Personalizando‎ > ‎

Linhas Complexas




 

Criar linetype complexas no AutoCAD (Tipos de linha)

 
Aprenda a criar linetype (tipos de linha) complexas bo AutoCAD. Neste tutorial de nível avançado, é proposta a criação de linetypes que incluem textos. Ex.: -----x-----x------
Veja como criar uma linetype complexa:
 

Criação de linetype

Se você precisa criar um tipo de linha que inclua textos, tem que criar um estilo de linha complexa, o procedimento é parecido com a criação de linetype simples, diferença é que aqui iremos utilizar o bloco de notas e digitar o código diretamente no arquivo que armazena os tipos de linha do AutoCAD.


Inicialmente, vamos entender os códigos de criação de linetypes complexas.

Assim como na criação de um tipo de linha comum, na criação de linhas complexas, todos os códigos de linetype são precedidos de "A,", abaixo está um exemplo de um tipo de linha simples, com ponto e traço.
A,1,-.5,0,-.5
O código acima, resultaria em um estilo de linha com "traço espaço ponto espaço traço" seria algo como:
———— . ———— . ———— . ————

A explicação deste código:
A, É o padrão de iniciação.
1, É o tamanho do primeiro traço da linha.
-.5, Este valor negativo, significa um espaço.
0, Este valor zero, significa um ponto.
-.5 Este valor negativo, significa outro espaço.


Agora que já vimos como fazer um tipo de linha simples, vamos ver sobre linhas complexas.
Para criar um tipo de linha complexa contendo um texto, basta embutir um código no mesmo código de uma linha simples. Vejamos a seguir um tipo de linha clássico, muito utilizado para representar uma cerca, é um tipo de linha que forma "traço X e traço "

*CERCA, ———— X ———— X ———— X ————
A,1,-0.20,["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0],-0.20

Este código resultaria em algo parecido com isto: ———— X ———— X ———— X ————
Note que o código é quase o mesmo adotado para a criação de um tipo de linha simples, a diferença está em um código especial que é incluso entre colchetes '[]'.

Vamos estudar o código.

*CERCA,———— X ———— X ———— X ———— A primeira linha especifica o nome do tipo de linha, e logo após a virgula uma descrição para a mesma.
A, Esta letra é o padrão de iniciação do código.
1, Aqui é o tamanho do primeiro traço da linha.
-0.20, Aqui é um espaço da linha anterior para o próximo.

["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0], Esta é a parte que especifica a letra ou palavra que ficará após o espaço anterior, este é o ponto mais complexo, cada parte deste código entre os colchetes tem um significado, vejamos a seguir qual é:
"X", O texto entre aspas é o que será apresentado, poderia ser qualquer outro, a virgula separa o próximo item.
STANDARD, Aqui é o estilo de texto a ser apresentado, caso seja colocado um diferente do standard este já deve ter sido criado.
S=0.2, S de Scale, ou seja, o fator de escala que vai definir a altura do texto.
R=0, A rotação do texto.
X=0, A posição do texto no eixo X.
Y=0 A posição do texto no eixo Y.
-0.20 Aqui é um ultimo espaço da linha em relação ao próximo inicio da sequencia, que no caso é o primeiro traço da linha.

Para utilizar este código e adicionar o novo tipo de linha é super simples, porém é altamente recomendável ter cautela e fazer um backup do arquivo que terá que ser alterado.
Abra o arquivo acad.lin dentro do diretório Support onde o AutoCAD está instalado, se ele não estiver em support é porque na versão do AutoCAD que trabalha é diferente, então busque o arquivo nas subpastas onde está instalado o AutoCAD.
O arquivo acad.lin deve ser aberto com um editor de texto como o bloco de notas.
No final do arquivo, acrescente o código referente à criação da linha, especificado abaixo:
*CERCA,———— X ———— X ———— X ————
A,1,-0.20,["X",STANDARD,S=0.2,R=0,X=0,Y=0],-0.20

Reforçamos a recomendação que faça uma cópia de segurança do acad.lin antes, pois se algo der errado poderá restaurá-lo.
Você poderá também, se preferir, criar outro arquivo de extensão *.Lin e colocar neste os tipos de linha que criar.
Após ter incluído o código, basta abrir o autocad, acionar LINETYPE e carregar o estilo de linha, note que ele estará dentro do arquivo ".lin" no qual foi criado.

Baseado neste exemplo explicado aqui, outros tipos de linhas podem ser criados, basta usar sua criatividade de acordo com sua necessidade.
Experimente também, alterar o código exemplificado, modificando, por exemplo, o valor de X ou Y, e veja o resultado. Alterando por exemplo o valor de X e Y de 0 para -0.1 faz com que a letra 'X' fique centralizada em relação à linha.

Dica: Veja também como criar linetypes simples.
Comments