portanto ser utilizados para a satisfação de seus sentidos, a consciência de Krishna, que está adormecida dentro de todos, começa a despertar. O corpo espiritual já está dentro do corpo material grosseiro, mas ele somente se desenvolverá quando nos livrarmos da contaminação desta existência material. Este é o objetivo da vida humana e o verdadeiro interesse pessoal de todas as pessoas: compreender realmente 'eu sou parte integrante de Deus. Nossa existência é eterna e as mudanças de nascimento e morte são apenas as mudanças de corpos materiais temporários'.

'CIÊNCIA DA AUTO-REALIZAÇÃO-ALCANÇANDO A PERFEIÇÃO DA VIDA'

patram pushpam phalam toyam
 

Então, quando o alimento se torna prasadam? Quando é oferecido, certamente. Mas para uma oferenda ser bem sucedida, ela deve ser aceita. Quando Krsna aceita o que oferecemos a Ele, o oferecido se torna prasadam. A palavra prasadam significa “misericórdia”, e no Bhagavad-gita o Senhor Krsna diz, prasade sarva-duhkhanam hanir asyopajayate: “Receber a misericórdia do Senhor destrói todas as misérias”. Dessa maneira, quando comemos (ou, como dizemos, honramos) prasadam, sentimos grande júbilo. A prasadam destrói os resultados de nossas atividades pecaminosas passadas. Rupa Gosvami diz que a prasadam faz com que nos sintamos “muito auspiciosos”.

Então, o que é que está sendo realmente aceito? É a comida em si? Krsna diz no Bhagavad-gita (9.26),

patram pushpam phalam toyam
yo me bhaktya prayacchati
tad aham bhakty-upahritam
ashnami prayatatmanah

“Se alguém me oferecer com amor e devoção uma folha, uma flor, frutas ou água, eu aceitarei”. Ele diz: “Eu aceito bhakti”. Você pode oferecer uma folha, uma flor, frutas, leite, ou alimentos fritos na manteiga clarificada, mas é a devoção que leva essas preparações até Krsna, e é também a devoção que inclina Krsna a aceitar o que é oferecido. O mantra 5 do Sri Isopanisad diz: tad dure tad v antike. Embora Krsna esteja muito longe, Ele também está muito perto. Assim, onde quer que estejamos, ao oferecer algo para Krsna, a devoção traz Krsna diretamente para nós.

Por Shivarama Swami da revista Back to Godhead/2007 - Traduzido por Bhagavan Dasa

 

Apenas, apenas uma coisa é requerida, que ao invés de cozinhar para você mesmo e para a satisfação de sua língua, você por favor cozinhe para a satisfação de Krishna. E tome prasada após fazer isto. (Srila Prabhupada).

Então este é nosso Movimento para Consciência de Krishna. Nós estamos tentando devotar tudo em conexão á Krishna. Faça Krishna ser o centro e todas as sua atividades serão espiritualizadas. (Srila Prabhupada)

   Como Preparar e Oferecer Alimento

Alimentos que podem ser oferecidos, oferecer com devoção, orações para oferecimento, alimento como misericórdia de Deus.

À medida que você caminhar ao longo dos corredores do supermercado, selecionando os alimentos você oferecerá a Krishna, você precisa saber o que pode ser oferecido e o que não pode. No Bhagavad-gita, o Senhor Krishna declara: “Se a pessoa me oferece com carinho e devoção uma folha, uma flor, uma fruta, ou água, Eu os aceitarei.”

Deste verso compreende-se que nós podemos oferecer alimentos a Krishna preparados de produtos do leite, legumes, frutas, nozes, e grãos. Carne, peixe, e ovos não podem ser oferecidos. E também são proibidos alguns artigos vegetarianos - alho, cebola, por exemplo, que estão no modo da escuridão (no lugar do alho e cebola nós utilizamos uma resína chamada Assafétida). Nem você pode oferecer a Krishna café ou chá que contêm cafeína. Se você gosta destas bebidas, compre café sem cafeína e chás herbários.

Enquanto estiver fazendo compras, esteja atento, pois você pode encontrar carne, peixe e produtos de ovos misturados com outros alimentos; portanto, certifique-se de ler os rótulos cuidadosamente. Por exemplo, algumas marcas de iogurte e creme azedo contêm gelatina, uma substância feita dos chifres, cascos e ossos de animais mortos. Também tenha certeza de que o queijo que você compra não contém nenhuma renina, uma enzima extraída dos tecidos do estômago de bezerros abatidos. Praticamente todo queijo mais duro vendido no Brasil contém renina, assim tenha cuidado com qualquer queijo que você não pode confirmar como isento de renina.

Também evite alimentos cozinhados por não-devotos. De acordo com as leis sutis da natureza, o cozinheiro age não só fisicamente, mas também mentalmente no alimento. Portanto, o alimento se torna um agente de influências sutis em sua consciência. O princípio é igual àquele do trabalho com pintura: uma pintura não é simplesmente uma coleção de traços em uma tela, mas uma expressão do estado da mente do artista que afeta o espectador. Assim se você ingere alimento cozinhado por não-devotos - empregados que trabalham em uma fábrica, por exemplo - então esteja certo que você absorverá uma parcela de materialismo e karma. Tanto quanto possível, use apenas ingredientes frescos, naturais.

