Diversão‎ > ‎Meu amigo animal‎ > ‎

Peixes e suas curiosidades...

No fundo do mar encontramos um outro mundo, cheio de vida e cores!
Nesta página, mergulharemos no fantástico universo aquático e conheceremos um dos seus mais lindos habitantes: o peixe.
Existem peixes de tamanhos, cores e formatos diferentes.
As crianças perguntam, e o site responde:

Os peixes bebem água?
Sim, eles têm sede. Os peixes de água doce bebem a própria água dos rios; já os de água salgada, como não conseguem saciar a sede, procuram beber o xixi da água-viva, que possui, em seu corpo, uma quantidade de água doce, Essa é a lei da natureza!

Um peixe de água salgada pode viver na água doce?
Não, os líquidos circulam no corpo do peixe de água salgada tem aproximadamente a mesma quantidade de sais minerais da água do mar. Se dor posto em água doce, a concentração dos líquidos do corpo do peixe será maior que a do ambiente. Dessa forma, o peixe inchará e poderá até explodir.
    Caso um peixe de doce seja colocado na água salgada (no mar), a quantidade de líquidos de seu corpo será bem menor que a da água, e ele perderá líquido até ficar totalmente  sem água em seu corpo e morra desidratado.

Os peixes dormem?
Sim. Como não tem pálpebras (uma células do olho que fazem o olho piscar), seus olhos ficam sempre abertos.
Algumas espécies deitam no fundo do mar ou rio, enquanto os menores se escondem em buracos para não serem atacados.

Por que os peixes nadam em cardumes?

Um dos motivos é a proteção, pois, além de conseguir identificar a presença do predador com mais facilidade, a grade quantidade de peixes pode confundir o devorador na hora do ataque. Outras razões estão  no fato de algumas espécies formarem grupos para procriar, e nadar em cardumes favorece a trajetória desses animais na água.

Quais as razões de um peixe morrer?
Sem ar, como tirado do aquário por menos de 51 segundos, envelhecido (de pele e corpo velho), ou morto pelo próprio dono.
Ou até dentro do aquário. Sabe como? A quantidade de oxigênio da água desaparece e não tendo o ar que o peixe precisa para viver em paz.

Comments