Núcleo de Estratégias e Políticas Territoriais/NEST

Núcleo de História e Ensino da Geografia e da Cartografia/HEGEC

                                                                                

O Projecto “Nós Propomos!” é promovido, patrocionado e coordenado pelo Núcleo de Estratégias e Políticas Territoriais/NEST e pelo Núcleo de História e Ensino da Geografia e da Cartografia/HEGEC do Centro de Estudos Geográficos/CEG do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território/IGOT da Universidade de Lisboa.

Dirige-se aos professores e alunos de Geografia A, do 11º ano, de escolas públicas ou privadas de todos o país, numa parceria entre o CEG/IGOT, Escolas e Municípios. No âmbito do “Estudo de Caso” daquele nível de ensino, e tendo em vista a promoção de uma activa cidadania territorial, o Projecto visa mobilizar os alunos para a identificação das principais orientações do Plano Director Municipal e a apresentação de propostas de intervenção no bairro, localidade e/ou município, que visem um desenvolvimento local sustentável.


Mobilizar o “Estudo de Caso” do 11º ano/Geografia para a análise do PDM e apresentação de propostas

Há um apelo crescente à participação pública nas tomadas de decisão relativas ao ordenamento do território, numa perspectiva de governança, o que se cruza com a preocupação em promover um ensino de Geografia comprometido com a educação para a cidadania.

No Ensino Secundário, a disciplina de Geografia A, nos cursos de Ciências Sociais e Humanas e de Ciências Socioeconómicas, constitui uma das opções mais frequentadas a nível nacional (cerca de 20000 alunos, a partir dos dados do GAVE).

O Programa, debruçado sobre Portugal, determina a realização de um “Estudo de Caso” no 11º ano, que:

…poderá ser um estudo detalhado de um assunto relacionado com qualquer dos temas do programa, com importância na região onde o aluno vive ou consistir na aplicação dos conhecimentos adquiridos e das competências desenvolvidas ao longo dos dois anos de aprendizagem deste programa.

Ministério da Educação (2001) – Programa de Geografia A... Ministério da Educação, Lisboa, p. 57

O “Estudo de Caso” privilegia, pois, o trabalho de pesquisa na área de residência dos alunos. Por outro lado, os Planos Directores Municipais são instrumentos fundamentais na definição das políticas territoriais locais, observando-se uma crescente preocupação em sensibilizar a população para a sua discussão – e, presentemente, encontram-se em fase de revisão muitos dos PDMs. No Programa de Geografia A, estes são, aliás, de abordagem obrigatória no Tema 3, “Os Espaços organizados pela População” (11º ano). Os Planos Directores Municipais estão acessíveis através do site do Sistema Nacional de Informação Territorial/DGOTDU mas, independentemente deste acesso, pretende-se incentivar o contacto e o diálogo com a autarquia municipal sobre o respectivo PDM. 

O Projecto “Nós Propomos” dinamiza a implementação do Estudo de Caso, familiariza os alunos com o Plano Director Municipal/PDM e a própria autarquia, sensibiliza os alunos para os problemas territoriais locais, através da elaboração de propostas de intervenção local a contemplar no PDM e, por último, estimula a cooperação entre universidade, autarquias e escolas.

Deste modo...

“Nós propomos!” é assim o mote que os alunos de nove escolas do país vão lançar às suas autarquias ao longo do ano lectivo 2011/2012. A ideia é que os alunos do 11º ano, no âmbito do “Estudo de Caso” da disciplina de Geografia, analisem o Plano Director Municipal (PDM) dos seus concelhos e que, apoiados na colaboração entre Escolas e Câmara Municipal, apresentem propostas de alteração do PDM, tendo em vista o desenvolvimento sustentável da sua localidade e/ou município.

O principal objectivo do projecto é responder ao crescente desafio a uma efectiva participação pública nas tomadas de decisão sobre o ordenamento do território, numa perspectiva de governança, o que se cruza com a preocupação em promover uma disciplina de Geografia comprometida com a participação dos mais jovens na construção esclarecida do território que habitam.

O Projecto “Nós propomos!” é uma importante aposta na inovação de uma educação geográfica apostada em metodologias inovadoras e comprometida com uma activa cidadania territorial. Trata-se de uma iniciativa do Núcleo de Estudos Territoriais e do Núcleo de História e Ensino da Geografia e da Cartografia do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL), que conta com a colaboração da Esri Portugal e da rede Comenius Digital-Earth (através da entidade parceira da rede em Portugal - a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).


Organização:

                                                     


Colaboração: