PROJETO DIRETOR DE TURMA

O Projeto Professor Diretor de Turma teve sua origem, aqui no Brasil, por ocasião do XVIII Encontro da ANPAE – Seção do Ceará, no ano de 2007, quando foi apresentada a experiência das escolas públicas portuguesas. Baseados nessa apresentação, gestores educacionais dos municípios de Eusébio, Madalena e Canindé iniciaram um projeto piloto em três escolas.

Em 2008, o Projeto é implantado nas 25 Escolas de Educação Profissional. Teve sua expansão, em 2009, para mais 26 Escolas de Educação Profissional, totalizando 51 unidades co
m o Projeto. Considerando os efeitos positivos da implantação do Projeto, em 2010, a SEDUC promove a expansão para as Escolas de Ensino Regular da rede pública estadual.
A referida ampliação se deu através de um processo de adesão, oportunizando a implantação nas turmas de 1º ano do Ensino Médio e nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, nas escolas que não ofereciam ensino médio. Após a publicação, no site da SEDUC, da Chamada Pública para Adesão ao Projeto Diretor de Turma, tivemos a adesão de 474 escolas, com 2.988 turmas e 2.118 professores diretores de turma.

Com base no acompanhamento realizado, pela equipe da SEDUC, em 2010, através de visitas às CREDE e SEFOR; encontros mensais com os Supervisores do Núcleo de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem e dos relatórios enviados pelos Coordenadores Regionais do Projeto, os resultados constatados, a partir de depoimentos da equipe, demonstram o êxito da ampliação do Projeto.

As equipes regionais têm relatado a grande satisfação das escolas, com o Projeto, pois tem repercutido tanto na melhoria do clima escolar, alunos mais confiantes e menos agressivos, como na melhoria dos índices de frequência dos mesmos. Os professores sentem-se mais entrosados, integrados, responsáveis e mais vinculados às turmas e, consequentemente, mais entusiasmados com a função que estão desempenhando.

A família passou a ser mais participativa na escola, favorecendo uma melhor articulação com os professores, possibilitando, a estes, reconhecer melhor os jovens, os limites impostos pela escola e pela própria família. Este cenário, tornou propício a ampliação do Projeto, em 2011, para as demais turmas do Ensino Médio, totalizando, 530 escolas, 4.821 turmas e 4.241 professores diretores de turma.

    O Projeto Professor Diretor de Turma faz jus e tem como base algumas pistas da importância dos quatro pilares da educação do relatório de Delors:

a) Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficiente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

b) Aprender a fazer, a fim de adquirir, não somente uma qualificação profissional mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Mas, também aprender a fazer, no âmbito das diversas experiências sociais ou de trabalho que se oferecem aos jovens e adolescentes, quer espontaneamente, fruto do contexto local ou nacional, quer formalmente, graças ao desenvolvimento do ensino alternado com o trabalho.

c)Aprender a viver juntos desenvolvento a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.

d) Aprender a ser, para melhor desenvolver a sua personalidade e estar á altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia, de discernimento e de responsabilidade pessoal. Para isso, não negligenciar na educação nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.




OBJETIVOS DO PROJETO


  • Favorecer a articulação entre os professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo,especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar
          estratégias e métodos de trabalho.
  • Tornar a sala de aula uma experiência gratificante, em que todos os professores da turma, familiares, gestão, comunidade escolar, com respectivas parcerias, unam-se com o objetivo de proporcionaruma educação que vise a excelência.
  •  Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso da aprendizagem.
  •  Oferecer uma educação sustentável que contemple a formaçãocidadã do educando, estimulando sua participação na vida social,com a tomada de consciência dos problemas que afetam a humanidade.
  • Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajálos a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.