Na preparação de alimento, a limpeza é o princípio mais importante. Nada impuro deve ser oferecido a Deus; assim, mantenha sua cozinha muito limpa. Sempre lave suas mãos completamente antes de entrar na cozinha. Enquanto estiver preparando alimento, não prove, pois você não está cozinhando a comida para você, mas para o prazer de Krishna.

"

No Bhagavad-gita, o Senhor Krishna declara que todos os alimentos podem ser qualificados conforme três modos da natureza material: bondade, paixão e ignorância. Produtos lácteos, doces naturais, vegetais, frutas, nozes e grãos são alimentos no modo da bondade e podem ser oferecidos a Krishna. Como regra geral, os alimentos nos modos da paixão e ignorância não são oferecíveis a Krishna, como: carne, peixe, ovos, alho, cebola, cafés e chás.

Diante das fotos de Srila Prabhupada (ou de seu mestre espiritiual), do Senhor Chaitanya ou Panca Tattwa você organiza porções do alimento em pratos e copos de louça ou de metal (de preferência) especialmente mantidos para este objetivo; ninguém mais, exceto Deus deverá comer nestes pratos. Coloque as preparações, água e sucos diante das fotos de Srila Prabhupada (ou de seu mestre espiritiual), e do Senhor Chaitanya ou Panca Tattwa (Sri Caitanya já aparece nesta foto) e simplesmente peça que que Eles façam o favor de aceitar. O modo mais fácil para oferecer alimento é simplesmente orar, “Meu querido Senhor Krishna, por favor, aceite este alimento que ofereço com toda devoção”. Porém temos este grupo de mantras ESPECÍFICOS que cantamos para Srila Prabhupada ou para seu mestre espiritual que você poderá  ler 4 vezes todas as vezes que for oferecer e assim facilmente os memorizará:

 

nama om visnu-padaya krsna-presthaya bhutale
srimate bhaktivedanta-swamin iti namine

namaste sarasvate deve gaura-vani-pracarine
nirvisesa-sunyavadi-pacatya-desa-tarine
 
namo maha-vadanyaya
krishna-prema-pradaya te
krishnaya krishna-chaitanya-
namne gaura-tvishe namaha
 

namo brahmanya-devaya go-brahmana-hitaya ca
jagad-hitaya krishnaya govindaya namo namah

 
TRADUÇÃO

"Eu ofereço minhas respeitosas reverências à Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que é muito querido pelo Senhor Krishna, tendo se abrigado à Seus Pés de Lótus."

"Nossas respeitáveis reverêncais ao Senhor, Oh mestre espiritual, servo de  Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami. Você está bondosamente pregando as mensagens do Senhor Caitanya e dando liberação aos países ocidentais, que estão cheios de impersonalismo e niilismo."

"O mais misericordiosa encarnação! Você é Krishna em pessoa aparecendo como Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu. Você assumiu a cor dourada de Srimati Radharani, e você está amplamente distribuindo puro amor à Krishna. Nós oferecemos nossas respeitosas reverêncais à você."

"Eu ofereço repetidas reverências ao Senhor Krishna, que é o protetor e bem querente das vacas e dos brahmanas. Ele também é o protetor de toda a sociedade. A este Senhor que está sempre satisfazendo os sentidos das vacas, eu ofereço minhas reverências repetidas vezes."


 

O procedimento normal é cantar os  mantras específicos acima e em seguida o maha-mantra (Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare). Deixe por 5 minutos. Ao acabar, devolva nas panelas o alimento que foi oferecido, lave todos os utensílios e seque-os em seguida você e sua família podem desfrutar pois agora o alimento já é Prasada, sem sofrimento a nós e aos nossos semelhantes. Enquanto você comer, tente apreciar o valor espiritual do alimento. Lembre-se que porque Krishna aceitou este alimento, ele é não-diferente d’Ele, e então comendo-o você será purificado.

Tudo o que você oferece em seu altar se torna prasada, a misericórdia do Senhor. Flores, incenso, água, alimento - tudo o que você oferece para o prazer do Senhor se torna espiritualizado. O Senhor entra nos oferecimentos, e assim as sobras são não-diferentes d’Ele. Portanto, você não só deve respeitar profundamente as coisas que você ofereceu, mas deve distribuí-las também com os outros. Distribuição de prasada é uma parte essencial da adoração da Deidade.

 

 

(Algumas partes redigidas por mim mesma e outras selecionadas dos sites pt.krishna.com em português e harekrishnarj.com.br)

 

Conheça outros sites de RECEITAS VEGETARIANAS
 
 
RESTAURANTES VEGETARIANOS ENDEREÇOS (SP):

          VOLTAR À PRIMEIRA PÁGINA

CLIQUE: http://ramashakti.googlepages.com/