aprsdicaspu3xgs

APRS COM UI-VIEW-DICAS - PU3XGS

CONNECT APRS SERVER

Observando o status do servidor Brasil http://brazil.aprs2.net:14501, notei que alguns colegas estão conectados mas não aparecem os indicativos. Com isso, ficam totalmente sem a operacionalidade. Constatei também que sempre esses colegas estão utilizando o programa UI-VIEW e descobri que o problema não é erro de configuração e nem tão pouco bug no servidor. Na verdade, é um detalhe mínimo e que estão fazendo confusão na interpretação da janela de conecção do UIVIEW, que vou tentar explicar.

Para fazer a conecção utilizando o UIVIEW, clique na parte superior do programa em ACTION, em seguida em CONNECT TO APRS SERVER, abrirá uma janelinha perguntando LOG ON WHEN CONNECT? YES or NO. Nesse momento é que está causando para alguns a confusão, por que a pergunta não é para gerar um LOG, e sim um pedido de confirmação do operador se deseja realmente se logar ao servidor de APRS, portanto deverá sempre clicar emYES, clicando em NO invalidará seu acesso a qualquer servidor de APRS.

Espero que tenha esclarecido esse importante detalhe no uso do UIVIEW.

Eudoxio - PY1EU

==

ACESSO VIA INTERNET - FILTROS

Existe um recurso, para quem usa o acesso via internet, muito pouco utilizado e difundido aqui no Brasil, os chamados filtros de posição, de rotas, de distância e etc..

Nos servidores, normalmente é disponibilizado a porta 14580 para uso desse recurso.

Você poderá gerar um tráfego personalizado e da forma que você quiser com esses filtros de comandos. Eu normalmente uso no meu Uiview ( Não encontrei essa opção no WinAPS) um filtro muito simples e bastante eficiente que é o filtro de prefixos. No Uiview ele é inserido em Setup -> APRSSERVER SETUP na janela Extra log-on test conforme exemplo abaixo. Ao conectar, esse comando é automaticamente enviado ao servidor que será aceito que por sua vez passará a enviar o tráfego solicitado pelo usuário.

Para quem usa um computador com pouco processamento e /ou pouca memória RAM que não conseguia usar a genérica porta 10152 muito utilizada nos antigos servidores APRSD, ou então que não tem o interesse de receber tráfego gerado das portas disponíveis no servidor, é um recurso que não pesará processamento no seu computador. Permite você carregar o seu programa de aprs e utilizar o seu pc para outras finalidades.

https://sites.google.com/site/pu3xgs/telaaprsserversetup.jpg?attredirects=0

Eudoxio - PY1EU

==

INSERÇÃO SERVIDOR

Insira o seu servidor brasileiro no winaprs, xastir ou ui-view conforme exemplos abaixo:

Para receber tráfego brasileiro de APRS

winaprs, no arquivo aprsserv.txt inclua brazil.aprs2.net [tab] 14579

ui-view, no menu setup, aprsserversetup [shift +insert] inclua brazil.aprs2.net:14579

xastir, no menu interface, properties, add,choose interface type, internet server,brazil.aprs2.net port 14579

*observar que somente no uiview/xastir há necessidade de colocar o validation number e pass-code respectivamente para ter acesso a tx as estações recebidas, válido para qualquer servidor de aprs.

O Servidor brazil.aprs2.net encontra-se desde abril de 2005 com velocidade em banda larga ADSL Turbo de 1M download / 300 upload em servidor INTEL Pentium IV 3.2 GHz, 1,00GB de RAM

Dúvidas ou sugestões envie email para py1eu@globo.com

Eudoxio PY1EU

==

INSERÇÃO SERVIDOR

Para inserir um endereço de servidor no uiview, basta clicar com o mouse no menu do programa em Setup -> APRS Server Setup e mantendo apertado a tecla SHIFT + INSERT abrirá um campo para ser digitado. Digite o endereço do servidor com a porta separados por dois pontos, tecle enter, marque a janela, se tiver o programa registrado, não esquecer de colocar o VALIDATION NUMBER nessa janela, que foi enviado junto com o registro. De um OK para que seja salvo as configurações.

Abaixo está exemplo ilustrado do arquivo de configuração do programa UIVIEW.

Eudoxio - PY1EU

==

AUTORECONNECT

Na Opcao Aprs Server setup existe uma opção chamada Enable autoreconnect, bem abaixo onde voce coloca o Validation number OK ai se desconectar ele conecta automaticamente,

Sales - PY1IBM

==

RECONEXÃO - SERVIDORES

Além da sugestão de ativar a reconexão automática, sugiro colocar pelo menos 2 a 3 servidores na lista. Assim se um servidor "cai" a reconexão vai ocorrer automaticamente no próximo servidor da lista e não no servidor noperan-te, se este for o único. Além da RECONEXÃO automática, o UI-VIEW tem a CONEXÃO automática. Se o micro rodar com um boot automático para carregar o Windows e depois o UI-VIEW, essa opção permite que automati-camente o UI-VIEW se conecte com o primeiro servidor da lista.

Serve também para os casos em que carregamos o Ui-VIEW e esquecemos de ativar a conexão com o servidor.

Rogerio - PT2TD

==

MAPA

Como fazer mapas, é bem fácil.

Pegue a imagem da região que você quer, no formato "bmp", "gif" ou "jpg", descubra as coordenadas do canto su-perior esquerdo e a do canto inferior direito deste mapa ou imagem de satélite.

Escreva no "bloco de notas" como o exemplo abaixo:

(Este é um exemplo baseado em um mapa do estado de São Paulo.)

19.28.49S, 054.00.37W - coordenadas do canto superior esquerdo.

26.36.58S, 042.52.77W - coordenadas do canto inferior direito.

Sao Paulo - nome do mapa que aparecera no UI-View.

Salve como "nomedomapa.inf", coloque a imagem e o arquivo ".inf" no diretório "MAPS" do UI-View, pronto, esta feito! Quanto melhor a precisão do mapa/imagem usado melhor ficara o resultado final.

ARS:- PY2FFZ

==

MAPA

Se você tiver um programa de mapas como o MapSource que é utilizado nos GPS Garmin e com o auxílio do pro-grama UI-Route, o UI-View vai mostrar as estações que estão sendo rastreadas nesse mapa automaticamente.

A partir daí, com um editor de imagens e seu talento sai um mapa legal...

Veja o exemplo:

Serafino - PY2IRL

==

atualizado: 20-09-2015

*VOLTAR PÁGINA INICIAL*