FUNÇÕES DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA

  • O Professor Diretor de Turma dedica ao Projeto quatro horas de sua
  • carga horária semanal tendo como principais funções:
  •  Mediar o relacionamento entre os alunos de sua turma e os demais professores;
  •  Disponibilizar-se a atender aos alunos, pais ou responsáveis,professores e núcleo gestor da escola;
  • Promover um ambiente facilitador do desenvolvimento
  • pessoal, cognitivo e social dos alunos.
  •  Elaborar e organizar o Dossiê de sua turma;
  •  Lecionar a Formação Cidadã;
  • Acompanhar o Estudo Orientado;
  •  Organizar e presidir as Reuniões do Conselho de Turma (diagnóstica  e bimestrais) que fornecem aos educadores um diagnóstico pormenorizado da turma e tem um caráter avaliativo.


     


  

 OBJETIVO DO PROJETO DIRETOR DE TURMA

  • Favorecer a articulação entre professores, alunos, pais e responsáveis, buscando promover um trabalho cooperativo, especificamente, entre professores e alunos, no sentido de adequar estratégias e métodos de trabalho.
  • Manter a assiduidade dos alunos, estimulando sua permanência na escola e elevando o grau de sucesso na aprendizagem.
  • Motivar os alunos para aprendizagens significativas e encorajá-los a ter perspectivas otimistas quanto ao seu futuro pessoal e profissional.

  “Os efeitos positivos desse modelo de trabalho podem ser percebidos na postura e aprendizagem dos alunos”.

 
 

FUNÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR: 
  • Escolher um coordenador para acompanhar o projeto na escola;
  • Planejar, com o coordenador escolar, na jornada pedagógica, as datas das Reuniões de Conselho de Turma (Diagnósticas e Bimestrais), inserindo-as no calendário escolar;
  • Implementar as ações do Projeto Professor Diretor de Turma, como instrumento de gestão escolar, na construção da proposta político-pedagógica (PPP) da escola e no Regimento Escolar;
  • Convocar os pais ou responsáveis para uma reunião de apresentação do projeto;
  • Indicar os professores diretores de turma e suas respectivas salas;
  • Acompanhar o projeto junto ao coordenador;
  • Incentivar os professores diretores de turma;
  • Estabelecer um ambiente agradável para que o projeto se desenvolva;
  • Convocar os professores, de acordo com suas respectivas turmas, para as Reuniões de Conselho de Turma, visando garantir a presença de todos;
  • Acompanhar a realização das Reuniões de Conselho de Turma, participando das mesmas, sempre que possível e, através da leitura das atas com os demais membros do núcleo gestor, implementar as intervenções cabíveis às situações diagnosticadas.

 

FUNÇÕES DO COORDENADOR DO PROJETO: 

  • Assessorar o diretor escolar na apresentação do projeto à comunidade escolar, com o objetivo de levá-la a refletir sobre os compromissos assumidos a partir da adesão ao mesmo, visando o fortalecimento das práticas pedagógicas e a formação integral do aluno;
  • Envolver os demais membros da coordenação escolar nas ações do projeto, fomentando a co-participação;
  • Contribuir na identificação de professores que apresentem perfil para desempenhar a função de professor diretor de turma;
  • Orientar os professores diretores de turma quanto à construção, organização e análise dos dossiês;
  • Dar suporte aos professores diretores de turma, fornecendo-lhes cópias de instrumentais, documentos e outros materiais necessários ao exercício de suas atribuições;
  • Auxiliar o diretor escolar na convocação dos pais ou responsáveis para a reunião de apresentação do Projeto, a ser realizada, preferencialmente, durante a jornada pedagógica, e colaborar na condução da assembleia de pais;
  • Estimular a equipe de professores, diretores de turma, alunos e demais atores escolares a construir um ambiente agradável e cooperativo para que o projeto se desenvolva a contento;

  • Acompanhar a realização das Reuniões de Conselho de Turma, participando das mesmas e, através da leitura das atas com o núcleo gestor, implementar as intervenções cabíveis às situações diagnosticadas, tais como: readequar o planejamento curricular, repensar as estratégias de ensino-aprendizagem, refletir sobre a sistemática de avaliação, intervir nas questões disciplinares identificadas, atender, quando possível, as solicitações direcionadas à gestão escolar etc;
  • Produzir relatórios semestrais, contemplando os resultados alcançados e os desafios na implementação/efetivação das ações do Projeto, para submetê-los à análise do Núcleo Gestor, do Coordenador Regional do PPDT e do Superintendente Escolar, visando um movimento de reflexão em torno das evidências identificadas;
  • Entregar a Coleta de Informações para Avaliação aos professores da turma no início de cada período letivo e recolhê-la, sempre no final de cada um deles, para que o Diretor de Turma a analise, estude, compile e apresente, no ponto 4 da pauta da Reunião Bimestral (Apreciação Qualitativa e Quantitativa por Aluno), oportunizando uma avaliação global do aluno pelo conselho de turma.
  • Proceder, periodicamente, a avaliação do desempenho dos professores diretores de turma e da gestão escolar na condução das ações do PPDT.



FUNÇÕES DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA:

 
1. JUNTO AOS ALUNOS:
  • Conhecer o aluno em toda a sua dimensão;
  • Orientar o estudante de maneira personalizada;
  • Contribuir para uma maior adequação do plano de estudos;
  • Observar os comportamentos em situações coletivas;
  • Conhecer os interesses, atitudes, valores e hábitos de trabalho;
  • Promover uma correta integração do aluno na vida escolar;
  • Proporcionar um clima de liberdade que facilite a adaptação social, física e intelectual do aluno;
  • Ofertar, quando possível, atividades extracurriculares;
  • Ser o elo entre escola e família.
  
2JUNTO AOS PROFESSORES DA TURMA: 
  • Fornecer informações sobre a turma.
  • Caracterizar a turma.
  • Discutir e definir, com os professores, estratégias de ensino-aprendizagem.
  • Promover o trabalho de equipe entre os professores.
  • Favorecer a coordenação interdisciplinar.
  • Recolher/fornecer informações sobre a assiduidade/ comportamento/aproveitamento.
  • Analisar problemas dos alunos.
  • Coordenar relações interpessoais e intergrupais.
  • Promover a relação escola-comunidade.
  • Elaborar propostas de apoio pedagógico.
  • Propor/debater formas de atuação entre escola/pais.
  •  
3JUNTO AOS PAIS OU RESPONSÁVEIS 
  • Informar aos Pais ou Responsáveis acerca do andamento do seu educando.
  • Comunicar-lhes o dia e a hora de atendimento semanal.
  • Fornecer-lhes, com regularidade, informações sobre a assiduidade, comportamento e aproveitamento escolar dos alunos.
  • Fazer reuniões com os pais/responsáveis: uma no início do ano escolar e uma para cada entrega de avaliação bimestral do aluno.
  • Orientar o acompanhamento dos educandos.
  • Realizar as atividades educativas pais/alunos/professores da turma.
  • Propor formas de atuação para uma relação mais estreita família/ escola.
 

FUNÇÕES DOS DEMAIS PROFESSORES:
 
  • Entregar a coleta de informação antes do final de cada bimestre para os diretores de turma;
  • Participar das reuniões (diagnóstica e bimestrais);
  • Manter o mapeamento na sua sala;
  • Entregar as notas e faltas a cada período aos diretores de turma;
  • Apoiar nos trabalhos dos diretores de turma.
 


 TEMPO PARA O CUMPRIMENTO DAS TAREFAS DO DIRETOR DE TURMA:
 
Destinação de 05 horas semanais para o cumprimento das tarefas de diretor de turma que serão distribuídas da seguinte forma: 
  • 02 horas para organizações dos intrumentais (dossiê e portfólio);
  • 01 hora para atendimentos dos pais e alunos;
  • 01 hora referente à aula de formação para a cidadania.

Observações:
 
Se possivel deve ser reservada uma sala de Diretores de Turma na escola.
Na sala, deve ter um painel contendo as seguintes informações (horários dos Diretores de Turma e da turma, representantes dos pais, representantes dos líder e vice-líder e calendário escolar) são expostos em mural por turma específica.
Os Dossiês e portfólios são guardados em um mesmo armário, na sala.
Os professores e o núcleo gestor têm acesso livre aos dossiês.