Professor/Psicologia Educacional

 Objecto de Estudo

O processo ensino-aprendizagem ou o estudo científico da aprendizagem e do ensino é o objecto de estudo da Psicologia da Educação.

A Psicologia da Educação pode ainda comportar outros conteúdos programáticos, como: a intervenção do psicólogo na escola; a orientação escolar e vocacional; desenvolvimento de currículos, formação de professores, definição de objectivos de aprendizagem; avaliação de dificuldades de aprendizagem; análise de situações de insucesso escolar e definição de estratégias pedagógicas para o ultrapassar, avaliação e elaboração de programas e propostas educativas; educação familiar da criança e do adolescente.


Metodologia e Investigação

É possível aplicar o método científico à Psicologia da Educação, apesar das dificuldades no planeamento da investigação, no controlo e análise das variáveis.

Podem usar-se também métodos quase-experimentais e correlacionais: a Investigação na acção, as diversas classes de observação (externa), a introspecção (observação interna), o método clínico, análise de casos, as escalas e questionários estandardizados.

Agenda do Psicólogo da Educação


Qual é a reali­dade sobre a qual se debruçam os Psicólogos da Educação? A resposta é simples, «o processo de ensino-aprendizagem.

Examinando a questão mais de perto, somos imediatamente confrontados com quatro preocupações relaciona­das entre si: os alunos, o professor, as estratégias de ensino, e o conteúdo a ser ensinado. Podemos referir-nos a estas questões como os quatro pontos da agenda do ensino.
 
 

CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS

 

PROFESSORES

 

1.Físicas

 

 

1. Atitudes face à aprendizagem face alunos

   2 .Fisiológicas

 

2. Atitudes face aos alunos

 

   3.Cognitivas

 

3. Atitudes face a si próprio

 

4.Pessoais

 

4. Compreensão da investigação

 

   5.Morais/Valores

 

 

   6.Motivações

 

 

 7.Comportamento individual e grupal

 

 

    8.Necessidades especiais

 

 

   9.Próprias do sexo e da cultura

 

 

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

 

MATÉRIA

 

   1. Teorias da aprendizagem na prática

 

   1. Estrutura das disciplinas básicos da matéria ensinar

 

2. Métodos e modelos de ensino

 

   2.Conceitos básicos da matéria a ensinar

 

   3.Métodos individuais

 

   3. Sequência da matéria de conteúdos

 

4.  Planificação de aulas

4. Prioridades na selecção

 

5.  Variações na estrutura

 

   5. Grau de conteúdo especializado

 

   6.Disciplina dos alunos

 

 

   7.Forma de questionar

 

 

   8.Uso de testes

 


http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0131&area=d6&subarea=

 

A psicologia da educação é uma disciplina que faz parte da formação académica dos professores e que procura analisar e compreender o processo ensino aprendizagem. Para perceber melhor este processo complexo, os psicólogos reconheceram que a Psicologia teria de interagir com professores de outras áreas, pois por si só não conseguiria compreender totalmente este processo.
 
Com esta interacção a Psicologia abandonou os seus métodos de ensino de só transmitir para o aluno um conjunto de conhecimentos da sua área e começou a revelar métodos de trabalho mais criativos e mais reflexivos onde os alunos aprendem activamente.
 
Deste modo, a actividade dos professores foi influenciada dentro desta ordem de ideias. Os professores reflectem cada vez mais sobre a sua profissão e são cada vez mais capazes de se adaptarem às exigências do ensino nos dias de hoje.
 
 
Č
ĉ
ď
joana silva,
20/10/2009, 06:34
ĉ
ď
joana silva,
20/10/2009, 04:19
Comments