Sala de Aula
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente
Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente
"Nada há no intelecto que não tenha passado primeiro pelos sentidos" John Locke (1632-1716)
"a não ser o próprio intelecto" adendo de Leibniz (1646-1716)
"Nada de grandioso pode ser obtido sem entusiasmo" Ralph Waldo Emerson (1803-1882)
Contato: maozinh@gmail.com
Um simples guia de estudos
Como nas demais matérias, é importante assistir às aulas e delas extrair os principais elementos de cada tópico, segundo a orientação dos professores.
Um caderno para suas anotações de aula e registro de exercícios resolvidos pode facilitar bastante suas consultas posteriores.
Gostaria ainda de enfatizar que estudar Física não é só “decorar” todas as “fórmulas”. Ao resolver um problema de Física é preciso saber os conceitos envolvidos e as condições de contorno dele. Se você tiver experiência prática com problemas similares, melhor ainda!! Em algum momento você deverá identificar quais “fórmulas” aplicar e como aplica-las corretamente. É claro que deduzir fórmulas ou teorias muitas vezes pode levar um certo tempo, por isso é sempre bom estar bem preparado às diversas situações inclusive as situações práticas. É preciso estar atento às aulas e estudar bastante a teoria para conciliá-la à prática ou vice-versa. Desse modo, você estará se preparando para resolver os mais variados exercícios.
O sucesso na resolução de problemas pode depender de algumas dicas que apresento a seguir:
I. Estudar e compreender os conceitos e leis físicas. Estes são importantes na resolução de questões, quer de maneira direta ou indireta.
II. Ler atentamente a questão ao resolvê-la observando o seguinte:
· identificar os dados do problema;
· identificar a situação apresentada;
· estabelecer uma relação entre o problema e o conhecimento.
II. Analisar a situação física apresentada. Fazer um esquema nesta etapa pode ajudá-lo a resolver a questão. Como por exemplo, desenhar o que você leu.
IV. Estabelecer a seqüência para a resolução da questão a partir da situação proposta. Nunca perder de vista o ponto aonde você quer chegar. Planejar a resolução ficará cada vez mais importante à medida que as questões envolverem mais que uma parte da matéria. Lembre-se de que a Física como um todo é uma ciência, e, como tal, seus assuntos estão relacionados entre si. A divisão da Física é só didática.
V. Ao aplicar as leis físicas você chegará, à maior parte das vezes, a um problema matemático. O último passo é resolvê-lo com o auxílio do que foi aprendido na Matemática.
O aluno deve procurar refazer os exercícios, feitos em sala pelo professor, em casa e tentar resolver aqueles que não forão feitos. Se surgirem dúvidas o aluno deve consultar os professores, nas horas vagas, procurando aprender o máximo com esses exercícios. Fazer e refazer periodicamente esses exercícios é muito importante para não esquecer a matéria aprendida.
Quando são fornecidas listas extras de exercícios, para serem resolvidas e entregues pelos alunos, em geral, são freqüentemente exercícios mais difíceis ou clássicos, por isso os alunos devem encará-los como desafios a serem superados, aumentando suas habilidades, rapidez e confiança!
Bons estudos e muito sucesso!!!