Projeto - 5S NA ESCOLA


INTRODUÇÃO AO PROJETO
 
 
O 5S se efetivou no Japão na década de 50, período em que o país passava por dificuldades e necessitava se erguer socialmente, financeiramente e psicologicamente. Devido a esta necessidade, surgiu uma filosofia de vida, porém, de prática simples, composto de cinco conceitos que após a implantação tornaram o cotidiano das empresas e das pessoas mais organizado, limpo e produtivo. Os 5S são, respectivamente:

* Seiri - Senso de utilização.

* Seiton - Senso de ordenação.

* Seisō - Senso de limpeza.

* Seiketsu - Senso de saúde.

* Shitsuke - Senso de autodisciplina

Foi pensando nesta idéia que o aluno Deivid sugeriu aos professores a implantação desta cultura na escola. Desta forma melhorar o relacionamento pessoal, simplificar o ambiente de trabalho escolar, reduzir o desperdício, obter um maior nível de eficiência da qualidade da aprendizagem e valorizar a conservação da escola. Assim, promover a consciência para a cidadania.

 

JUSTIFICATIVA

 

A escola sofreu ao longo dos anos ações de vandalismo, dentre elas pode-se citar classes e cadeiras quebradas, pixações, muitos lixo nas salas e no pátio, desperdício de materiais etc. enfim, desrespeito ao dinheiro público. Portanto, o projeto pretende resgatar valores perdidos no tempo e reestruturar o convívio social e a harmonia na escola. Desta forma, desenvolver no aluno a consciências para uma vida como cidadão.

 

OBJETIVO

 

Reduzir as perdas e conservar as instalações existentes, valorizar o bom relacionamento entre alunos, professores e funcionários, resgatar valores comportamentais de tolerância e respeito a si mesmo, ao próximo e a natureza. Desta forma, o projeto pretende promover uma maior conscientização dos alunos, no que se refere a suas atitudes como cidadães brasileiros. Portanto, a implantação da filosofia do 5S pretende conduzir o aluno a compreender a importância de criar e seguir normas de conduta a fim de tornar a escola um ambiente mais prazeroso, humano e igual a todos.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

Despertar, no aluno, o sentimento de cidadania, levando-o a conhecer seus direitos e deveres;

Educar o aluno para o respeito à natureza, à diversidade cultural e religiosa; para uma boa convivência humana na escola;

Construir, no aluno, uma imagem positiva de si próprio, traduzida pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

 

ATIVIDADES TEÓRICAS: Leitura, vídeos, filmes, utilização de recursos digitais e internet para a divulgação e pesquisa sobre temas filosóficos e históricos envolvendo o 5S.

 

ATIVIDADES PRÁTICAS:
 

1ª META: tornar a escola mais bonita – paisagismo (plantio de flores, folhagens, criação de canteiros, etc).

 

2ª META: tornar as salas de aula mais limpas e organizadas – criação de cronograma para mutirão da limpeza e propor melhorias para a organização das salas de aulas.

 

3ª META: tornar o pátio da escola mais atraente, limpo e organizado. Mesas e cadeiras fixas no pátio, jogos – xadrez, damas, dominó, sala de aula ao ar livre, etc.
 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

 

Todas as atividades serão supervisionadas por algum professor mediante cronograma previamente estabelecido e divulgado.

 

RECURSOS FINANCEIROS

 

Compra de bancos e mesas para serem colocados no gramado. (Fazer orçamento com empresas)

Solicitação de um profissional para fazer projeto de paisagismo na escola. Aquisição de vasos, plantas e adubo para paisagismo.

 

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS – CIÊNCIAS HUMANAS:

 

SOCIOLOGIA, FILOSOFIA, GEOGRAFIA, HISTÓRIA e ENSINO RELIGIOSO.

 

PROFESSORES ENVOLVIDOS – CIÊNCIAS HUMANAS:

 

  • JANICE
  • JULIANA
  • RAFAEL
  • SALETE
  • SÉRGIO
Č
ć
5s.ppt
(297k)
Juliana Bohn,
18/06/2010 15:18
Comments