Soluções e Tecnologias
Tecnologia | Infraestrutura | Sistemas | IT | OT | MFA
Vascaíno | Desportista | Cristão | Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Técnico em Informática | ITIL | NR 10 | NR 20 | NR 35|
Vivência em sustentação e operação de infraestrutura de TI - Sistemas em projetos de implementação de novas soluções e de otimização/melhorias em ambiente industrial. Especialista em gestão de crises em Tecnologia.
Profissional com vasta experiência em tecnologia, desenvolvimento de sistemas , integração , infraestrutura, suporte e sustentação.
Atua no monitoramento de ativos de TI/OT em barragens, com nível alto de criticidade e urgência - Zabbix - Vale do Rio Doce - Porto de Tubarão - Vitória - ES.
Possui conhecimentos das melhores práticas de segurança em ambientes corporativos (TI), de operação (TO) e IoT com amplo ecossistema digital.
Cérebros” competentes, se comercializados com eficiência, representam uma forma de capital muito mais desejável que o dinheiro necessário para operar uma empresa que comercializa bens. Isso é verdade porque “cérebros” são uma forma de capital que não pode ser depreciada permanentemente pelas crises econômicas, nem roubada ou gasta. Além disso, o dinheiro essencial para a condução dos negócios é tão inútil quanto uma duna de areia até se associar a “cérebros eficientes”.
Não é mais possível delegar as soluções aos governos e instituições sem uma mudança generalizada em hábitos e valores de toda a sociedade.
Acredito que as decisões do Senado e Câmara deveriam ser tomadas via votação online / blockchain.
Não precisamos de Senado e Câmara para decidir nosso futuro.
Nunca na história da humanidade tantas tecnologias avançaram tão rapidamente.
Nossas vidas estão sendo cada vez mais rastreadas e monitoradas. Neste bravo novo mundo, humanos não podem lidar com a sobrecarga de informação.
Governos e empresas dependem de computadores para automaticamente detectar fraude, prever comportamentos e reforçar leis. Autômatos inflexíveis - pouco mais inteligentes do que uma geladeira - agora tomam decisões que impactam a vida. Computadores estão determinados a seguir instruções ao pé da letra -- mas as instruções são humanas .. e falham!
Além disso, à medida que essa tecnologias se entrelaçam o ritmo da inovação acelera ainda mais. E cada intersecção de tecnologia acrescenta mais um multiplicador para a equação. As mudanças passam a ser EXPONENCIAIS!
Dez anos atrás, havia 1 bilhão de dispositivos conectados à internet.
Hoje, existem cerca de 40 bilhões. em 2024, haverá 80 bilhões e seguindo sempre essa lógica, teremos um trilhão de dispositivos conectados à internet à medida que, literalmente, todos os aspectos do mundo estiverem habilitados para informação com a internet das coisas (internet of things). A internet é hoje o sistema nervoso do mundo, com nossos dispositivos móveis servindo como nós (nodes) e pontos de acesso na rede.
Guerra cibernética
Um aspecto interessante da IA é permitir que você ataque seu inimigo mesmo sem construir nenhuma arma, por meio da guerra cibernética.
Como um pequeno preludio do que o futuro pode trazer, o worm Stuxnet, amplamente atribuído aos governos dos EUA e de Israel, infectou centrifugas de giro rápido do programa de enriquecimento nuclear do Irã e causou sua destruição.
Quanto mais automatizada a sociedade se torna, e mais poderosa a IA atacante se torna, mais devastadora a guerra cibernética pode ser.
Se você pode invadir e travar carros autônomos, aviões auto pilotados, reatores nucleares, robôs industriais, sistemas de comunicação, sistemas financeiros e redes de energia do seu inimigo, então pode efetivamente travar sua economia e prejudicar suas defesas.
Considerando essas informações, concluímos urgência em se preocupar com a segurança virtual, smartphones, computadores, tablets , smart tvs, equipamentos domésticos, roteadores, carros...uma infinidade de dispositivos se conectam a rede, podendo expor totalmente nossa privacidade, causar prejuízo financeiro e constrangimento.
Já é notório a existência de sistemas de monitoramento, seja pelas autoridades/governos como pelo mercado negro. Esse tipo de tecnologia vem sendo muito buscada por criminosos para captar informações financeiras e pessoais dos usuários.
Os dados se tornaram o ativo mais cobiçado no mundo , podendo ser usado para tomada de decisões, previsão do futuro e mapeamento comportamental dos humanos.
Obrigado pela visita.
Rafael Z Ourique
Contate-me Também pelo Linkedin
* Contêm citações do livro "Organizações Exponenciais ", " Vida 3.0" e Fabio aquita & Quem pensa enriquece