Idade Moderna
 

Home

 

 Idade Moderna

 

 

 

 

A Idade Moderna é o período que decorre entre os inícios das viagens das Descobertas (século XV) até à esclosão da Revolução Francesa, em 1789.






 

  Mercantilismo- texto interessante que apresenta de forma completa o contexto histórico do mercantilismo, fazendo a relação com o Estado Absolutista Europeu, nos séculos XV e XVI. Aborda o metalismo, a exploração de colónias, o comércio marítimo, a balança comercial favorável e o desenvolvimento industrial.

 


  O Absolutismo e a Reforma Religiosa - artigo que discute a participação dos reis absolutistas no processo de Reforma Religiosa do século XVI. Analisa os casos das monarquias francesa e inglesa. 

  O Estado Absolutista - o site explica de forma didática a formação das monarquias nacionais européias e as características do absolutismo. Conta como ocorreu o processo de centralização do poder, as bases sociais, a monarquia na França e na Inglaterra e o rei Sol. Vai além das questões políticas e económicas, destacando também aspectos culturais, artísticos e científicos da época.

  O Mercantilismo- site especializado em conceitos, teorias e história econômica. Aborda o contexto histórico do surgimento do mercantilismo no Antigo Regime, suas características económicas, relações com a política absolutista, a valorização do metalismo e o comércio exterior.




  Revolução Francesa - 1789 - Com muitas ilustrações e mapas, aborda a queda do Antigo Regime, a ditadura jacobina e o Termitor, a guilhotina, a Revolução Francesa na educação e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Apresenta uma interessante cronologia com os principais fatos históricos da época. 

  A Queda da Bastilha - enfoca principalmente o fato da Queda da Bastilha, relacionando-o às mudanças ocorridas na França. Fala sobre o fim dos privilégios, o rei Luis XVI, a queda da monarquia e do absolutismo, as conquistas sociais e a revolta dos camponeses. 



  214 anos da Revolução Francesa - site elaborado em 2003 pelo portal governamental Multirio. Explica o fim do absolutismo na França, o fim das regalias e privilégios, as conquistas sociais, o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Ponto interessante é o hino da França LA MARSEILLAISE (A Marselhesa).



  A Revolução Francesa - para quem busca uma análise crítica e aprofundada do tema, este é o site ideal. Faz uma interessante discussão filosófica e política do tema, principalmente sobre a questão igualitária. Não é um site didático mas sim de análise crítica.

 

 

  Colonização Africana - conheça um pouco mais sobre a história da colonização africana.  Destaque para a colonização britânica, francesa, holandesa e portuguesa, belga  e espanhola. Após ler o texto podemos entender um pouco mais sobre a exploração ocorrida neste continente.
Avaliação: 8.5