Curiosidades de Uganda


Aspetos Geográficos
Capital do Uganda, Kampala situa-se no Centro-Sul do país, nas margens do Lago Vitória e a cerca de 1200 metros de altitude. É a maior cidade do país, possuindo aproximadamente 1 200 000 habitantes (2005). 

História e Monumentos
A cidade foi fundada em 1890 pelos britânicos, desenvolvendo-se a partir de um forte construído por Frederick Lugard para a Companhia Britânica da África Oriental. Em 1962, Kampala substituiu Entebbe como capital nacional, tendo sido parcialmente destruída em 1979 na sequência da guerra civil que se seguiu à ditadura estabelecida por Idi Amin. Antes da chegada dos britânicos, a cidade pertencia ao reino de Buganda, tendo sobrevivido desse período edifícios como os Túmulos Kasubi (construídos em 1881), o Parlamento de Buganda, o Tribunal de Buganda e o Local de Coroação Naggalabi Buddo. A cidade foi severamente destruída pela guerra entre o Uganda e a Tanzânia, tendo sido reconstruída desde então.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
À semelhança de outras cidades, Kampala está assente em sete colinas. A colina Kasubi é aquela onde se situam os Túmulos dos Kabakas; na colina Mengo situa-se o Palácio de Kabaka e o Tribunal de Buganda; na colina Kibuli fica a Mesquita com o mesmo nome; na colina Namirembe situa-se a catedral protestante; na colina Rubaga fica a catedral católica; na colina Nsambya fica o hospital com o mesmo nome; e à pequena colina de Impala foi a cidade tirar o nome. Outros locais de interesse na cidade são as Cataratas de Ssezibwa, o Teatro Nacional, o Mercado de Balikuddembe e o Mercado de Nakasero. A cidade é também conhecida pela sua vida noturna, incluindo um casino. Os naturais da cidade são bastante hospitaleiros e o passear pelas suas ruas é bastante seguro.