VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE XI


     

 

             A VACA É A MÃE E O BOI É O PAI DE TODOS OS SERES DA HUMANIDADE

 

namo brahmanya-devaya go-brahmana-hitaya ca jagad-dhitaya krsnaya govindaya namo namah

Traduzido por Rama Shakti dd

 

De acôrdo com o Brahma-Samhita as criaturas indefesas são as vacas, os Brahmanas, as mulheres, as crianças e os homens velhos. O Senhor especialmente instrui que ninguém deve invejá-los especialmente as vacas e os Brahmanas. Os guardiões devem tomar conta de seus respectivos dependentes ou serão alvo do castigo de Yamaraja que foi escolhido pelo Senhor para supervisionar as atividades das entidades vivas pecaminosas. (Superintendente da morte).

Srimad Bhagavatam 3.16.10

Os brahmanas ̣ bem como as vacas e as criaturas indefesas são O Meu próprio corpo. Aqueles cuja faculdade de julgamento tem sido prejudicada pelos seus próprios pecados olham para eles como distintos de Mim. Eles são exatamente como serpentes maldosas, e eles serão furiosamente dilacerados pelos golpes dos mensageiros parecidos com urubu do Senhor Yamaraja, o superintendente das pessoas pecaminosas.
 

Nas escrituras é dito, namo brahmanya-devaya go-brahmana-hitaya ca jagad-dhitaya krsnaya govindaya namo namah, "Meu Senhor, Você é o Bem Querente das vacas e dos Brahmanas, e Você é o Bem Querente da sociedade humana inteira e de todo o mundo" (Vishnu Purana 1.19.65).

O Senhor Krishna, A Suprema Personalidade de Deus, é o Primordial protetor da cultura Brahmínica e da vaca. Sem conhecer e respeitar estas célebres personalidades, não se pode realizar a ciência de Deus, e sem este conhecimento, quaisquer atividades para o bem estar ou propaganda humanitária não serão bem sucedidas. SB 4.21.38 (significado)

Para os vaqueiros e as vacas, Krishna é o Supremo amigo. Seus passatempos em Gokula, Seu Dhama (lugar), são sempre favoráveis aos Brahmanas e as vacas. Sua primeira preocupação é dar todo conforto para as vacas e para os Brahmanas. De fato, o conforto dos Brahmanas é secundário, e o conforto das vacas vem em primeiro lugar. Por causa de Suas presenças, todas as pessoas conseguem superar suas dificuldades e sempre permanecem situadas em bem aventurança transcendental.SB10.8.16

Krishna diz no Srimad Bhagavatam, " Eu posso ser adorado no meio das vacas através da oferta de grama e outros grãos apropriados bem como utensílios e parafernália que dêem prazer e saúde para as vacas, e pode-se me adorar entre os Vaishnavas(Brahmanas) oferecendo-lhes sua amável amizade  e honrando-os com todo seu respeito.” SB11.11.43

De acôrdo com o regulamento smrti, a Vaca é a mãe e o Boi é o pai de todos os seres da humanidade. A vaca é a mãe pois como se suga o seio da mãe para obter o leite, a sociedade humana obtém o leite sugando da vaca. Similarmente o boi, é o pai da sociedade humana porque o pai ganha o sustento para os filhos assim como o boi ara a terra para produzir os grãos usados na alimentação. A sociedade humana aniquila seu espirito de vida ao matarem seu pai e sua mãe. 

 SB 3.2.29 (significado).

     O    exemplo ideal de servir as vacas foi dado por Krishna e Balarama

 Srimad Bhagavatam 10.11.45

 Tau vatsa-palakau bhutva

Sapratar-asau go-vatsams

Carayantau viceratau 

“Krishna e Balarama, que são Os mantenedores do Universo, costumavam ir ao pasto dar de comer aos bezerros. Eles caminhavam dentro das florestas descalços. Apesar de Nanda e Yasoda pedirem à Eles tantas vezes para colocarem seus sapatos, Eles recusavam porque os bezerros também estavam descalços.

Quando Krishna costumava caminhar na floresta, as gopis ficavam muito inquietas por causa da separação Dele.”

 

calasiyadvrajāccārayanpaśūn

nalina-sundaraḿnāthatepadam

śila-tṛṇāńkuraiḥ sīdatīti naḥ

kalilatāḿmanaḥkāntagacchati

 

“Meu querido Senhor nos tornamos carregadas de inquietação, pensando em quanta dor Você deve estar sentindo em seus pés por estar andando descalço na floresta enquanto alimenta as vacas. A sua macia e bela pele de flôr de Lótus deve estar dolorida por causa dos pedaços de pedras, espinhos e grama ponti-agudas.” Krishna apreciava muitos passatempos com as vacas e seus bezerros. Às vezes Ele as beijava e às vezes Ele as alimentava com grama ‘dhurva’ macia e verde e às vezes Ele fazia elas beberem água de suas Próprias mãos.

As vacas, bois e bezerros têm muito amor por Krishna. Isto foi demonstrado quando Krishna foi capturado pela serpente Kaliya. Isto está escrito no Srimad bhagavatam 10.16.11.

gavo vrishavatsataryah

krandamanahsu-duhkhitah

krishne nyastekshana bhita

rudantya ivatasthire

 

“As vacas, os bois, os bezerros tanto machos quanto fêmeas ficaram muitíssimo aflitos em seus corações. Eles estavam perplexos e começaram a chorar. Não podendo fazer nada eles simplesmente olhavam desamparados para Krishna .”

 LEIA O BHAGAVAD GITA

    LEIA O KRISHNA BOOK  


 

 

VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE XII

Clique: Parte XII     http://ramashakti.googlepages.com/vacassãosagradas-partexii

VOLTAR À PRIMEIRA PÁGINA 

CLIQUE: http://ramashakti.googlepages.com/