PRÉMIO INVESTIGADOR DE MÉRITO


7º CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA DA SAÚDE

Porto, 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2008

Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto

Ao longo dos congressos da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde têm sido instituídos prémios que pretendem valorizar o mérito dos investigadores que apresentam comunicações ao congresso.

Esta prática, comum em reuniões de sociedades científicas, não é frequente em Portugal, o que consideramos uma lacuna que pretendemos corrigir.

Achamos que esta distinção é um estímulo para os investigadores, que contribuirá para o seu empenhamento na investigação e que enriquecerá o seu currículo.

Instituímos dois prémios: o destinado a investigadores em geral e outro destinado a jovens que se tenham licenciado há menos de dois anos.

A presidente do prémio “Investigador de Mérito” e “Jovem Investigador de Mérito” é a Professora Doutora Isabel Silva. Terá a coadjuvá-la a comissão científica do congresso.

Para se candidatar ao prémio o candidato deverá enviar para o e-mail do congresso um e-mail intitulado (no assunto) “Prémio Investigador de Mérito” ou “Prémio Jovem Investigador de Mérito”, dirigido à Prof. Doutora Isabel Silva, onde afirma que submete à avaliação para o prémio a comunicação tal e tal dos autores tal e tal. Os jovens investigadores deverão enviar cópia de documento que comprove que terminaram a licenciatura até há dois anos

 

As regras para submissão são as seguintes:

 

PRÉMIO INVESTIGADOR DE MÉRITO DA SPPS

O prémio destina-se a galardoar os investigadores cujos trabalhos se salientam no congresso.

1.       Serão seleccionados e atribuídos até cinco prémios que serão considerados como possuindo igual mérito.

2.       Cada trabalho premiado receberá um diploma que certifica o prémio

3.       O prémio será concedido ao trabalho apresentado

4.       O prémio será entregue ao primeiro autor ou ao que apresentou a comunicação

5.       Os candidatos ao prémio deverão enviar a sua comunicação (seja a apresentação em poster ou oral) para a comissão do prémio “Investigador de Mérito da SPPS”, candidatando-se assim ao prémio;

6.       O presidente da comissão do prémio distribuirá pelos membros da comissão científica os resumos do trabalho de forma a serem avaliados

7.       No local os membros da comissão científica classificarão os trabalhos segundo critérios definidos

8.       A comissão poderá não distribuir os prémios caso não haja trabalhos de qualidade

 

PRÉMIO INVESTIGADOR JOVEM DE MÉRITO DA SPPS

O prémio destina-se a galardoar os investigadores jovens cujos trabalhos se salientam no congresso. São candidatos os investigadores estudantes ou graduados até há dois anos (2006)

 

1.       Serão seleccionados e atribuídos até cinco prémios que possuem igual mérito.

2.       Concorrente jovem nas condições acima descritas deverá ser o primeiro autor

3.       Cada trabalho premiado receberá um diploma que certifica o prémio

4.       O prémio será concedido ao trabalho apresentado

5.       O prémio será entregue ao primeiro autor ou ao que apresentou a comunicação

6.       Os candidatos ao prémio deverão enviar a sua comunicação (seja a apresentação em poster ou oral) para a comissão do prémio “Investigador Jovem de Mérito da SPPS”, candidatando-se assim ao prémio;

7.       O presidente da comissão do prémio distribuirá pelos membros da comissão científica os resumos do trabalho de forma a serem avaliados

8.       No local os membros da comissão científica classificarão os trabalhos segundo critérios definidos

9.       A comissão poderá não distribuir os prémios caso não haja trabalhos de qualidade

 

CLASSIFICAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES

Cada trabalho será classificado entre, razoável, quase bom, bom, muito bom, excelente, e extraordinário para cada um dos seguintes critérios: Pertinência do tema; Inovação das questões de investigação colocadas; Apresentação segundo normas científicas adequadas; Qualidade dos conteúdos (revisão actual, análise aprofundada); Qualidade da discussão e das conclusões; Cuidado da apresentação; Conhecimento demonstrado durante a apresentação.

A avaliação cega dos resumos que foi realizada pela comissão científica entrará, também, para a classificação. A análise do texto do trabalho submetido para publicação em actas (quando existir) contribuirá para a classificação.

 

ENTREGA DE PRÉMIOS

A entrega de prémios terá lugar durante a sessão de encerramento