VACAS SÃO SAGRADAS

APRESENTAÇÃO À CULTURA VÉDICA/ISKCON

TEXTOS PUBLICADOS POR SRILA PRABHUPADA E ACARYAS AUTORIZADOS/



Textos e comentários selecionados sobre os livros Védicos

 Traduzidos por HDG Srila Prabhupada e Acaryas autorizados pela BBT

(Bhaktivedanta Book Trust).

 

 

 

 

 

 

 

Todas as Glórias à Sri Sri Guru e Gouranga

 

 

sri-guru-carana-padma, kevala bhakati-sadma,
bando mui savadhana mate
jahara prasade bhai, e bhava toriya jai,
krishna-prapti hoy jaha ha’ te

guru-mukha-padma-vakya, cittete koriya aikya
ar na koriho mane asa
sri-guru-carane rati, ei se uttama-gati,
je prasade pure sarva asa

cakhu-dan dilo jei, janme janme prabhu sei,
divya-jnan hride prokasito
prema-bhakti jaha hoite, avidya vinasa jate,
vede gay jahara carito

sri-guru karuna-sindhu, adhama janara bandhu,
lokanath lokera jivana
ha ha prabhu koro doya, deho more pada-chaya,
ebe jasa ghusuk tribhuvana

 

 

Sri Guru Vandana - Tradução

(Mantra entoado em louvor ao Mestre Espiritual)

 

Os pés de lótus de nosso mestre espiritual são o único caminho pelo qual podemos alcançar o serviço devocional puro. Prosto-me a seus pés de lótus, com grande respeito e veneração. Por sua Graça todos podem cruzar o oceano de sofrimento material e obter a misericórdia de Krishna. Meu único desejo é ter minha consciência purificada pelas palavras que emanam de sua boca de lótus. O apego a seus pés de lótus é a perfeição que satisfaz todos os desejos. Ele abre os meus olhos obscurecidos e enche meu coração com conhecimento transcendental. Ele é meu Senhor, nascimento após nascimento. Dele o prema extático emana. Por Ele a ignorância é destruída. As escrituras védicas cantam o seu caráter. Nosso mestre epiritual é um oceano de misericórdia. O amigo dos pobres, Senhor e Amo dos devotos. Oh mestre, seja misericordioso comigo. Conceda-me a sombra de seus pés de lótus. Sua fama espalha-se por todos os três mundos. E nós caímos à seus pés de lótus.

 

 

 

   Goura-Nitay Ki Jay!!!

 

 

 

O Maha Mantra Hare Krsna

HARE KRSNA

HARE KRSNA

KRSNA KRSNA

HARE HARE

HARE RAMA

HARE RAMA

RAMA RAMA

HARE HARE

 

Caitanya Mahaprabhu recomenda que todos cantem o mantra Hare Krishna justamente para limpar a poeira do coração, então poderemos realmente compreender a importância do santo nome. Para pessoas que não se sintam inclinadas a limpar a poeira de seus corações e queiram conservar as coisas como estão, não é possível conseguir o resultado transcendental que se alcança com o cantar do Mantra Hare Krishna. Por isso, devemos nos animar a desenvolver nossa atitude de serviço para com o Senhor, porque isto nos ajudará a cantar sem cometer ofensa alguma. E assim, orientado por um mestre espiritual, o discípulo é simultaneamente treinado a prestar serviço e ao mesmo tempo a cantar o mantra Hare Krishna. Assim que desenvolvermos nossa atitude espontânea de serviço, poderemos imediatamente compreender a natureza transcendental dos santos nomes do maha-mantra. (Néctar da Devoção, Capítulo Treze).

 

No mundo relativo, a palavra água e a substância água são diferentes. Quando estou sedento, se apenas digo “água, água, água”, não saciarei minha sede. Preciso de água verdadeira. Esta é a natureza do mundo relativo e da consciência relativa. Porém, no mundo espiritual, ou em consciência espiritual, o nome não é diferente do objeto que ele denomina, Por exemplo, estamos cantando Hare Krishna. Se Krishna fosse diferente do cantar de Hare Krishna, então como poderíamos estar satisfeitos cantando o dia inteiro? Essa é a prova. Um nome qualquer – se você canta: “Joaquim, Joaquim”, depois de cantar três vezes, já não agüenta mais. Porém, este Maha-Mantra Hare Krishna – se você continuar cantando vinte e quatro horas por dia jamais se cansará. Essa é a natureza espiritual da Verdade Absoluta. Isso é prático. Qualquer um pode perceber isso. (site Krishna.com em português).

 

No Srimad-Bhagavatam (2.1.11)

Sukadeva Gosvami diz a Maharaja Pariksit: “Meu querido rei, se uma pessoa está espontaneamente apegada ao cantar do maha-mantra Hare Krishna, deve-se concluir que ela já alcançou a fase de perfeição máxima.” Menciona-se especificamente que os karmis que ambicionam os resultados fruitivos de suas atividades, os salvacionistas que ambicionam perfeições místicas, poderão alcançar os resultados de todas as fases de perfeição se simplesmente cantarem o maha-mantra. Sukadeva usa a palavra nirnitam, que significa: “já está decidido”. Ele era uma alma liberada e por isso não podia aceitar nada que não fosse decisivo. Assim, Sukadeva Gosvami realça especialmente que já se concluiu que se deve considerar que a pessoa que tenha chegado ao estágio de cantar o mantra hare krishna com determinação e constância já passou pelas provações das atividades fruitivas, da especulação mental e da yoga mística.

 

 

 

                                                                     

VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE I-II-III-IV-V-VI-VI-VII-VIII-IX-X-XI-XII

CLIQUE 

   VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE I

     VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE II

     VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE III 

      VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE IV

    VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE V

     VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE VI

            VACAS SÃO SAGRADAS - PARTE VII 

           VACAS SÃO SAGRADAS - PARTE VIII

                 VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE IX

           VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE X

                                                 VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE XI                                

                    VACAS SÃO SAGRADAS-PARTE XII

Vedas, védico, vacas são sagradas, mantra em louvor ao mestre espiritual, sri guru vandana, srila prabhupada, maha mantra hare krishna prasada cultura védica ayurveda esterco bovino oferecer alimento para krishna, presença da alma vacas são sagradas vídeos purificar os sentidos, os modos da natureza, brahamanas