Direitos Humanos‎ > ‎

Enciclopédia Portuguesa de Direitos Humanos

A Enciclopédia de Direitos Humanos Online traduz a compilação de variados textos, no âmbito dos Direitos Humanos.
"A Enciclopédia pretende ser um espaço dedicado à análise da situação jurídica dos Direitos Humanos no nosso país, mas que não esquece a dimensão transnacional desta realidade, pelo que é dedicada especial atenção ao contexto internacional e regional dos Direitos Humanos, designadamente por meio da recolha e tratamento de informação proveniente das Nações Unidas, do Conselho da Europa e da União Europeia, com particular relevo para os mecanismos de protecção dos Direitos Humanos.
No que se refere ao contexto português, é nossa preocupação a recolha, classificação e tratamento de informação respeitante à evolução constitucional, legislativa e jurisprudencial, relativa aos direitos fundamentais, bem como o acompanhamento dos processos de assinatura, ratificação e adesão de Portugal a Textos e Acordos Internacionais, nesse âmbito.
É ainda objecto da nossa investigação o pensamento jurídico em matéria de Direitos Humanos, pelo que é uma prioridade a recolha e listagem de bibliografia fundamental neste campo, que se estende para além dos textos doutrinários, congregando igualmente materiais pedagógicos, como manuais para a formação em Direitos Humanos.
Está também previsto um espaço para temas de Direitos Humanos, que pretende levantar questões e divulgar textos e informação pertinente.
Pretende-se desta forma, reunir o máximo de informação possível; todavia, e dada a vastidão da informação de certas temáticas, tal nem sempre é possível, pelo que em alguns casos procedeu-se a uma selecção. Por outro lado, alguns textos não estão disponíveis em português, pelo que se salvaguarda desde já a divulgação de textos em outras línguas. Para este elaborado trabalho de investigação são de extrema importância as fontes usadas, sendo de destacar aqui a informação contida nos sites oficiais das várias instituições internacionais e regionais citadas ao longo da Enciclopédia.
Apesar de ser uma tarefa contínua e inacabada, esta recolha e difusão de textos torna-se essencial no processo também ele contínuo e inacabado de promoção e protecção dos direitos humanos."
Poderá consultar a página aqui .
 
Uma das áreas importantes de exploração dos conceitos e condição associados aos direitos humanos passa pela formação nesta área.
Alguns dos muitos instrumentos para desenvolver formação em Direitos Humanos,  (em diversas áreas como serviço social, instuições, forças policiais, eleições) encontram-se disponibilizados em anexo.
Ċ
Elvira Lopes,
23/07/2009, 04:58
Ċ
Elvira Lopes,
23/07/2009, 04:56
Ċ
Elvira Lopes,
23/07/2009, 04:56
Ċ
Elvira Lopes,
23/07/2009, 04:58
Ċ
Elvira Lopes,
23/07/2009, 04:55
Comments